Thursday, 27 October 2016

Palmarés Europeu e mundial de Sporting CP, FC Porto e SL Benfica (agora actualizado até 2015/16).

Títulos Europeus e mundiais / intercontinentais, competições seniores por equipas, masculino e feminino.

1º - Sporting Clube de Portugal, SCP
1 Taça dos Clubes Campeões Europeus, Hóquei em Patins
3 Taças dos Vencedores das Taças, Hóquei em Patins
2 Taça CERS, Hóquei em Patins
1 Taça dos Vencedores das Taças, Futebol
16 Taças dos Clubes Campeões Europeus, Atletismo
1 Taça Challenge, Andebol
Total - 24
nº de modalidades - 4

2º - Futebol Clube do Porto, FCP
2 Liga dos Campeões / Taça dos Clubes Campeões Europeus, Futebol
2 Taça UEFA / Liga Europa, Futebol
2 Taça Intercontinental, Futebol
1 Supertaça Europeia, Futebol
2 Taças dos Clubes Campeões Europeus, Hóquei em Patins
2 Taças CERS, Hóquei em Patins
2 Taças dos Vencedores das Taças, Hóquei em Patins
1 Supertaça Europeia, Hóquei em Patins
Total - 14
nº de modalidades - 2

3º - Sport Lisboa e Benfica, SLB
2 Taças dos Clubes Campeões Europeus, Futebol
1 UEFA Futsal Cup, Futsal
2 Liga Europeia, Hóquei em Patins
2 Taças CERS, Hóquei em Patins
3 Supertaça Europeia / Taça Continental, Hóquei em Patins
1 Taça Intercontinental, Hóquei em Patins

[Taça Continental de 2011 em Hóquei conquistada pela falta de comparência do adversário]

Total - 11
nº de modalidades - 3
.............................................................................
Pequenas notas

- Não desvalorizo / desvalorizarei quaisquer competições Europeias ou mundiais - a esmagadora maioria não conheço nem pretendo fingir que conheço - que possam ter sido ganhas por atletas e clubes portugueses em modalidades menos conhecidas, antecipando que apesar de pouco conhecidas poderão até conter tanta ou mais importância do que as neste texto contabilizadas. Este apanhado soma títulos e recorri exclusivamente aos sítios oficiais dos 3 clubes - a mais nenhuma fonte. Não garanto por isso ser completamente verdadeiro em respeito aos (e só aos) 3 clubes. A única certeza que tenho é a de que o do Sporting é garantidamente verdadeiro. Ainda em referência a uma contabilidade que apenas descreve os títulos conquistados para 3 emblemas, reafirmando não pretender menosprezar outros, penso nos títulos Europeus conquistados em Hóquei pelos OC Barcelos, CD Paço de Arcos, GD Sesimbra, UD Oliveirense, penso igualmente na Taça Challenge em Andebol ganha pelo ABC na temporada passada, penso no Voleibol e no SC Espinho e também nos títulos do Maratona (Clube de Portugal), Maratona Clube Maia, SC de Braga e possivelmente outros em Atletismo.

- Olhados os palmarés dos 3 clubes normalmente chamados 'grandes', constata-se que o Sporting CP é de longe o mais laureado e aquele cujas vitórias se dispersam pelo maior nº de modalidades. O acumulado de títulos descreve 24 equipas campeãs Europeias em 4 desportos diferentes, assumindo-se o Sporting de igual modo como o clube mais titulado na mais importante modalidade do desporto mundial, Atletismo, totalizando 16 estrondosas Taças dos Clubes Campeões Europeus das quais se destacam as de Pista. Nenhuma (em Pista) foi até hoje alcançada por qualquer outro clube português na modalidade. Absolutamente louvável é também o facto de Sporting CP e Maratona serem os únicos (posso estar enganado) clubes portugueses a possuir equipas campeãs Europeias no feminino e no masculino.

- Para o Futebol é infelizmente inglório questionar qual dos 3 clubes exibe melhor currículo na modalidade. O FCP é incontestavelmente o mais laureado clube de futebol português, quando as 3 competições Europeias e 1 mundial alcançadas no novo milénio tornam qualquer aproximação dos seus 2 rivais virtualmente impossíveis.

- SLB, único clube português internacionalmente medalhado em Futsal.

- O Sporting CP permanece o 3º mais titulado entre todos os clubes na Europa em competições Europeias alcançadas por equipas seniores atrás de Real Madrid CF (2º) e FC Barcelona (1º).

0 comentários

Post a Comment