No que ao Sporting respeita: Inaugurado em Março de 2011, encerrado em Maio de 2014, reaberto sob o mesmo nome mas diferente endereço em Agosto de 2016, é este um pequeno e doméstico espaço onde se olha o passado, o presente e o futuro da maior potência desportiva Nacional.
Ademais: Este é um blogue pessoal no qual se vêem analisados outros temas.

Enquanto muitos vêem Tiago Ilori como 'um jogador com potencial que só acumula meia dúzia de jogos na equipa do Sporting e ainda tem de provar muita coisa', outros há que vão alertando para a notória qualidade de 2 jogadores do actual plantel do Sporting: Talvez seja o Sporting a equipa com a dupla de centrais mais prometedora do futebol mundial. Se a estes juntarmos Rui Patrício, André Martins e Fito Rinaudo, temos meia-equipa. Se lhes juntarmos André Carrillo, temos mais de meia-equipa com um potencial tremendo. O género de potencial que nos deixará à beira de campeonatos, demais títulos e futebol de liga dos campeões.

É esta a principal diferença entre Tiago Ilori e Bruma.

Bruma é um jogador com algumas qualidades, cheio de potencial, acumula meia dúzia de jogos na equipa do Sporting e não necessitando de provar nada, precisa de jogar e evoluir muitos capítulos do seu jogo.

Tiago Ilori, ao contrário de Bruma, é uma certeza, um jogador cheio de qualidades, cheio de potencial, dono de uma maturidade invulgar (que logicamente precisa de jogar) e terá noção do seu próprio valor. Jogadores com a sua qualidade e maturidade não requerem tratamento condescendente, moralista e anedótico como se o seu peso fosse o de um júnior acabado de chegar à principal equipa do Sporting. Os melhores jogadores têm de ser tratados de forma natural, independentemente da sua origem (Alcochete, mercado de transferências ou outra), não sendo razoável presumir que por ter sido formado no Sporting, Tiago Ilori deva aceitar um vencimento que se equipare a 1/3 ou 1/2 de outros jogadores que não têm metade do seu valor.

Os jogadores deverão ver-se enquadrados de acordo com o seu valor desportivo, independentemente da origem. Ilori e Bruma.

Posted on

Monday, 8 July 2013

Category

,

14 Comments
  1. Espero que se consiga renovar com Ilori e Bruma. É normal que Ilori olhe para o salário de outros companheiros e ache que merece pelo menos o mesmo. O problema é que os salários dos companheiros são absurdos. Não sei quanto o Ilori ganha e qual o limite que a direcção está disposta a atingir. Acredito que, pelo meio, se consiga chegar a um consenso. Sendo que não se podem repetir Adriens...

    ReplyDelete
  2. Não compreendo como é possivel que numa fase em que se requer razoabilidade da parte dos jogadores jovens (discordo que Ilori esteja numa fase mais avançada de maturidade em comparação com Bruma: ambos ainda estão muito crus)), pseudo-directores venham encorajar jogadores a levantar a fasquia e pedir ordenadões semelhantes a profissionais com provas dadas. Pergunta:

    - O Bruma ou o Ilori merecem ganhar o mesmo que Rui Patricio ou até mesmo André Martins?

    Usede mais coerência nas suas observações...


    SL

    ReplyDelete
  3. Na minha opinião são a par de Patricio os melhores jogadores do Sporting e assim sendo têm que ser pagos como tal. O problema não são eles mas os Jeffrens, Onyewus e assim que ganham demasiado tendo em conta a sua qualidade.
    No entanto sou forçado a discordar da análise ao Rinaudo, que na minha opinião não tem qualidade para ser jogador do Sporting!

    ReplyDelete
  4. Peyroteo, não conhecendo (eu não conheço, pelo menos) as exigências de Ilori nem os salários ou escalões de vencimento praticados pelo Sporting, podemos adivinhar uma vantagem em lidar com estes jogadores: representando o Sporting há muitos anos e gostando do clube, a sua flexibilidade para renovar contrato é muito maior. O que não se pode esperar é que fiquem aquém do razoável, na relação entre contrato proposto e valia desportiva que representam.

    Manuelim_S, é natural que não consiga ver a razão ou motivos para que na equipa do Sporting e para o Sporting, Ilori seja mais importante que Bruma. É normal que diga 'estão muito crus' e é normal que fale em 'ordenadões chorudos', pese embora não faça a mais pequena ideia do que estarão as partes a negociar. Em suma, é normal que fale por falar e repita chavões baseados em coisa alguma.

    ReplyDelete
  5. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  6. É fundamental que se renove com Bruma e Ilori! Tem de se chegar a um acordo para estes 2 jogadores.

    Libertem Schaars e Capel.

    Não concordo que Rinaudo tenha um potencial tremendo. É raçudo mas falta-lhe inteligência e visão de jogo.

    ReplyDelete
  7. Uma coisa é certa, só mesmo continuando a jogar com regularidade é que estes jogadores podem crescer e atingir o nível que todos esperamos. E espero que o Sporting os valorize e os jogadores tomem consciência que o melhor que podem fazer neste momento é continuar a jogar no Sporting, pelo menos mais uma época.

