Temos todos o dever de cumprir o sonho, desde então adiado: voltar a fazer do Belenenses campeão.

Tuesday, 24 April 2018 · Posted in , , ,

Muito poucas tardes na centenária história do Sporting, imagino, serão mais tristes do que a de 24 de Abril de 1955 quando nas Salésias, na última jornada do campeonato, João Martins a 4 minutos do fim empatou (2-2) frente aos «Os Belenenses» entregando o título ao Benfica que à mesma hora ia vencendo o Atlético. Consumado o empate, Benfica e Belenenses terminariam a prova com os mesmos pontos, mas a diferença de golos consagraria os da Luz como campeões Nacionais.




Na imagem, Gomes confessaria que uma bola de Matateu não validada e que daria o 3-1 ao Belenenses estava mais de um palmo dentro da baliza do Sporting.

Matateu, esse, cilindrou a concorrência com 32 golos nas 26 jornadas. (João Martins / Sporting fez 22, José Águas / Benfica terminou com 20.) Aqui.

2 Responses to “Temos todos o dever de cumprir o sonho, desde então adiado: voltar a fazer do Belenenses campeão.”

  1. António Colaço25 April 2018 at 17:18

    Foi muito estranho o que se passou naquela tarde lá para os lados da antiga Rua Casa dos Trabalhos (localização do Campo das Salésias). Um final de campeonato dramático para todos os Belenenses, e que acabou debitado na conta errada. Hoje alguém diria: "EMBESTIGUE-SE"!

    ReplyDelete
  2. Na altura deveria ser bem pior do que é hoje. Conversas informais e iniciativas individuais deveriam chegar para influenciar arbitragens, arbitragens essas que por sua vez (hoje, como no passado) influenciam mas não determinam resultados de jogos de futebol.

    No artigo acoplado: 'As ruas de Belém – de Belém e da Ajuda, particularmente as contíguas ao Estádio das Salésias, e das zonas vizinhas – haviam-se coberto, tinham-se engalanado de bandeiras, de colchas, de flores, e de símbolos e cores azuis para o que deveria ser a festa do 2º título de Campeão Nacional do Belenenses, ou melhor, a festa da 5ª vez que o Belenenses seria Campeão (não esqueçamos os 3 Campeonatos de Portugal).'

    ReplyDelete

Powered by Blogger.