Palmarés

Internacional, equipas

Goalball (D. Adaptado)

1 Taça dos Clubes Campeões Europeus
Hóquei em Patins
:
1 Taça dos Clubes Campeões Europeus
3 Taças dos Vencedores das Taças
2 Taças CERS
Futebol:
1 Taça dos Vencedores das Taças
Atletismo:
Pista feminino
1 Taça dos Clubes Campeões Europeus
Cross masculino
14 Taças dos Clubes Campeões Europeus
Pista masculino
1 Taça dos Clubes Campeões Europeus
Andebol:
2 Taças EHF Challenge

Nacional, equipas

Futebol:
22 Campeonatos Nacionais
16 Taças de Portugal
8 Supertaças Cândido de Oliveira
Andebol
:
18 Campeonatos Nacionais
15 Taças de Portugal
3 Supertaças
Hóquei em Patins:
7 Campeonatos Nacionais
4 Taças de Portugal
2 Supertaças António Livramento
Atletismo:
Pista feminino
46 Campeonatos Nacionais
Pista Coberta feminino
22 Campeonatos Nacionais
Cross feminino

5 Campeonatos Nacionais
Pista masculino

48 Campeonatos Nacionais
Pista Coberta masculino
17 Campeonatos Nacionais
Cross masculino
46 Campeonatos Nacionais
Futsal:
13 Campeonatos Nacionais
5 Taças de Portugal
6 Supertaças
2 Taças da Liga
Natação
:
6 Campeonatos Nacionais feminina
6 Campeonatos Nacionais masculina
2 Taças de Portugal masculina
Basquetebol:
8 Campeonatos Nacionais
5 Taças de Portugal
Voleibol:
2 Taças de Portugal feminino
1 Supertaça feminino
5 Campeonatos Nacionais masculino
3 Taças de Portugal masculino
3 Supertaças masculino

 

 
Inaugurado em Março de 2011, encerrado em Maio de 2014, reaberto sob o mesmo nome mas diferente endereço em Agosto de 2016, é este um pequeno e doméstico espaço onde se olha o passado, o presente e o futuro da maior potência desportiva Nacional.

O melhor do clube são as pessoas, mas não são quaisquer pessoas. Foram os nossos fundadores, atletas e treinadores. É a nossa história. O clube não és tu, não sou eu, nem «somos nós». São eles. As mensagens que publicarmos evidenciarão esse intuito, versando sobre a instituição, a sua notável história, acumulado de feitos presentes e passados, proeminentes homens que a serviram e ergueram, cumprimentando as suas memórias mas mais importante, preservando a sua autoridade, ainda que não vivam entre nós.

«Os sócios têm de perceber que partimos de uma situação em que se ia acabar com quase todas as modalidades»

Tuesday, 9 July 2013

Quando chegámos ao Sporting, o grande plano estratégico era acabar com todas as modalidades, e isso foi uma das coisas contra a qual lutámos. Os sócios têm de perceber que partimos de uma situação em que se ia acabar com quase todas as modalidades.

As declarações são de Bruno de Carvalho, exibidas na penúltima edição do jornal Sporting, p.3. Lendo-as, é possível acreditar ou não acreditar. Eu não acredito. O leitor, acredita?

A mentira é um veículo de propaganda que pretende influenciar o individuo (singular) através da comunicação para massas (plural). Como? Criando convicções pela contínua repetição de mensagens. Frequentemente, mensagens que são mentirosas. A mentira é uma ferramenta, não um fim e quem mente nas coisas pequenas, mentirá nas coisas grandes. Quem mente uma vez, mentirá sempre. Olhando para trás, constato que os dirigentes do meu clube têm alguma facilidade em mentir. Bruno de Carvalho é usuário mas é só um entre mais. Antes dele recordo a entrevista dada a um jornal em Janeiro onde foi relatada a história inverosímil da transferência de Wolfswinkel. Nessa altura, disse o entrevistado, a transferência não concretizada para um clube Russo ou Ucraniano a envolver uma considerável verba e a vinda de um jogador sem custos para o Sporting. Recordo a comovente forma como por diversas vezes se tentou pintar 45, 50 ou mais milhões de euros de prejuízos como resultados absolutamente normais, esperados, pouco preocupantes. Dali a 2 meses a SAD do Sporting estaria a vender jogadores para pagar salários. Por último, recordo a rocambolesca conferência de imprensa em 2010 onde se justificou o negócio com o FCP para a transferência de João Moutinho.

