No que ao Sporting respeita: Inaugurado em Março de 2011, encerrado em Maio de 2014, reaberto sob o mesmo nome mas diferente endereço em Agosto de 2016, é este um pequeno e doméstico espaço onde se olha o passado, o presente e o futuro da maior potência desportiva Nacional.
Ademais: Este é um blogue pessoal no qual se vêem analisados outros temas.

Presidente do FC Porto avalia a época com «glória aos vencedores, honra aos vencidos» e defende que Jesualdo Ferreira e Rui Patrício não mereciam o descalabro do Sporting.

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, fez um balanço da época 2012/13 na sua rubrica da Revista Dragões, tendo dirigido elogios a três elementos dos principais rivais: Jorge Jesus, do Benfica, e Jesualdo Ferreira (agora no Sp. Braga) e Rui Patrício, do Sporting.
«Glória aos vencedores - FC Porto (Supertaça e campeonato nacional), Vitória de Guimarães (Taça de Portugal) e Sporting de Braga (Taça da Liga). Glória aos responsáveis dos três clubes, aos seus técnicos e aos seus jogadores, que nos relvados conseguiram materializar os sonhos dos seus dirigentes e as estratégias dos seus treinadores. Glória ao Paços de Ferreira, que após uma época excepcional conseguiu surpreendentemente a qualificação para a Liga dos Campeões, sob o comando de Paulo Fonseca», escreveu o líder dos dragões.
Pinto da Costa, a cumprir o 31.º ano e 13.º mandato na presidência do FC Porto, tendo celebrado o 27.º título de campeão nacional dos portistas, deixou um desejo face às descidas de Moreirense e Beira-Mar:


«Que voltem depressa».

Ao Sporting, que não foi além do 7º lugar e que não conseguiu sequer a qualificar-se para as eliminatórias da Liga Europa. O trabalho do Jesualdo Ferreira (um grande senhor do futebol) e a brilhante época de Rui Patrício não mereciam tal descalabro. Finalmente o Benfica, que nos deu imensa luta fruto de um plantel valioso e numeroso, e sobretudo pela capacidade da actual grande figura do clube - Jorge Jesus. Estes foram para mim «Os Gloriosos» vencedores e «Honrosos» vencidos, completou Pinto da Costa.

Quem sabe sabe. Jesus, Jesualdo, Fonseca, Patrício.

Posted on

Thursday, 4 July 2013

16 Comments
  1. Posso...?

    M...a para o comentário do bimbo em relação ao Sporting...!!

    ReplyDelete
  2. É fantástico quando estamos em guerra com o fcp aparecer um blog do Sporting a citar o dirigente mais desprezível e corrupto deste bando mafiosos. Fantástico!

    ReplyDelete
  3. Maximino Martins, obrigado pelo humilde, verdadeiro, despretensioso e valioso comentário. Perguntaria onde está ao certo a merda no conjunto das linhas escritas por Pinto da Costa e exibidas pelo DN, mas perguntando temo que estaria a ser (eu) arrogante, pretensioso e mais uma vez revelador de posse de mania das grandezas. Dessa forma não pergunto.

    Anónimo, absolutamente. Guerra total. Aliás o Maurício e o avançado da AAC que assinaram tiraram completamente o sono a Pinto da Costa. Mais, esvaziaram por completo a explícita admiração e simpatia por Jorge Jesus, Jesualdo Ferreira ou Rui Patrício. Essa é que é essa!!!, assim com muitas exclamações para parecer menos arrogante e mais despretensioso!!!

    ReplyDelete
  4. Manuel, não sejas desalinhado! Quem não tem cão caça com gato, por isso na próxima época a equipa do Sporting vai ser o badocha e mais dez! E já que vão ser feitas camisolas do Bruno a pedido dos adeptos, aproveitando a sua popularidade (até porque em termos de jogadores isto está muito fraco) deviam fazer também camisolas do Eduardo Barroso e do Daniel Sampaio, que eles também merecem, não é?

    ReplyDelete
  5. Lionheart, pessoalmente não me referiria ao presidente do Sporting nesses termos, seja lá quem for, por isso a parte do "badocha" passo em diante. Quanto às camisolas com o nome de Bruno de Carvalho parece-me insólito e não creio que alguém se lembraria de coisa tão ridícula e quanto a Eduardo Barroso e Daniel Sampaio, são nomes que na esfera de «Sporting» não me merecem qualquer consideração. Olha poderiam ter estado no jantar que o Sporting deu em Alvalade ontem para os 41 deputados que são aparentemente adeptos do clube. É a mesmíssima coisa, relevância para o Sporting: um redondo zero, mordomias, se com ou sem "croquetes" os especialistas em salgados que frequentemente usam o termo deverão saber. Ou desta vez, por conveniência, talvez prefiram passar em claro.

