No que ao Sporting respeita: Inaugurado em Março de 2011, encerrado em Maio de 2014, reaberto sob o mesmo nome mas diferente endereço em Agosto de 2016, é este um pequeno e doméstico espaço onde se olha o passado, o presente e o futuro da maior potência desportiva Nacional.
Ademais: Este é um blogue pessoal no qual se vêem analisados outros temas.

Sir Robert William 'Bobby' Robson
(18/02/1933 – 31/07/2009)

Eternamente ligado a uma instituição e a uma cidade, não obstante uma extensíssima lista de feitos guarda um prémio acima de qualquer outro: a desmedida memória da sua família, adeptos, jogadores e clubes por onde passou. Ter presente o legado de Sir Bobby Robson é, mais do que lembrá-lo, andarmos próximo daquilo que o desporto e o futebol deveriam ser.

Diagnosticado pela 1ª vez em 1992, em Eindhoven, e numa série de outras ocasiões ao longo dos 20 anos seguintes, partiu há 4, no dia de hoje, 31 de Julho de 2009. É costume dizer-se que perdeu apenas uma batalha ao longo da sua vida mas não é verdade. Partiu porque ninguém habita este mundo para sempre, aos 76 anos de idade, junto da sua família.


FA Cup, 1978, Ipswich Town
UEFA Cup, 1981, Ipswich Town
Dutch League Championship, 1991, PSV Eindhoven
Dutch League Championship, 1992, PSV Eindhoven
Portuguese Cup, 1994, FC Porto
Portuguese Super Cup, 1994, FC Porto
Portuguese Super Cup, 1995, FC Porto
Portuguese League Championship, 1995, FC Porto
Portuguese League Championship, 1996, FC Porto
European Cup Winners' Cup, 1997, FC Barcelona
Spanish Cup, 1997, FC Barcelona
Spanish Super Cup, 1997, FC Barcelona

Knighted in the Queen's Birthday Honours List, 2002
Honorary Doctorate from Newcastle University, 2003
Honorary Freeman of the City of Newcastle, 2005
BBC Sports Personality of the Year Lifetime Achievement Award, 2007
Honorary Freeman of the Borough of Ipswich, 2008
Honorary Freeman of the City of Durham, 2008

(...) perdendo e ganhando com um sorriso nos lábios e sempre, sempre, com a consciência de dar o máximo e fazer o melhor. 

Sir Robert William 'Bobby' Robson, we will never forget you

Posted on

Thursday, 1 August 2013

6 Comments
  1. Mas quem vai participar na homenagem a Bobby Robson em Newcastle é o Sporting Clube de... Braga, apesar de não ter nada a ver com o passado de Robson. O "nosso" Sporting lá vai fazendo a pré-época com os clubes do "seu" campeonato, porque pagar viagens ao estrangeiro é muito caro, ficando mais em conta pagar o gasóleo até Rio Maior e ao Algarve. Vamos a ver se se confirma a vinda da Fiorentina, dado o maior grau de dificuldade desse jogo, que ainda por cima não é do "nosso" campeonato.

    Agora sim temos "rumo" e "coerência", com a mediocrização a começar logo na pré-época. Está o "projecto" apresentado. Deixem-nos levá-lo até ao fim que daqui a quatro anos nem para outro Belenenses servimos.

    ReplyDelete
  2. Lionheart, folgo rever-te. O SC Braga é o convidado para o jogo de apresentação do Newcastle, no próximo dia 10 em St James Park. Não sei de que forma isso se relacionará com alguma homenagem nem sei sequer de nenhuma homenagem a realizar. Quanto à nós, plantel, tem sido o expectável com as desagradáveis surpresas de Ilori e Bruma. O Sporting é um clube sem meios que além disso não demonstra arte nem engenho para colocar jogadores e ao nível de contratações afectou os parcos recursos em 4 ou 5 jogadores dos quais somente 1 significará acrescento relativamente às épocas transactas, Montero.

    E para o Sporting é basicamente isto. Até para renovar a merda dum contrato com um dos melhores do plantel é difícil, quando penso logicamente em Ilori. Há uma vintena de clubes atrás do jogador, 3 ou 4 melhores do que o nosso e o Sporting a ver a banda passar. Nem renovação, proveito ou rendimento desportivo a partir da óbvia qualidade do central e subsequente valorização que daqui a 1 ano ou 2 permitira uma transferência choruda.

    Quanto ao futuro a médio prazo do clube dependerá sobretudo da capacidade da sua Academia continuar a recrutar os melhores jogadores Nacionais. Não faço ideia se essa capacidade (ainda) existe mas é possível que esteja comprometida não a partir dos últimos 4 meses mas a partir dos 2 ou 3 últimos anos. Serão precisos 4 ou 5 anos para perceber os frutos relativos a essa capacidade.

    Bicadas de Águia, um dos poucos nomes consensuais para 99% dos adeptos Portugueses, ao nível de estima granjeada. Isso diz bastante da qualidade da personalidade em causa.

    ReplyDelete
  3. Boas, Manuel. Esse jogo é também uma homenagem ao Robson.

    Quanto a essas notícias sobre renovações, servem para desviar as atenções dos insucessos conhecidos. Não é por um jogador ter uma cláusula de rescisão milionária que vai ter obrigatoriamente valor para se chegar as esses números. Isto é só demagogia para enganar os sócios.

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=418605

    ReplyDelete
  4. Fico muito satisfeito por essas renovações, partindo do princípio que serão mais-valias desportivas. As expectativas são neste momento tão mínimas que para a generalidade dos adeptos até renovações com juniores e jogadores da equipa B servem para lançar foguetes, e algo que num plano totalmente diferente não invalida a estupidez de termos um jogador da qualidade de Ilori afastado da equipa, para mais num contexto onde a qualidade propriamente não abunda.
    Lionheart, nesses jogadores todos que renovaram até 2018 ou 2019, os contratos daqueles que se revelarem muito bons terão obviamente de ser revistos bem antes de 2018 ou 2019. A chave não é a data de termo do contrato mas correspondência entre qualidade e recompensa financeira - vencimento.

    ReplyDelete
  5. Claro. Para os que não serão grandes jogadores, ter uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros ou de 1 euro será igual, porque ninguém os vai querer contratar. Os que forem mesmo bons, mais tarde quererão rever os seus contratos e vai voltar a colocar-se este problema, então com a mesma concorrência ou mais do que o Sporting enfrenta agora para renovar com o Bruma e com o Ilori. Isto é só propaganda devido ao contexto específico destes casos. É por estas e por outras que este presidente não tem credibilidade nenhuma no meio, nem para quem não acredite em fantasias.

    ReplyDelete

Search This Blog