No que ao Sporting respeita: Inaugurado em Março de 2011, encerrado em Maio de 2014, reaberto sob o mesmo nome mas diferente endereço em Agosto de 2016, é este um pequeno e doméstico espaço onde se olha o passado, o presente e o futuro da maior potência desportiva Nacional.
O melhor do clube são as pessoas, mas não são quaisquer pessoas. Foram os nossos fundadores, atletas e treinadores. É a nossa história. O clube não és tu, não sou eu, nem «somos nós». São eles. As mensagens que publicarmos evidenciarão esse intuito, versando sobre a instituição, a sua notável história, acumulado de feitos presentes e passados, proeminentes homens que a serviram e ergueram, cumprimentando as suas memórias mas mais importante, preservando a sua autoridade, ainda que não vivam entre nós.
Ademais: Este é um blogue pessoal no qual se vêem analisados outros temas.

(No último derby) "... senti que o árbitro acabou por ter influência no resultado. Mas esta constante desculpa em relação ao árbitro ... Atribuir a liderança do Benfica fruto das arbitragens parece-me que é demasiado redutor para aquilo que são as fraquezas que existem dentro dos próprios clubes." -- Toni
E porque o temos nesta imagem ...

1977/78, Sporting vs. Benfica em Alvalade para a 1ª jornada do campeonato. O jogo terminou empatado 1-1. Os portistas jamais esquecerão esta edição já que sagrando-se campeões quebraram um longo jejum de 19 anos. FCP e SLB terminaram a prova em igualdade com 51 pontos e o Benfica terminou a prova sem derrotas. Na imagem: Toni e o capitão do Sporting na partida, Laranjeira, defesa que alinhou no Sporting durante 9 temporadas mas que também jogou pelo Benfica entre 1979 e 1982 (3 épocas).

Em 1977/78 o Sporting venceria a Taça de Portugal em final frente ao (nessa época) campeão FCP. Foram necessários 2 jogos (ambos no Jamor) uma vez que o 1º terminou empatado 1-1, após prolongamento. No 2º, repetido uma semana depois, Manuel Fernades e Vítor Gomes dariam ao Sporting uma vitória por 2-1. O grande (e malogrado) José Maria Pedroto era treinador do FCP e o nosso Octávio  jogou ambos os jogos pelos portistas.
Uma caminhada irresistível que viu nos quartos-de-final o Sporting esmagar o invencível Benfica por 3-1.

2 em 1. Uma caminhada irresistível e uma imagem com Toni (perfil que infelizmente não abunda no futebol português).

Posted on

Thursday, 15 December 2016

Category

,

,

2 Comments
  1. Toni não é o único a reconhecer que o árbitro influenciou o resultado, e que o Benfica saiu beneficiado. Não tenho problema em também reconhecer isso, mas o Sporting já foi, e vai ser beneficiado noutros jogos, como todos.

    Saudações benfiquistas e que tenhamos um grande campeonato até ao fim, entre nós e o Porto que é igualmente candidato.

    ReplyDelete
    Replies
    1. O FCP tem um treinador mais competente que o do Benfica e um plantel de muita qualidade, mas não sei se é candidato ... porventura nem os próprios saberão.

      Delete

Search This Blog