Tuchel, Rui Vitória e a importância de termos um excelente treinador

Wednesday, 15 February 2017 · Posted in , , ,


Dois pequenos trechos que embora descontextualizados nos mostram aquilo que fundamentalmente separa treinadores como Rui Vitória (por quem sinto algum apreço), de monstros como Thomas Tuchel ou Jorge Jesus. Tuchel e Jesus preparam / capacitam as suas equipas naquilo que é o mais importante no futebol de 11: as competências tácticas dos seus jogadores. Se o jogo fosse de 3x3 ou 4x4 seria sempre mais forte e ganharia invariavelmente a equipa que tivesse os melhores jogadores. É por isso, é por jogos como aqueles frente ao Nápoles, é por jogos como o da Luz frente ao Sporting, é por jogos como o do Dragão, é pelos jogos frente ao Vitória de Setúbal, é por jogos como o de ontem onde o Benfica foi uma equipa fraquíssima, profundamente incapaz e inábil, que na minha opinião apesar dos bons resultados, nos quais se poderão incluir um bicampeonato e muito boas campanhas Europeias, é um erro desvalorizar as notórias insuficiências de Rui Vitória na sua principal missão como treinador: treinar, ou na forma como não prepara a equipa do Benfica (não sei se a prepara mal ou se simplesmente não a prepara).

Recordemos uma vez mais não porque me interesse massajar o ego de Jorge Jesus, mas a bem do Benfica: "Nunca conseguimos jogar de forma natural. Em nenhuma fase da partida conseguimos fazer o nosso jogo. Foi incrivelmente difícil para nós. Quisemos quatro médios a controlar o jogo mas não foi possível executar." -- Tuchel depois da visita do Sporting à Alemanha
Com um treinador do melhor que existe no mundo e uma equipa com jogadores especialmente bons, por que razão não conseguiu o Dortmund, no seu campo, jogar frente ao Sporting?

A: Porque o Sporting é treinado por Jorge Jesus e tal como Tuchel, JJ é um treinador muito especial.

Uma vez mais: nada tenho contra Rui Vitória. Só não se diga que o seu Benfica "é uma equipa digna de Sachhi" porque isso não é manifestamente verdade. Com 12 sessões de treino para preparar o jogo (não seria preciso mais), alguém que conheço e que até é melhor do que JJ, por aliar enormes qualidades humanas fora do campo de treinos ao génio no campo de treinos, teria dado incomparavelmente melhor réplica ao Borussia Dortmund.

Leave a Reply

Powered by Blogger.