Como adepto e sócio do Sporting não gosto que me mintam, mas por algum motivo os dirigentes do Sporting gostam de mentir. A parte que menos gosto é esta: não o fazem em benefício do Sporting. Mentem no seu interesse. Mentem para vender histórias que os deixem bem na fotografia. Mentem para salvaguardar as suas posições. Mentem para justificar as suas decisões. Mentem no seu próprio interesse. É isto que realmente me incomoda.

Ainda a respeito do jornal Sporting, conseguirá alguém vislumbrar motivos (um só) para que este artigo de Rui Gomes tivesse sido censurado?

33 comentários:

Sérgio said...

E BdC mente porque ??? voce o diz ??? ou tem algo sustentável que o permita afirmar !?

Aguardo bem sentado pela sua sustentação caso contrário será apenas mais um mentiroso a juntar a um rolos de ex-presidentes do SCP.

SL,

Sérgio said...

Já agora aproveito para informar que o Pedro Solha já terá renovado com o clube ... esta hein !!!

Manuel Humberto said...

É costume dizer-se que quanto maior a mentira, mais pessoas sentir-se-ão tentadas a acreditar. Até pode ser, mas só se não for uma mentira muito muito grande. Caso contrário, parecerá simplesmente estúpido. É o caso.

Plano estratégico para acabar com quase todas as modalidades do clube? Você é estúpido ou faz-se?

Sérgio said...

E para finalizar o Já agora :).

O artigo "censurado" é só mais a opinião de alguém que mais uma vez critica/fragiliza a posição negocial do SCP, e digo isto porque :

São esquecidos pormenores importantes como:
O fato do jogador ter mudado entretanto de empresário (Zahavi) - uma vitória do SCP !? (eu penso que sim)

O fato do jogador ter faltado a uma reunião com o Presidente do SCP antes do Mundial.

O fato do jogador querer esperar pelo final do Mundial de Sub-20 para falar com o SCP, palavras do próprio.

O fato de o jogador após ter terminado o mundial (infelizmente) para a seleção mandou o seu representante para a mesa de negociações (assim sendo era escusado esperar pelo fim do mundial certo!??).

A postura do Presidente poderá ser sempre criticada mas a ser, que seja feita de forma honesta, existem vários intervenientes o julgamento deverá ser extensível a todos pois as ações dos mesmos interferiram sempre para o desfecho final deste penoso processo de renovação.

SL,

Sérgio said...

Caro Humberto,

Não lhe responderei conforme pretenderia, apenas volto a perguntar :

"E BdC mente porque ??? voce o diz ??? ou tem algo sustentável que o permita afirmar !?"

Manuel Humberto said...

Sérgio, já percebi que não se sente incomodado pela desonestidade e que não vê problemas na manipulação de informação / órgãos de informação. Na sua perspectiva isso chega. Não são precisas justificações parvas.

Peyroteo said...

Também tenho dificuldades em acreditar que se iria acabar com quase todas as modalidades. Até poderia estar em curso uma diminuição do nº de modalidades mas não em número substancial pois isso punha em causa a essência do próprio clube. Do Godinho Lopes (quer dizer, da direcção por quem ele dava a cara) podia esperar quase tudo mas fico com a sensação que Bruno de Carvalho está aqui a tentar dramatizar a questão.
Com isto, sinto também necessidade de dizer que, até agora, apesar da redução do orçamento para as modalidades, vejo mais jogadores a renovar do que a sair e, olhando para a composição dos plantéis das principais modalidades, diria que a competitividade não vai ser afectada por aí além, sendo que no hóquei deveremos estar mais fortes.

