No que ao Sporting respeita: Inaugurado em Março de 2011, encerrado em Maio de 2014, reaberto sob o mesmo nome mas diferente endereço em Agosto de 2016, é este um pequeno e doméstico espaço onde se olha o passado, o presente e o futuro da maior potência desportiva Nacional.
Ademais: Este é um blogue pessoal no qual se vêem analisados outros temas.

Terminado o estágio de pré-temporada para o Benfica, e correspondente regresso a casa, a turma de Jorge Jesus prepara agora a taça de Honra e respectivo embate na meia-final dentro de 3 dias com o Sporting, Sporting que não obstante o compromisso com a prova da AFL, estará estranhamente no Canadá enquanto o torneio decorre. Num período em que o estágio do FCP por terras Holandesas terminou há vários dias e o plantel portista treina em Gaia, as movimentações destes 2 clubes contrastam com as do Sporting que num registo marcadamente diferente realiza o estágio de pré-temporada depois dos rivais, treinando ontem pela 1ª vez no Canadá tendo em vista o duplo-confronto com uma equipa local (Kitchener) e os Uruguaios do Peñarol. O 1º dos encontros tem início marcado para daqui a meia-hora e constituirá a 1ª ocasião onde poderemos ver em acção o Sporting de Leonardo Jardim, jogo que poderá felizmente ver-se acompanhado na internet.

No âmbito de movimentações desportivas, embora os temas não tenham uma relação óbvia, à superfície, para os adeptos, apesar de algumas mexidas que têm existido, estes calendários reforçam a noção de que no Sporting, para efeitos de evolução, anda tudo basicamente parado ou atrasado. As dúvidas no plantel são nesta altura mais do que muitas, confirmadas pelo presidente do Sporting, e as boas notícias entre-épocas resumem-se ao reforço de Jefferson para a posição de lateral-esquerdo. Ao leque de boas notícias, inserida no período de pré-temporada, podemos acrescentar a vitória sobre o Tourizense na Mealhada e faltando consumar reforços para 2 posições, a mais urgente na frente de ataque, pela saída de Wolfswinkel, além das já conhecidas necessidades pendentes e outras relacionadas à renovação de alguns dos mais importantes jogadores da equipa A, domínio no qual o Sporting também enfrenta problemas dos quais se destacam (para já) Bruma (não excluindo outros), acresce o problema levantado na lateral-direita pelas saídas de Miguel Lopes e Arias. Para efeitos de equipa, esta posição (direita), era uma das 6 ou 7 que ao contrário de outras não requeriam mudança. Em termos de alterações com impacto positivo é basicamente isto: Jefferson. Obviamente, tratando-se dum lateral, dificilmente o atleta estará em condições de revelar-se um jogador decisivo na equipa do Sporting.

No mais, não obstante confessa ignorância sobre os jogadores, não é expectável que os ingressos de Maurício Nascimento, Salim Cissé e Hugo Sousa se traduzam na resolução de algum problema, ao passo que não interpretarei como positiva ou negativa a saída de Stijn Schaars porque dependerá da utilização que o Sporting fizer de outros futebolistas do seu plantel (Adrien e não só). Jeffrén, Viola, Evaldo e Pranjic estarão presumivelmente de saída embora as suas colocações noutros clubes careçam (via empréstimo ou transferência) confirmação, e o presidente do Sporting reconhecendo abordagens ou contactos (não propostas) por Ghilas e Luis Fariña, os jogadores, como é sabido, assinaram respectivamente por FC Porto e SL Benfica. Ao que parece estaremos interessados no concurso dos Brasileiros Kanu (outro central) e Welder (lateral-direito), embora Fredy Montero seja o único, a par de Jefferson, que poderá ser visto como real reforço não de plantel mas de 11. Ao contrário de Jefferson, actuando próximo da baliza e tratando-se dum avançado, caso se confirme um bom jogador, o Colombiano estará em condições de se revelar decisivo para o Sporting, numa extensão superior a Wolfswinkel.

