Carrega glorioso, voa alto bela águia feroz nas asas e nas garras de Eusébio. Hoje somos todos do Benfica.

Sunday, 15 April 2018

As visitas ao Dragão e a Braga (desaires), ambas em Março, afastaram quase irremediavelmente o Sporting da disputa pelo título, disputa já comprometida em momento(s) anterior(es) pelo empate em Setúbal (Janeiro) e pela derrota no Estoril (Fevereiro).  Ainda assim, caso o Sporting vença hoje a equipa de Silas (cenário em condições normais improvável), o clássico na Luz poderá abrir-lhe uma pequena janela com vista para o 1º lugar. Plausível? Não. Possível? Nada é impossível desde que o Benfica derrote o FC Porto, cenário em princípio contrário aos desejos de muitos sportinguistas que hoje serão portistas desde pequeninos.

As contas são tremendamente simples: Derrotando o FCP, o Benfica deixá-lo-á a 4 pontos e preservará os 6 pontos de vantagem que nesta altura tem sobre o Sporting. Derrotando o FCP, ficarão os dragões à mercê de uma (1) derrota ou de 2 empates (em 4 jogos) para ver o Sporting ultrapassá-los. Provável? Não. Possível? Obviamente, uma vez que o FCP deslocar-se-á à Madeira e a Guimarães. Desse modo, em caso de vitória encarnada (hoje), o Sporting fica a um (1) resultado de acabar o campeonato à frente de FC Porto, quando para chegar ao 1º posto precisará também de terminar à frente de Benfica. Nesta dinâmica (Sporting / Benfica), derrotando-o em Alvalade (Maio, penúltima jornada), o Sporting não só afirmará como certa a vantagem no confronto directo com as águias mas reduzirá (tal como para os azuis) a um (1) jogo as possibilidades de fechar o campeonato à frente do actual líder. Provável? Não. Possível? Assim-assim, já que tal resultado / tal derrota para o Benfica 'só poderá' acontecer na visita ao Estoril. No entanto, tal como para FCP, resume-se de forma genérica a possibilidade a uma (1) derrota em 4 jogos. Recapitulando:

Para chegar ao 1º lugar o Sporting precisará de,

- derrotar o Belenenses hoje, derrotar o Benfica em Alvalade, e vencer os 3 jogos que restam para o campeonato (Portimonense, Boavista e Marítimo).
- ver o Benfica derrotar esta noite o FCP.

Cumprindo-se as condições acima descritas, o Sporting precisará que,

- tanto Benfica como FCP percam um (1) jogo nos 4 que lhes restam disputar.

Deste modo, não poderão sobrar dúvidas: Esta noite somos todos do Benfica. (Até o Bruno, caso possua duas células semi-funcionais.)

4 Responses to “Carrega glorioso, voa alto bela águia feroz nas asas e nas garras de Eusébio. Hoje somos todos do Benfica.”

  1. Júlio Magalhães15 April 2018 at 15:32

    Correcção: "- tanto Benfica como FCP percam um (1) jogo nos 4 que lhes restam disputar." No caso do Benfica são três jogos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Correctíssimo, 1 desaire em 3 jogos excluindo Alvalade. 1 em 1 se quisermos ser ainda mais rigorosos pq o Benfica irá ao Estoril antes de visitar o Sporting e só aí poderá realisticamente deixar cair os 3 pontos, algo que nunca acontecerá na última jornada recebendo o Moreirense, jogo que o Benfica poderá empatar mesmo que perca em Alvalade.

      Delete
  2. O melhor dos resultados é o empate... 4 pontos (slb) e 3 (fcp) quando os 4 do benfica passam a 1 se lhes ganharmos em Alvalade.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Seria como refere se não perdessemos no confronto directo com o FCP. Como perdemos, só a vitória do Benfica interessa. 6 pontos com vantagem directa sobre o SLB são menores do que 3 pontos sem vantagem directa para o FCP. Um empate esta noite obrigaria o FCP a ter de perder 1 jogo e a empatar outro. A vitória do Benfica obriga o FCP a perder 1 só jogo.

      Delete

Powered by Blogger.