Manuel Humberto said...

Peyroteo, também não acredito evidentemente que houvesse algum plano para 'acabar com quase todas as modalidades'. É uma mentira descarada. Nem tenho razões para presumir a intenção de se acabar com alguma ou algumas.

Os dirigentes do Sporting nos últimos anos têm por algum motivo dificuldade em falar verdade. É isto que me incomoda e eu não confio em gente que mente.
E gente que fá-lo não para proveito do Sporting mas no seu próprio interesse, razão pela qual o presidente do Sporting fala constantemente de quem o precedeu. É só isto.

Anonymous said...

Eu não sei se BdC é mentiroso. Não sei se esta afirmação é mentira.

MH prefere achar que sim porque a ser verdade era de tal maneira absurdo e ignóbil. Portanto só pode ser mentira. Acha aliás que BdC é um manipulador da CS (coisa que a ser verdade até nem seria mau dado o nosso crónico estado de manipulados por tudo e todos) e por consequência, que os sócios do Sporting são manipulados ... todos menos ele. É demasiada arrogância, desculpe.

Que mentir é feio, que não é honesto, etc, etc... todos sabemos. Mas até as mentiras têm de ser provadas e suportadas com factos.
Godinho Lopes jurou ter deixado os ordenados pagos. Eu acreditei, afinal ele era prsidente do Sporting. Mas era mentira e BdC provou-o.

Mas talvez BdC tb esteja a mentir desta vez. Talvez não. Você acha que sim, que ele mente.
Afinal todos os outros mentiram-lhe no passado. Deixe-nos a nós, os que acreditam, ter alguma fé que desta vez será diferente.

Algo me diz que faça BdC o que fizer e voçê achará sempre que ele mente. Não gosta de ele e ponto final.

p

SportingSempre said...

continuas a tentar comparar e colar esta direcção com as horrorosas anteriores, para descansar a tua propria consciência, provavelmente.

a verdade é que até ao momento, pelo menos, essa comparação é injusta e nada adequada á realidade dos factos.

Manuel Humberto said...

«Prefere achar que sim porque a ser verdade era de tal maneira absurdo e ignóbil. Portanto só pode ser mentira».

Absolutamente.

«Godinho Lopes jurou ter deixado os ordenados pagos. Eu acreditei, afinal ele era presidente do Sporting. Mas era mentira e BdC provou-o».

As mentiras de dirigentes anteriores não justificam as dos actuais. Para si não têm o mesmo valor. Para mim, têm.

«Mas talvez BdC tb esteja a mentir desta vez».

Já havia mentido quando afirmou que nada estava feito sobre a reestruturação financeira e que a anterior direcção limitava-se a negociar um PER.

«Afinal todos os outros mentiram-lhe no passado. Deixe-nos a nós, os que acreditam, ter alguma fé que desta vez será diferente».

Completamente, acredite no que quiser.

«Algo me diz que faça BdC o que fizer e voçê achará sempre que ele mente. Não gosta de ele e ponto final».

Gosto tanto dele como dos outros todos para trás. Os meus gostos não têm qualquer relevância porque o Sporting para mim não são dirigentes. No mais está de forma simplista e descabida a interpretar-me consoante as suas próprias visões. Como gosta de Bruno de Carvalho desvaloriza e não se importa que lhe mintam. Óptimo, tanto para si como para ele. Já usar-se dessa sua posição para presumir que acho aquela declaração mentirosa porque não gosto de Bruno de Carvalho, é estúpido.

Quando à acusação de arrogância, imagino que esteja a ver-se ao espelho. Não gosto de gente arrogante.

(E se quer saber o presidente do Sporting deveria também fazer qualquer coisa nesse sentido. Arrogância é o que não lhe falta.)

Manuel Humberto said...