Como tive oportunidade de referir, os nossos adversários percorrendo fases mais adiantadas e esclarecedoras em matéria de redefinição dos plantéis e preparação das equipas, têm materializado resultados indiscutivelmente positivos. O SC Braga do Professor Jesualdo Ferreira derrotou ontem os Ingleses do Sheffield Wednesday por 3-1, ao passo que no rescaldo do respectivo estágio, o FC Porto confirma excelentes indicações com uma boa exibição e vitória expressiva sobre o Olympique de Marseille (3-0). Excelentes notícias para os portistas que não deverão temer quebras de produção sob orientação de Paulo Fonseca. Já o Benfica, como se antecipava, prossegue sólido na sua caminhada e em matéria de produção deixa boas indicações nos confrontos com Bordeaux (3-3), Suiços do FC Sion (3-2) e Etoile-Carouge (1-6), abrindo-se o apetite para aquilo que alguns dos seus reforços poderão oferecer a uma equipa que se apresentará em 2013/14 com importantes alterações no seu 11.

Regressando ao Sporting, faltando 32 minutos para o jogo com o Kitchener, os fundamentais motivos de interesse prendem-se com as primeiras imagens daqueles que serão (provavelmente) os nossos maiores reforços: 5 ou 6 jogadores que ao longo da temporada passada actuavam na equipa B.

Esperemos que compensem uma estranha letargia que a nível desportivo se parece ter apoderado do clube.

Kitchenar a moleza: eis finalmente o Sporting de 2013

Posted on

Wednesday, 17 July 2013

12 Comments
  1. Obstáculo Transmontano18 July 2013 at 00:02

    Estás a ver o jogo?

    ReplyDelete
  2. Não, não está a ser transmitido por nenhuma estação Canadiana. Logo, não existe stream na net.

    Excelente esta pré-época, a todos os níveis. Autêntica maravilha.

    ReplyDelete
  3. Com quem é que o Sporting jogou afinal? Nem o site do clube acerta com o nome desse "clube". Isto é tudo tão ridículo que nem tem qualificação.

    ReplyDelete
  4. Parado e atrasado anda o seu cérebro!

    ReplyDelete
  5. kitchenette pá, kitchenette !!

    ReplyDelete
  6. O jogo de ontem só é jogo por generosidade de quem comenta. Foi um treino com uns pinos sofisticados. Contudo, mesmo a sofisticação dos pinos está longe de ser significativa. Quando assim é torna-se difícil fazer uma avaliação da qualidade quer de jogadores quer da equipa em geral. Qualquer análise que separe o que está bem e o que está mal no treino de ontem será, sempre, pouco fundamentada apenas porque o contexto não é, de forma alguma, propício.

    De resto, creio que és (Manuel) demasiado moderado na análise que fazes a dois temas: a organização da pré-temporada e o estado do plantel.

    Quanto à pré-temporada parece-me que a sua organização foi má ao ponto de ter a equipa num torneio no estoril enquanto passeia pelo Canada assim como foi má na medida em que não temos quase informação. Deveria ter existido um esforço no sentido de aproximar os adeptos do clube pela constante informação e transmissão de momentos de treino, jogo, entrevistas, etc. Não se pede um canal de televisão, pode ser apenas um canal WEB, até videos no youtube servem em comparação com o quase zero de acesso que temos hoje.

    O estado do plantel está longe de ser satisfatório. Ainda há tempo mas estamos numa fase demasiado atrasada e a consequência poderá ser uma pré temporada em Agosto e Setembro com todas as implicações desportivas que isso, certamente, terá. E esta questão associada à gritante falta de talento do grupo torna-se particularmente preocupante.

    Temos um grupo com pouco talento e os reforços dificilmente estão ai para melhorar esse cenário. Jefferson resolve um problema mas Mauricio, Cisse e Hugo Sousa não parecem resolver o que quer que seja. Quanto a Salim Cisse digo mesmo que temo o pior ao ver o golo que marcou no primeiro amigável da temporada. É que com o GR mal colocado e, portanto, um lado da baliza completamente aberto, o jogador opta por atirar em força contra o GR. Temo o pior.

    Não me parece ilegítimo reduzir o orçamento. Mas temos de ser realistas, sem significativas alterações tudo o que seja pedir mais que um lugar no top 5 é pedir demais.



    ReplyDelete
  7. JMM, concordo por inteiro, aos níveis de organização e perspectivas oferecidas pelo plantel (qualidade), com 5 ou 6 enormes pontos de interrogação para o que alguns jogadores o ano passado na B podem este ano fazer, uma vez integrados no plantel de L. Jardim (os que se virem integrados, obviamente).
    A questão da informação é particularmente incomodativa.
    Não só existe falta de conteúdo, andando tudo basicamente parado, como o pouco que se faz não é divulgado.

