Monday, 15 August 2016

Há 104 anos, Francisco Lázaro e a lista das organizações desportivas representadas em Estocolmo

Entre membros da organização e jornalistas (2), Portugal viu-se representado nos JO de 1912 por uma delegação de 6 atletas: 3 de atletismo, 1 de esgrima e 2 de wrestling.
Foram eles, pioneiros:
Fernando Correa ; Esgrima
Joaquim Victal ; Luta Greco-Romana, middle-weight
Armando Luzarte-Cortesão ; Atletismo, 400m livres, 800m livres
António Pereira ; Luta Greco-Romana, feather-weight
António Stromp ; Atletismo, 100m livres, 200m livres
Francisco Lázaro ; Atletismo, maratona masculina

Tal como mencionámos em comentário, o maratonista Francisco Lázaro viria a desfalecer à passagem do km 30. «Ou ganho ou morro».

'O calor era sufocante: 32°C. Pouco antes do início da maratona, Armando Cortesão e Fernando Correia, seus colegas da equipa Olímpica, foram procurar Lázaro que ainda não estava junto à partida. Encontraram-no a besuntar-se com sebo. Cortesão e Correia tentaram dissuadir Lázaro e tentaram que tomasse um banho, mas não havia tempo. Lázaro foi correr a maratona besuntado e com os poros da pele tapados, o que impedia a transpiração cutânea.
Começou bem a corrida na cabeça do pelotão. Os restantes 5 portugueses da equipa Olímpica tinham-se colocado ao longo do percurso para ajudarem e incentivarem Lázaro. Ao km 15, Lázaro era 27º com um atraso de 4 minutos para o líder da prova. Ao km 25, era 18º e seguia de muito perto os homens da frente. Terá dito que estava bem, apenas com sede, tendo bebido sofregamente a água que lhe foi dada. Ao km 35, os colegas Pereira e Stromp aguardavam pela passagem de Lázaro, que nunca mais chegava, deixando-os preocupados. Também alarmados, Cortesão e Fernando Correia, que estavam no estádio, entraram numa viatura e cumpriram, no sentido inverso, todo o percurso, sem encontraram sinal de Lázaro. A triste notícia do abandono de Lázaro foi-lhes dada por António de Castro Feijó, o embaixador de Portugal na Suécia. Ao km 29, na colina de Öfver-Järva, Lázaro tinha cambaleado, caído por várias vezes e por várias vezes se levantado para continuar a prova, até cair para não mais se levantar.


Viria a morrer na madrugada do dia seguinte', perfizeram 104 anos.
Cumprimentos à sua memória.

Relatório Oficial dos Jogos, p. 951
Linha 20: Sporting Club Portugal

5 comments:

  1. Francisco Lázaro era atleta do SPORT LISBOA e BENFICA!

    ReplyDelete
  2. Francisco Lázaro era atleta do Clube Futebol Benfica.

    Santa ignorância....

    ReplyDelete
  3. O Francisco Lázaro nunca foi do CF Benfica, até porque o clube não existia... Santa ignorância.

    Representou o Velo Club, o SL Benfica e o Lisboa Sporting Clube, que era o seu clube nos Jogos de Estocolmo.

    ReplyDelete
  4. O link do D. Notícias para os "achados" do Professor Gustavo Pires não faz sentido, se a "emboracação" era uma prática comum entre ciclistas e maratonistas porque é que só o Francisco Lázaro morreu?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Talvez tivesse sido uma combinação de causas. Não fazendo ideia, faz sentido que o link permaneça onde está ...

      Delete