Sporting Sempre, é Bruno de Carvalho quem constantemente se compara às direcções anteriores. Eu não comparo coisa nenhuma. Olha para o recorte: é a cara dele que lá está. As palavras são dele.

Quanto à minha consciência: perfeitamente tranquila. Não estaria é se em Novembro, Dezembro ou Janeiro tivesse andado a aparar manhas para agora virar os olhos à desonestidade. É o teu caso? Se é fica lá com esse espelho e não me chateies muito.

Sérgio said...

Tem provas !??? BdC desafiou GL a apresentá-las se o MH tem apresente-as senão será tão mentiroso como os que critica.

"«Mas talvez BdC tb esteja a mentir desta vez».

Já havia mentido quando afirmou que nada estava feito sobre a reestruturação financeira e que a anterior direcção limitava-se a negociar um PER."

manuelim_s said...

o que o Manuel Humberto disse foi: O presidente do SCP é mentiroso! Você está consciente da gravidade da sua afirmação? E é este um blog de um "sportinguista"
? com que objectivo escreve uma "bacurada" destas? O senhor éesmo leão ou é...camaleão?

Anonymous said...

Falar constantemente do passado faz parte da estratégia. é necessária ...

Manuel Humberto said...

Sérgio, repare na sua linha de pensamento: Bruno de Carvalho acusa Godinho Lopes ou quem quer que seja de X, e desafia Godinho Lopes (o acusado) a apresentar provas. Genial. No caso, sobre a reestruturação. Neste caso, Bruno de Carvalho acusa alguém de ter um plano estratégico para acabar com quase todas as modalidades. Mentira? Não, que é isso: "então onde é que estão as provas de que não queriam acabar com quase todas as modalidades?" Genial ...

Manuelim_S, não me incomode com a sua estupidez, e em caminho meta a conversa da "gravidade" rabinho acima. Está claro?

Anónimo, é necessária mas não ao Sporting. O problema é esse.

Peyroteo said...

Não podemos ser tão extremistas. É normal que o Manuel Humberto tenha dúvidas em relação à veracidade das afirmações de Bruno de Carvalho, pois elas são muito graves e difíceis de "engolir". Todos sabemos que a presidência de Godinho Lopes foi um descalabro, não melhorou a situação do clube, bem pelo contrário. Foi um desastre. Mas isso não nos deve levar a acreditar cegamente em tudo o que Bruno de Carvalho diz. Ele tem uma tendência para dramatizar/exagerar algumas questões, talvez por esta ser uma fase importantíssima do seu mandato.
É certo que ainda ninguém da anterior direcção pôs em causa estas declarações (se é que as viram. Duvido que consultem o jornal do clube:)) mas as provas terão sempre de surgir de quem acusa.

Sérgio said...

This comment has been removed by the author.

Sérgio said...

MH,

"Sérgio, repare na sua linha de pensamento: Bruno de Carvalho acusa Godinho Lopes ou quem quer que seja de X, e desafia Godinho Lopes (o acusado) a apresentar provas."

Retirando a minha linha de pensamento da equação :

1- BdC diz publicamente no programa dia seguinte que o que estria a ser negociado pela CD de GL com a banca era um PER, na altura ameaça apresentar os documentos que tem no SCP.

2- GL fala ao Record onde nega vários temas lançados por BdC na entreviste entre eles se a memória não me falha nega a existência de ter negociado um PER com a banca.

3- Face à resposta de GL, BdC desafia-o a ir à AG.

Já agora caro MH a minha linha de raciocínio é utilizada na justiça e nas finanças quando a acusação parte dessas mesmas entidades.

Espero que me ter feito entender !!!

Peyroteo,

Certo tomos sabemos da veia dramática de BdC (espero que corrija esse aspeto), agora uma coisa é dramatizar outra é mentir ... aceito a 1ª e não acredito na 2ª.

Quando a mentira existe é fácil de mostrar, quando não existe ... bem quando não existe temos o desconversar do MH colocando o ênfase na minha linha de raciocínio :).

SL,

Manuel Humberto said...