    ReplyDelete
  8. O Sporting só tem que segurar o Ilori, é que já perderam um central (Roberto Dias) para o paços de ferreira. E se não se põem a pau ficam sem centrais para começar o campeonato. Até agora o sporting tem conseguido contratar cirurgicamente, sem grandes alaridos os jogadores, falhando só na contratação de Roberto Dias, mas se começarem a descuidar-se, têm sempre o estoril o paços o Nacional ou o Maritimo sedentos de roubar o esforço feito pelos olheiros do Sporting!

    ReplyDelete
  9. Peyroteo, de acordo. É o melhor para nós e para os jogadores. Os jogadores sabem-no e em condições normais quererão ficar no Sporting.

    PM, essa relação entre os atletas tem de ser feita. Para os nomes que adiantou e muitos outros. Não faz sentido ter X a ganhar 400 mil e presumir que Y deve ganhar metade, apesar ser bastante melhor futebolista que o primeiro. É aí que o Sporting recorrentemente falha: avaliação e relações que estabelece entre os vários elementos do plantel.

    A par, falha ao ter plantéis desequilibrados com 2, 3 e 4 jogadores de qualidade idêntica para a mesma posição, facilitando a desvalorização desportiva de alguns (Adrien e Schaars, como exemplo).

    A par disso, presumir que alguns dos melhores jogadores devem assinar contratos 'modestos' (novamente, refiro-me à relação com outros) apenas porque se viram formados no Sporting, é simplista e parvo. Presumir para efeitos de diabolização que andam a regatear 'ordenadões chorudos', apesar dessas matérias serem tratadas lá dentro, é também parvo.

    Anónimo, atendendo a que não jogará a UEFA, parece-me para já que tem centrais a mais: Maurício, Rojo, Dier e Ilori.
    Fora o que se viu (presumivelmente) contratado para a B, outros que já estariam na B e não considerando jogadores emprestados. O Sporting já contratou 2 defesas-centrais ao mesmo tempo que (aparentemente) não chega a acordo para renovar com Ilori. Isto diz muito.

    ReplyDelete
  10. Caro Manuel Humberto,

    Como um à parte, venho confessar que o meu "feeling" sobre Ghilas não bateu certo. Atribuí demasiado valor à influência de Augusto Inácio sobre o jogador. Pelas informações disponíveis, o avançado terá optado pelo clube que actualmente se encontra em um patamar competitivo mais alto, já que os números do negócio não aparentam estar for do alcance do actual orçamento do Sporting.

    Quanto aos centrais, uma decisão também terá de ser feita quanto a Nuno Reis, já que não o vejo na equipa B. E ainda temos o Tobias Figueiredo, neste momento com a selecção sub-19.

    Um abraço.

    ReplyDelete
  11. Manuel Humberto,

    Completamente de acordo com o seu comentário.

    Em relação ao centrais e "metendo-me" no diálogo com o Anonymous eu não percebo para que é que se foi buscar Maurício. Num ano sem competições europeias Ilori, Dier, Rojo e Nuno Reis davam perfeitamente conta do recado.

    ReplyDelete
  12. Rui Gomes, confirma-se de facto que jogará no Dragão. O FCP não brinca em serviço. Joguem num pelado da Trofa, na equipa B do Benfica, ou no Japão, os melhores vão invariavelmente lá parar.

    PM, não conheço Nuno Reis, hoje ou há mais tempo (já ouço o seu nome mencionado há um bom par de anos ou mais). Só conheço os jogadores que jogam / chegam à equipa principal já que não consumo futebol de formação (não me apela) e também não acompanho os percursos de jogadores que tivessem passado pela equipa e foram entretanto emprestados (Oguchi, Salomão, André Santos ou outros). Às vezes os jogadores vão para outras equipas e porque têm a sorte de encontrar bons treinadores ou pelo mero factor de tempo / utilização, mudam. Mas sim atendendo a que só jogam 2 de cada vez, a contratação de Maurício e Hugo Sousa são desnecessárias, sem qualquer desprezo pelas suas qualidades porque evidentemente nem as conheço. Mesmo sem conhecer, cheira-me no entanto que Maurício nunca despertará o interesse de Laudrup, do Chelsea ou de José Mourinho. Claro, para isto conta um histórico de aquisições que no Sporting não é infelizmente famoso. Já estamos todos infelizmente um pouco vacinados ...

    ReplyDelete
  13. Manuel, os incompetentes falam do Godinho, do jogador, dos agentes, do Padre e do ontem, menos nas suas responsabilidades. Até insultos racistas o clube de fãs do Carvalho profere contra o jogador. É uma vergonha. Ah e a CML ontem pôs em pratos limpos a "promessa" sobre o pavilhão Carlos Lopes. Outra vergonha. Mas os sócios apenas têm aquilo que quiseram, por isso estas coisas já me são quase indiferentes. Só eu sei porque vou ficar em casa.

    ReplyDelete
  14. Lionheart infelizmente tens razão.
    Estava agora mesmo a escrever uma coisa nesse sentido.

    ReplyDelete

Search This Blog