Há 1 ano e 1/2 escrevemos sobre um clube de nome Português, fundado por remadores Portugueses, cuja bandeira exibe uma Caravela e Cruz Portuguesas.

Um clube próximo de Portugal, porque historicamente, sempre próximo da sua maior instituição, o Sporting Clube de Portugal. Aprofundámos uma ligação muito 'nossa', muito verde, união próxima ao Brasil sobrevivida ao desgaste do tempo e da modernidade pela cumplicidade que ainda hoje une o CR Vasco da Gama ao Sporting Clube de Portugal. Pois bem, é com satisfação e não menos orgulho que testemunhamos o alargamento desta união a outros povos das terras de Vera Cruz. Com alegria, anunciamos a chegada das caravelas do Sporting Clube de Portugal ao profundo e vasto Nordeste Brasileiro. Ao contrário das típicas caravelas Portuguesas as nossas não transportam canhões, pólvora, cartas de comércio, tratados de valor duvidoso, pretensões colonizadoras ou correntes de ferro escravagista.

Vimos de Portugal mas não nos chamamos Portugueses.
Somos Sportinguistas.

Os cascos das nossas naus são duma madeira chamada Paz, os panos das nossas velas altos e brancos como o amor pelo Brasil. Não pretendemos evangelizar ninguém mas daqui não saímos sem a bênção de todos. No fundo, Brasileiros, com a humildade e pela honra conferida por milénios de sportinguismo, pedimos perdão pelos crimes e atrocidades que os séculos de colonização Portuguesa vos viram impostas.

Tem a palavra Jairo Portela,
amigo de longa data deste «blogue», em Pernambuco: «Pernambuco e o Sporting estão de parabéns, um estádio deste porte vai além das fronteiras. Eu como tantos outros alvirubros esperamos que o Náutico honre seus jogos com belas partidas, se tornando um time de grande responsabilidade e respeito para com o seu adversário, seus torcedores, trazendo grandes jogadores e dando belos espetáculos. Ao Nordeste Brasileiro, às dezenas de milhões dos seus habitantes, ao Sporting Clube de Portugal, e ao «Autêntico, Sporting» dos nossos amigos, um sentido obrigado pela honra de nos visitarem».

A honra é minha, Jairo.

Em nome das antigas gentes do ilustre Nordeste Brasileiro

Posted on

Thursday, 23 May 2013

1 Comment
  1. Queridos amigos, acabou sendo um jogo neutral, amistoso, mas o Sporting revelou estar muitos níveis acima do Timbu. Silas precisará de trabalhar muito, a crónica da partida já foi publicada no editorial do DP.
    Obrigado e abraço a Portugal - Juliana Serra

    ReplyDelete

Search This Blog