Peyroteo, obrigado por fazer uma leitura correcta do caso. O presidente do Sporting com este tipo de mentiras, acusações e propaganda não ofende os dirigentes que o precederam ou a sua (ex-dirigentes) eventual base de apoio. Ofende-me a mim também porque ofende a minha inteligência. A par, ou além da postura simplória da qual se usa para comunicar com néscios, mais do que não simpatizar com mentiras em proveito próprio - tenham a origem que tiverem, contribui decisivamente para que não possa confiar nele.
Não chateia que ele me minta. Chateia-me que em virtude das mentiras eu não possa confiar nele. É uma relação que não pode simplesmente existir e novamente: porque não está a fazê-lo em proveito do Sporting. O mais são resíduos como os Manuelim_S ou Anti-Kosovares muito habituados a hipotecar o sportinguismo e as intenções de outros. Merda que não interessa a ninguém.

Sérgio said...

MH,

Não sei se já disse mas o Pedro Solha renovou :).

É mais uma mentira do presidente de que as modalidades ditas amadoras continuariam a ser competitivas.

SL,

monteirop314 said...

Sérgio e podemos saber de que forma a renovação de Pedro Solha iliba o presidente do Sporting de deliberadamente enganar os seus adeptos afirmando "Os sócios têm de perceber que partimos de uma situação em que se ia acabar com quase todas as modalidades"?

Explique a relação entre os 2 factos por favor.

Lionheart said...

Gabo-te a paciência, Manuel. Confesso que a mim nada me incomoda já. Estou de férias do Sporting. Nem quero saber das notícias e assim sinto-me muito melhor, porque para ver vómitos, tenho mais que fazer. E se não tivesse arranjava.

PS - Será que vamos ter outra "maçã podre"?

Sérgio said...

Monteiro,

Não me custa nada acreditar no presidente do SCP, já foi assim no passado sempre fiz por acreditar em todos os que o antecederam, até que me provem o contrário como aconteceu com GL já JEB foi mais uma desilusão muito grande já que tinha grandes expectativas.

Não posso também por outro lado afirmar com a leviandade do MH que o presidente não esteja a enganar alguem, porque não tenho em mãos os planos da anterior direcção, assim sendo pergunto-lhe tambem a si que não tem dúvidas que é mentira o que sabe ... porque afirma que está a ser enganado pelo presidente!????

Eu só posso falar do que sei neste assunto quem tem certezas são vocês por isso eu continuo a perguntar donde vem a vossa certeza ... é a minha interrogação caso contrário quem aqui é mentiroso são vocês !!!

Sérgio said...

Monteiro se quiser saber a minha resposta peça ao MH para publica-la a censura não é só no jornal do SCP.

O MH é muito bom a pregar para os outros !!!

Posto isto não o voltarei a incomodar gosto pouco de chicos-espertos MENTIROSOS !!!

Manuel Humberto said...

Lionheart, se a «blogoesfera» for representativa do universo de simpatizantes do Sporting, o quadro que diaboliza e penaliza o seu carácter está pintado há muito. A culpa será de Bruma, ou Ilori, como foi de João Moutinho, C. Martins, M. Veloso, Custógio, H. Viana, L. Figo, P. Futre e por aí fora.

Sérgio, não me viu falar da renovação de Pedro Solha da mesma forma que não me viu falar das renovações de A, B, C ou das saídas de X, Y e Z, exceptuando a de João Pinto pelas razões na altura enunciadas. Não sou nenhuma caixa de ressonância de notícias. A sua insistência é por isso parva. Para mim a renovação de Pedro Solha significa uma excelente notícia para o andebol do Sporting.

Lamento que para si mais não seja do que uma arma de arremesso.

Gonçalo said...

