Palmarés

Internacional, equipas

Goalball (D. Adaptado)

1 Taça dos Clubes Campeões Europeus
Hóquei em Patins
:
1 Taça dos Clubes Campeões Europeus
3 Taças dos Vencedores das Taças
2 Taças CERS
Futebol:
1 Taça dos Vencedores das Taças
Atletismo:
Pista feminino
1 Taça dos Clubes Campeões Europeus
Cross masculino
14 Taças dos Clubes Campeões Europeus
Pista masculino
1 Taça dos Clubes Campeões Europeus
Andebol:
2 Taças EHF Challenge

Nacional, equipas

Futebol:
22 Campeonatos Nacionais
16 Taças de Portugal
8 Supertaças Cândido de Oliveira
Andebol
:
18 Campeonatos Nacionais
15 Taças de Portugal
3 Supertaças
Hóquei em Patins:
7 Campeonatos Nacionais
4 Taças de Portugal
2 Supertaças António Livramento
Atletismo:
Pista feminino
46 Campeonatos Nacionais
Pista Coberta feminino
22 Campeonatos Nacionais
Cross feminino

5 Campeonatos Nacionais
Pista masculino

48 Campeonatos Nacionais
Pista Coberta masculino
17 Campeonatos Nacionais
Cross masculino
46 Campeonatos Nacionais
Futsal:
13 Campeonatos Nacionais
5 Taças de Portugal
6 Supertaças
2 Taças da Liga
Natação
:
6 Campeonatos Nacionais feminina
6 Campeonatos Nacionais masculina
2 Taças de Portugal masculina
Basquetebol:
8 Campeonatos Nacionais
5 Taças de Portugal
Voleibol:
2 Taças de Portugal feminino
1 Supertaça feminino
5 Campeonatos Nacionais masculino
3 Taças de Portugal masculino
3 Supertaças masculino

 

 
Inaugurado em Março de 2011, encerrado em Maio de 2014, reaberto sob o mesmo nome mas diferente endereço em Agosto de 2016, é este um pequeno e doméstico espaço onde se olha o passado, o presente e o futuro da maior potência desportiva Nacional.

O melhor do clube são as pessoas, mas não são quaisquer pessoas. Foram os nossos fundadores, atletas e treinadores. É a nossa história. O clube não és tu, não sou eu, nem «somos nós». São eles. As mensagens que publicarmos evidenciarão esse intuito, versando sobre a instituição, a sua notável história, acumulado de feitos presentes e passados, proeminentes homens que a serviram e ergueram, cumprimentando as suas memórias mas mais importante, preservando a sua autoridade, ainda que não vivam entre nós.

Sporting, Adrien Silva, e os inevitavelmente despropositados, mal escritos e bacocos comunicados de Bruno de Carvalho

Monday, 29 August 2016

Não surpreende como um só comunicado (link), mais um entre muitos desnecessários, contendo tanto disparate junto deixa nua a incapacidade de quem dirige o Sporting. Ainda que Bruno de Carvalho pretendesse comunicar as ideias contidas no documento, existiriam 10 formas diferentes de fazê-lo inteligentemente recorrendo exclusivamente ao uso de termos apropriados. Permaneceria um comunicado escrito de forma pobre e parvo, porque contendo ideias parvas, mas transmitiria uma imagem muito melhor do seu autor, Bruno de Carvalho, e subsequentemente do Sporting.

(Foi ele quem escreveu o documento, percebe-se a milhas.)

Muito pior do que as dezenas de incorrecções na forma como se viu escrito, bem como a escolha infeliz dos termos utilizados, para o caso de nesta altura existir alguma tensão entre o clube e Adrien Silva, comunicados como este expõem ao jogador e aos seus representantes a natureza da pessoa com quem lidam. Do tom parvo e condescendente que o comunicado utiliza, à introdução de elementos como declarações do jogador à imprensa afirmando que só sairia do Sporting quando se sagrasse campeão, este comunicado revela aquilo que tantos outros episódios nos últimos 3 anos já nos deixaram, há muito, perceber: os principais dirigentes do Sporting, pelo menos esses, não são sérios e não são pessoas confiáveis, evidência que adquire especial relevo na relação com os atletas e os técnicos do clube.

Existindo propostas de outros clubes, de outros campeonatos, com melhor capacidade financeira relativamente ao Sporting, será normal que Adrien se sinta tentado a sair, especialmente numa altura em que vê alguns dos seus colegas e presumivelmente amigos, pelo menos João Mário, partir para campeonatos melhores.

Comunicadas como razões para que fique:

. ficou absolutamente claro que esta extensão da vinculação ao Sporting CP significava que Adrien Silva iria ficar no Clube até ao final da sua carreira
. para além disso o jogador Adrien Silva concedeu uma entrevista a 23 de maio em que dizia que não sairia do Sporting sem ser campeão
. Adrien Silva é um jogador do Sporting CP, com contrato, profissional, que saberá sempre respeitar o clube que o formou como homem

Bruno de Carvalho decide onde Adrien Silva jogará até ao final da sua carreira?
O Sporting formou o homem Adrien Silva?

Caso exista tensão, ainda que não saibam falar com o jogador e prefiram redigir comunicados bacocos, são argumentos como estes que convencerão Adrien a permanecer no clube?

2 comentários:

Maria said...

Mas há proposta pelo Adrien ou não?

MM said...

Não sei.

Post a Comment