Ontem em conversa com um amigo falava-se um pouco sobre as possibilidades que o Sporting terá de sair de Madrid com uma vitória ou um empate. Referiu-se então, como também aponta a excelente análise do Leão de Alvalade (link), serem estes os jogos nos quais Jorge Jesus se assume como um actor extraordinariamente importante, ao contrário do que (talvez) acontece para pelo menos 65% dos jogos domésticos onde treinadores bastante inferiores a JJ, sem menosprezo para Rui Vitória, se habilitam a vencer a esmagadora maioria dos encontros tendo à sua disposição jogadores como Jonas, Rafa ou Lindelöf. Contra equipas melhores, ou compostas por jogadores melhores, JJ pode brilhar e repetir jogos como o do SC Braga em Milão há uns anos (2008/09)numa exibição simplesmente soberba - jogo fantástico no qual o SC Braga mandou. Amanhã será o 1º grande teste de JJ de nível de dificuldade semelhante, elevadíssimo, desde que está no Sporting, quando tal não serve para colocar pressão já que como se disse há uns tempos, qualquer equipa poderá sair esmagada de Madrid. Até o Dortmund, Barcelona e tantos outros, quanto mais o Sporting.

Ainda sobre maturidade (conhecimento, capacidade): JJ tem-na. Já os jogadores veremos o que o jogo oferecerá ... Adrien pode como exemplo facilmente perder-se. João Mário já estaria mais a salvo do mesmo cenário. Oferecendo mais garantias do que quase todos os outros, veremos de igual modo o que William fará, quando se trata do 1º jogo onde experimentará muita carga ao mesmo tempo positiva mas extremamente exigente, em competições de clubes, onde a Liga dos Campeões e uma 1ª jornada no Barnabéu são mais importantes e intimidativas do que um campeonato da Europa. Rui Patrício poderá revelar-se importante ou mesmo decisivo. Os centrais do Sporting poderão passar por maus bocados mesmo que o Real nem esteja muito inspirado. Poderemos até ver uma coisa parecida com o que o Benfica de Jesus fez em Barcelona há uns anos: 11 jogadores atrás da linha da bola com o Real instalado no meio-campo do Sporting. Ninguém se surpreenderia, ainda que na equipa do Real não exista nada sequer parecido a Messi e Iniesta.

Jorge Jesus faz-nos sonhar porque pode ser que consiga manter o jogo dividido, podendo o Sporting nesse caso, num ou dois lances, fazer um ou dois golos e forçar uma divisão de pontos ou até sair de Espanha com uma vitória inesperada. Ainda, se tivesse de apostar apostaria que A. Ruiz não jogará, e que B. César regressará ao meio-campo, "meio-campo". Não percebendo muito bem por que razão JJ não confia em Jefferson, com os dois brasileiros na esquerda a coisa amanhã ficaria tranquila por esse lado. O mesmo já não se poderá infelizmente afirmar do outro (direito), nem sobre o centro da defesa. Pode ser que William se agigante embora duvide que o possa fazer caso o Real carregue no acelerador ou se exiba com fome. Será um jogo maravilhoso de acompanhar e tanto Jorge Jesus, como 4 ou 5 jogadores do Sporting (os mencionados acima e outros), em virtude do que fizeram na temporada passada, merecem amanhã toda a sorte do mundo.

Em referência à imagem: além dos títulos e rostos de futebol de Champions, Zlatan, a evidente ousadia de José Mourinho frente ao verdadeiro mestre Português. Se Jorge Jesus treinasse a equipa de reservas do Manchester United venceria garantidamente 5 em cada 10 jogos frente a Mourinho. Com os mesmos ou parecidos jogadores, JJ mostraria em 90% do tempo quem arrasa quem.

Futebol a sério: o Ronaldo é mais ou menos uma merda e o Bernabéu também.

Posted on

Wednesday, 14 September 2016

1 Comment
  1. Uma das diferenças entre Jesus e Mourinho: ambos revolucionaram o futebol PT mas ao passo que Mourinho abandonou as opções e a filosofia que o caracterizaram, há 15 anos, em Leiria, FC Porto e algum Chelsea, Jorge Jesus ganha poder todos os anos e já ultrapassou há muito Mourinho numa comparação qualitativa de méritos, no plano técnico. Jorge Jesus melhora com o tempo. Muita pena que não tenha no Sporting Aimar, Saviola ou Matic. Tem Markovic mas se calhar ainda demorará umas 3 semanas até que comece a "engatar" no Sporting. Ou pode ser que comece já hoje, quem sabe ...

    ReplyDelete

Search This Blog