“A substância fundamental do progresso desportivo do Sporting é um fogo clubista que incessantemente se acende. É o suporte de vida do espírito leonino; é uma matéria viva ...”


No que ao Sporting respeita: Inaugurado em Março de 2011, encerrado em Maio de 2014, reaberto sob o mesmo nome mas diferente endereço em Agosto de 2016, é este um pequeno e doméstico espaço onde se olha o passado, o presente e o futuro da maior potência desportiva Nacional.
Ademais: Este é um blogue pessoal no qual se vêem analisados outros temas, bem como um depósito para comentários sobre diversos tópicos que vou deixando um pouco por toda a parte.
Para deixar um comentário: Clica no título do respectivo 'post' (à direita do texto). Alternativamente, usa a tua conta do FB. Regras superficiais de utilização: Emprega bom-senso.

Primeiramente publicado em Dezembro de 2012.
A previsão de que José Mourinho ingressaria em Manchester estava correcta. A previsão de que poderíamos testemunhar um renascimento do técnico Português provou-se, ou tem-se provado, infelizmente incorrecta.
Existem algumas semelhanças entre o Manchester United e o FC Barcelona. Amados mundo fora mas odiados entre portas, Manchester semeia respeito mas também medo e doses de 'inveja' nos seus rivais. Não reúne o nº de adeptos de alguns clubes Londrinos e não obstante o esmagador sucesso dos últimos 25 anos, dentro de portas, não se aproxima (em nº) da massa popular afecta ao Liverpool FC. Dentro ou entre as fronteiras de Manchester reina, tal como entre Galeses e Escoceses. Tal como reina no mundo, fora de Inglaterra. É um clube especial. O FC Barcelona não direi fomentar ódio já que os adeptos de Madrid olham-no, sem desprezo, como se fosse adquiridamente o nº 2 em Espanha, e na maioria dos critérios que normalmente usamos nesse tipo de aferição talvez o seja, mas sobre os Catalães e excluídas comparações, existe a imagem não sei se real ou ilusória de «nós contra o mundo», ou nós contra o resto de Espanha, ou a capital Madrid e nesse sentido são um bocadinho como o Manchester United em Inglaterra.

Sobre o treinador Português não recordo quem afirmou, «se o FC Barcelona fosse uma pessoa, seria José Mourinho». É por isso. E é também por isso que talvez encaixasse melhor no clube Catalão relativamente a um clube como o Real Madrid.

No plano puramente técnico, fora do universo nós contra o resto de Espanha, Barcelona seria uma oportunidade mágica para que Mourinho se reabilitasse voltando (no plano técnico, reitero) a ser o que já foi.

Para o ano, daqui a 2 anos, ninguém sabe: certo é que José Mourinho sucederá a Sir Alex em Manchester. O casamento, tal como (por hipótese) na Catalunha será perfeito. Ganhar é muito importante, ganhar ao mesmo tempo que se conduz um clube para patamares diferentes dos demais só está ao alcance de alguns.

Poucos, quando José Mourinho ao contrário de Sir Alex nunca o fez. Fá-lo-á e provará a sensação no Teatro dos Sonhos ... Old Trafford e Camp Nou, clubes especiais porque servidos por indivíduos muito especiais.

He has given us the most fantastic ride -- Sir Bobby Charlton (on Sir Alex)

Dois gigantes, corrente e próximo. Actual e sucessor.

Posted on

Saturday, 19 November 2016

2 Comments
  1. Um abraço enorme e um Natal cheio de serenidade e felicidade. Manuel Marques, dia 24, entre às 20:00 e as 23:00, lembremo-nos que não obstante TUDO (ou nada), estaremos naquele momento ao mesmo tempo a comer couves. Isso só é possível no Natal.

    ReplyDelete

Search This Blog