Friday, 16 December 2016

A FPF não pode revogar títulos que já se disputaram, nem pode 'a posteriori' alterar a natureza das competições que criou.



Doutro modo, a Federação não poderá passar uma borracha por cima da competição que a própria gerou em 1921. Essa competição apurou até 1938 o campeão de Portugal e até 1938 não existiu nenhum troféu chamado Taça de Portugal. Não é uma questão de interpretação mas de facto. O Sporting tem 22 títulos de campeão Nacional e quem afirmar o contrário é um ignorante.

CF os Belenenses - 4
SC Olhanense - 1
CS Marítimo - 1
Carcavelinhos FC - 1
Boavista FC - 1
SL Benfica - 35
FC Porto - 30
Sporting CP - 22

Esta é a única lista correcta dos campeões Nacionais em Portugal (link).
Não existe outra.

4 comments:

  1. Ja falamos sobre isto no passado, e voce esta incorrecto na sua interpretacao. Sem hiperboles, os factos nao apoiam o que escreve.

    ReplyDelete
  2. Reinterpretar é o que se tenta fazer agora, de modo descarado e (diria) criminoso que embaraça o futebol Nacional e envergonharia seguramente os dirigentes da FPF e dos clubes que há 90 anos tentavam recuperar tempo perdido. É que já naquela altura, em 1921, levavam de grosso modo 1/4 de século de atraso para ingleses ou italianos, futebóis que vinham naturalmente apurando campeões Nacionais desde os finais do século XIX. Portugal começou com atraso a apurá-los desde 1921, e assim foi apesar do futebol ter aqui aparecido sensivelmente ao mesmo tempo do que em Inglaterra e muitos antes de ter aparecido em Itália ou noutros países Europeus. Os factos são estes.

    Campeonato de Portugal apurou a partir de 1921 o campeão Nacional, motivo pelo qual 'Os Sports' e toda a gente em 1935/36 celebrou o 3º campeonato Nacional do Sporting, como mostra o recorte de imprensa. Na época seguinte celebrou-se o 4º campeonato na história do FCP e na época anterior, 1934/35, tinha-se como exemplo celebrado o 3º na história do Benfica.

    Qualquer coisa diferente desta é ilusão.

    É numa medida irrelevante o que a FPF diz (de forma envergonhada) já que em boa verdade limita-se a sugerir - não esclarece nada. Tal como é irrelevante, diga-se, a forma como o Sporting apresenta o seu caso: declarações fora de tempo do seu presidente e uma narrativa pouco coerente e pouco clara. Nada do que uns e outros façam alterará a natureza da realidade e os factos que a descrevem. Tal como lhe confidenciei há uns tempos, estranheza só mesmo o desinteresse que os outros emblemas campeões Nacionais têm na matéria, clubes como o Belenenses, Boavista, Carcavelinhos, Marítimo e Olhanense.

    ReplyDelete
  3. Vamos lá a ver uma coisa. Não esclarece nada? Então um site oficial da FPF que publica os vencedores das respectivas competições não esclarece nada? Acham que isso foi publicado à revelia da direção da FPF?
    Não sabem ler? O que é que está na lista? Os campeões dos campeonatos da Suécia ou da Finlândia? Não, estão as competições de futebol em Portugal desde os seus primórdios. Contra factos não podem haver argumentos e só um cego não vê ou não quer ver.

    O actual campeonato da III divisão chama-se Campeonato de Portugal. Será que o seu campeão irá ser coroado o Campeão de Portugal?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Os quadros que estão no sítio da FPF são os mesmos de (pelo menos) 2011, altura em que os consultei pela primeira vez quando também pela primeira vez escrevi sobre o tema. A diferença é que nessa altura estavam todos (sem excepção) na mesma página. Todos. Hoje, os mesmos quadros estão dispersos por diferentes páginas e o Campeonato de Portugal partilha a página da Taça de Portugal, sem nenhum texto ou informação complementar e por isso disse, no comentários acima, que se trata duma sugestão envergonhada. Não esclarecendo rigorosamente nada trata-se de uma habilidade parola.

      Fundamentalmente é como se segue:

      Os actuais dirigentes da FPF não podem alterar a natureza da competição criada pelos dirigentes da FPF em 1920. O que eles fizeram (em 1921) foi criar a competição que apurava o campeão Nacional e é totalmente irrelevante se essa competição se jogava em regime de liga ou de play-off.

      Só 20 anos depois apareceu a Taça de Portugal pelo que as duas competições não se relacionam de forma nenhuma.

      Logo, tantas vezes quanto as necessárias:
      CF os Belenenses - 4, SC Olhanense - 1, CS Marítimo - 1, Carcavelinhos FC - 1, Boavista FC - 1, SL Benfica - 35, FC Porto - 30, Sporting CP - 22.

      Não existem diferentes interpretações sobre a questão.
      Só existe o que é verdade.

      Delete