    No que é absolutamente determinante, as coisas em jogadores não parecem de facto famosas. Maurício (suspeito) não vem acrescentar nada e a única renovação tratada da lista (curta) de nomes publicada há um par de meses é a de Dier. Mantenho basicamente o que disse nessa altura: mais do que contratações esperaria que Ilori e Dier se estabelecessem e que esses dois juntamente com Rui Patrício, Rinaudo, Adrien e/ou Schaars, André Martins e Carrillo se fixassem no 11. Para as restantes posições Jefferson deverá jogar na esquerda, Bruma é um jogador importante, presume-se que um avançado chegará para render Wolfswinkel e depois uma dezena de pontos de interrogação para tantos outros.

    As dificuldades na (mera) renovação de Ilori aliada à chegada de Maurício são perturbantes. Um pouco como na época passada: os dirigentes e treinadores do Sporting estão lá dentro, têm obrigação de conhecer os seus jogadores e deveriam avaliar / perceber que Dier e Ilori estando dali a 1 ano em condições de dar muita qualidade à equipa principal, ainda assim, apesar de estarem a 2 metros dos jogadores, decidiram gastar dinheiro em centrais como Boulharouz e/ou outros, que não só acarretam encargos como tapam o lugar de outros melhores como (na altura) Daniel Carriço.

    Este ano é a mesma coisa. Contrata-se Maurício só por contratar quando ainda há uns meses referiu o Miguel Nunes que Iuri e Chaby serão tão bons ou melhores que Ilori e Dier. Estarem ao mesmo nível já é difícil dada a qualidade dos jogadores, havendo a perspectiva de serem (ou poderem ser) superiores, anda-se a contratar centrais para coisa nenhuma. A par dos muitos problemas por resolver parecem querer criar mais um com o empréstimo de Miguel Lopes para Lyon, Miguel Lopes esse que nos 6 meses com Jesualdo subiu muito o seu jogo e está num patamar que dá garantias e empresta qualidade à equipa.

    ReplyDelete
  6. Atenção Manuel, o Iuri e o Chaby são talvez os melhores valores preparados para sair para o fut sénior, mas não são centrais. Mas já ouvi falar mt bem do Tobias, q é de facto central, mas n vi, n ponho as mãos no fogo

    ReplyDelete
  7. Não é nada insólito, foi notícia num jornal ontem que o Sporting está a pensar em fazer camisolas com o nome do Carvalho, devido à procura, segundo eles. A inclusão do Barroso e do Sampaio é que é uma boca minha. Quantos aos jogadores, vou esperar que a "poeira" assente, mas a coisa não está nada famosa, não...

    ReplyDelete
  8. A renovação com llori é distinta da de Bruma porque o central tem mais anos de contrato. Quanto a Chaby e a Medeiros, nenhum é central e estão ambos por renovar.

    Mais do que contratações sem sentido (Mauricio) o Sporting precisa de fechar as renovações. Acredito que fechará. A definição do plantel devia começar por ai.


    De resto, é normal que haja indefinição. Se a intenção é negociar os jogadores a mais que zero tem de se esperar, tem custos desportivos e beneficios financeiros.

    Quanto aos reforços, de Cisse não posso falar porque não conheço. Acho que relativamente ao Ghilas, de quem se falava, só poderá ser um downgrade. Montero tb não conheço mas pelo que diz o Rui Malheiro é mais um segundo avançado que uma referência. O problema é que não vejo o Sporting a jogar sem uma referência, em jogos em que os adeversários querem discutir o jogo (SLB,FCP, SCB) é perfeitamente possível jogar em transições mas quando o adversário joga com 11 atrás da bola e sem interesse em atacar, como se faz uma transição ofensiva sem espaço? E dá para ter bola e tentar furar sem um PL referência a quem dar? Do topo da minha bancada inqualificada para fazer estas avaliações, não me parece.

    ReplyDelete
  9. Miguel, obrigado por rectificares. Não conhecendo qualquer dos jogadores, como fizeste referência a ambos numa mensagem que falava de Ilori e Dier, ficara com a ideia que seriam centrais. Mas o traço é o mesmo e serve basicamente quaisquer jogadores / posições: é imprudente fazer escolhas hoje que comprometam a entrada desses jogadores na equipa num tempo que não se adivinha distante. E a mesma coisa serve por exemplo João Mário, médio que já retrataste de forma francamente positiva e que se adivinha poder a qualquer momento fornecer muita qualidade à equipa do Sporting.