Gosto bastante de ler os blogs "irmãos" Sporting Autêntico e Camarote Leonino, dado que seus autores são claramente superiores a nível intelectual e moral que os restantes Sportinguistas da generalidade da blogosfera. Como eu faço parte do último grupo e ainda me considero uma pessoa jovem, com desejo de aprender pode ser que um dia faça parte da nata elitista do Sporting. Talvez mesmo, um dia possa eu também brincar aos clubes e com alguma sorte, também conseguirei por um à beira da quase falência...

Manuel Humberto said...

Julgando pela retórica, nível de acusações (dirigidas a outros sportinguistas), calibre da propaganda, presunção de salvação (nas mãos de bravos queques-guerreiros, afortunados pela vida ...), moralismo para dar e vender, e claro um discurso vitimizador e estúpido como o seu: quer-me parecer que o Sporting vai sendo dirigido por uma elite quanto baste.

No mais nunca dirigi um clube de futebol, nunca fiz parte e nunca tive ligações a direcções de um clube de futebol, por isso nunca contribui para a falência de um clube de futebol. Meta essa discurso bacoco e mal amanhado de vítimazinha naquele sítio onde o sol não brilha.

Anonymous said...

Estes "Gonçalos" são tão desonestos e inconsequentes que acusam outros daquilo que são. É triste o que o Sporting se está a tornar.

Anonymous said...

BC prometeu que logo após a AG apresentaria os investidores para a SAD de 18 milhões de euros. Já passou uma semana e onde é que eles estão? quem são? Ou será mais uma treta? Vamos ver no que dá.

manuelim_s said...

Caro Manuel Humberto, Se a presunção provocasse artrose, você nem um dedo conseguia mexer...

Manuel Humberto said...

Você está consciente da gravidade da sua afirmação? E é este um blog de um "sportinguista"? com que objectivo escreve uma "bacurada" destas? O senhor é mesmo leão ou é ... camaleão?
manuelim_s ....................... 9 july 2013 15:07

Presunção de medir ou questionar o seu sportinguismo?
Não, essa presunção é exclusiva de gentinha do seu calibre.

Manuel Humberto said...

1º Anónimo, é efeito da liderança. Para adeptos como esse Gonçalo, ou os Manuelins, quem não perceber o mundo como eles, é elitista. Quem não for mal formado, desonesto e estúpido que nem uma porta, é elitista. Não conhecem o significado do termo. Da mesma forma que não percebem o significado de presunção. Por isso limitam-se a acusar os outros, como diz, daquilo que os próprios fazem. Confundem moderação, equilíbrio e boas maneiras com superioridade moral, apesar de serem traços perfeitamente normais (ou deveriam sê-lo), ao mesmo tempo que carregam no moralismo. Mais uma vez, acusam os outros daquilo que são.
O mais são um conjunto de circunstâncias propícias para que o fenómeno se multiplique. Responsabilidade da liderança do Sporting, liderança que ao contrário do que afirma não pretende unir o clube. Pretende criar uma guerra artificial que constantemente alimente a sua base sectarista de apoio. E depois os Manuelins e os Gonçalos fazem o resto. É uma receita velha que funciona com gente estúpida. Lamentavelmente, mas não surpreendentemente, a estupidez pulula porque a natureza humana, claro está, não muda.

“Naturalmente as pessoas não desejam guerra na Rússia, em Inglaterra, nem mesmo na Alemanha. Está percebido. Cabe todavia aos líderes determinar as políticas tratando de chamar até si as pessoas, estejamos numa democracia, ditadura fascista, parlamento ou ditadura comunista. Com ou sem voz as pessoas podem sempre ver-se chamadas ao controlo dos líderes. É fácil. Tudo o que precisas é dizer-lhes que estão a ser atacadas e denunciar os pacifistas por falta de patriotismo e exposição do país ao perigo. Funciona em qualquer nação.” - Herman Göhring

2º Anónimo, há outras questões da RE com mais importância do que essa. Eu gostava de perceber de que forma a dívida do Grupo Sporting passará de 354 Milhões para 206 Milhões e de que forma o passivo Bancário passará de 268 Milhões 158 Milhões. Isso sim gostaria de perceber.

Post a Comment