    Lionheart, se isso for verdade é bastante ridículo ... muito mesmo.

    JMM, entrando em 2014/15 com 1 ano de contrato por cumprir, complica-se mais. A renovação de Ilori é distinta de Bruma por ser mais importante. Bruma é um jogador importante com muito potencial. Ilori é um central de topo.

    ReplyDelete
  10. Manuel Humberto, eu não dou grande relevância às palavras de Pinto da Costa porque, como é sabido (basta ouvir as escutas mas nem era preciso), o homem odeia Benfica, Sporting ou tudo o que seja abaixo de Coimbra. Aliás, foi baseado nesse ódio e na corrupção que o Porto cresceu. Daí que ache que as palavras dele em relação a Benfica e Sporting não têm um pingo de sinceridade.

    PS: É oficial. O Lionheart está obcecado com o Bruno de Carvalho. O post, que eu saiba, não tem nada a ver com o presidente do Sporting.

    ReplyDelete
  11. Já agora, Iuri Medeiros é um extremo canhoto, açoreano, bastante talentoso. O Chaby é um 10, também canhoto.

    ReplyDelete
  12. A admiração de Pinto da Costa ou reconhecimento pela sua (Jorge Jesus) enorme qualidade são sinceras. Tal como são sinceras as múltiplas referências feitas por Vitor Pereira também sobre Jesus, a última das quais há uns dias onde voltou a dizer que Jesus é um grande treinador e sentirá (Vitor Pereira) saudades suas. Agora se Pinto da Costa dissesse «somos os maiores, o Benfica não vale nada e o campeonato mostrou-o», aí sim não estaria a ser sincero, até porque o treinador do Benfica aos olhos de Pinto da Costa é um dos poucos técnicos em Portugal com capacidade para treinar o FCP.

    Idem para Jesualdo Ferreira e Rui Patrício. Pinto da Costa e Jesualdo estiveram juntos 4 anos e é natural que tivesse sobrado muito respeito e amizade. Só treinadores muito bons aguentam 4 anos naquele clube.

    Como gosto imenso de Jorge Jesus, gostei bastante do reconhecimento explícito de Pinto da Costa. O Benfica fez uma época tremenda.

    Peyroteo, noutra perspectiva e nada intrinsecamente ligado a estas palavras: eu acho que Pinto da Costa não vê o Sporting CP como um adversário 'grande'. Vê-o com um grande clube mas não como adversário. E é por isso que ele olha para os nossos melhores jogadores e imagina aqueles que mais gosta vestidos de azul-e-branco. Gostar ao ponto de desejá-los no FCP.

    ReplyDelete
  13. Peytoteo, continuas de plantão, e pelos vistos não fazes mais nada na vida. Mas perdes o teu tempo a tentar condicionar-me, tu e outros, porque o que me apetecer dizer digo, onde e quando me apetecer. Por isso vai lá pedir uma sandes ao Bruno, vai.

    ReplyDelete
  14. Eu é que não faço mais nada na vida? Quem é que num post sobre Pinto da Costa veio atacar o presidente do Sporting, sem que o nome dele fosse mencionado em comentários anteriores?
    Não conheço Bruno de Carvalho nem votei nele. Acho é piada a quem passa o tempo a denegrir a imagem do homem e acusa os outros de tentar condicionar.
    Eu apenas torço para que Bruno de Carvalho faça um bom trabalho e defenda os interesses do Sporting. Só o defendo quando vejo uma nítida perseguição. É o caso.
    Se Bruno de Carvalho não mostrar ser um digno presidente do Sporting, com certeza não vou defender o indefensável. Sou adepto do Sporting. O Lionheart não vê nada de positivo no Sporting actual?

    ReplyDelete
  15. Peyroteo, faça um favor, não entre em diálogo comigo, OK? Assim mostrará de facto que não é um brunete a defender o Bruno. Até porque a conversa nem era consigo.

    E não, não vejo nada de positivo no Sporting actual. Vejo é muitas coisas ridículos como, à falta de jogadores o outro a fazer a vez de "craque", para gáudio da plateia. Mas, bolas, lá estou a falar no outro outra vez. Vejam se fazem alguma coisa de jeito, para ver se se vê mais alguma coisa no Sporting que não o gajo. Assim ajudava.

    ReplyDelete
  16. Mas uma pessoa que não concordo com o que você diz é obrigatoriamente um brunete? Eu nem percebo essa conversa de brunetes, lambuças ou croquetes. Para mim são todos adeptos do Sporting. Não vejo que seja questão para deixar de dialogar consigo mas se não quer, tudo bem.

    ReplyDelete

Search This Blog