    ReplyDelete
  8. Veremos no que vai dar. Em termos de organizacao parece claramente muito mal organizado, mas o que realmente interessa e' ter alguem que ensine os jogadores a jogar a bola. No ano passado, a pre-epoca parecia correr normalmente, mas a frente do plantel estava alguem que falhou em toda a linha no que ensinar a jogar futebol dizia respeito, chegando mesmo a des-ensinar os jogadores a jogar futebol.

    E isso e' o que verdadeiramente interessa. EStamos verdadeiramente nas maos da competencia do treinador.

    Em relacao ao Taca da AFL, ja tive a oportunidade de escrever que na minha opiniao se deveria ter formalmente abdicado de participar e permitido o Atletico participar na prova em nosso lugar.

    Parece-me que as pessoas no Sporting se aperceberam que o plantel actual nao tem condicoes para oferecer um embate minimanente competitivo ao Benfica e por isso arranjaram uma forma de se escapar ao jogo. Sendo assim, e estou convicto que sim, faltou frontalidade e coragem a quem de direito(tao propaladas pela actual direccao). Nao era preciso grandes justificacoes. Bastava dizer que por incompatibilidade de calendario, o Sporting abdica de participar. Assim vai ser um desprestigio para a competicao (e nao duvido que este acto sera pago com juros mais tarde...) e para o "jogo" que vai acontecer. Alguns jogadores vao ser entregues ao matadouro (e isso tambem nao sera esquecido...)e no minimo, nao e' bonito.

    Alias, este tipo de comportamento, de chico-espertismo, em que as coisas nao sao ditas, ou sao ditas de forma tao passageira, para ver se se consegue que ninguem note, comecam a ser demasiado comuns em Bruno de Carvalho (mesmo nao envolvendo o Sporting, vide as razoes avancadas pela CML para anular o concurso ganho pela FAG de exploracao do pavilhao Carlos Lopes).

    Tudo isto nao augura nada de bom.

    ReplyDelete
  9. João, concordo com a questão do treinador. Ontem numa mensagem referi em comentário que ainda é um dos elementos (mensagem do 'Futebol a 3', não aqui) que me faz olhar a próxima época com algum optimismo: Leonardo Jardim. Como diz, Sá Pinto não se revelou infelizmente um bom treinador para o Sporting, embora em 2011/12 e início de 2012/13 eu olhasse o seu comando técnico com muito optimismo, situando-me no estado de espírito mantido nessa altura. Hoje é semelhante, embora partamos de uma situação em que perdemos o contributo de um treinador que já nos enchia as medidas - Jesualdo Ferreira. No mais, as decisões de plantel (entradas, saídas, permanências), tal como em 2012/13, deixam bastante a desejar, parecendo-me que andamos de grosso modo a cometer o mesmo tipo de erros.

    Sobre a AFL, os sportinguistas há muito interiorizaram que provavelmente não estaremos nem pouco mais ou menos no mesmo plano dos nossos rivais, por isso o resultado do SCP - SLB não seria o mais importante. A atmosfera do encontro, por ser o Benfica, tal qual a perspectiva de ao fim de mais de 1 ano voltar a enfrentar possivelmente o Belenenses (ou no jogo de 3º e 4º lugar ou mesmo na final), isso é que seria importante capitalizar. 90% de nós não exige nesta altura resultados, somente indícios de crescimento e evolução na sequência do que fazia Jesualdo Ferreira.

    Já sobre o estado de espírito dos dirigentes do Sporting, ou aquilo que pretendem com a decisão de não marcar presença na prova, ou aquilo que receiam, evidentemente não conheço.

    ReplyDelete
  10. Os gajos do Benfica ainda foram mais parvos. Esses então nem tão em estágio nenhum, e fazem uma convocatória daquelas. Fossem p a m"#"#"# os dois... Espero q esta convocatória n seja referente aos dois dias, q amanhã pelo menos o Benfica se apresente com outros jogadores. Patético.

    Abraço, Manuel.

    PS - andam a fazer amigáveis contra as terceiras divisões de paises da tanga e tinham aqui um jogo interessante para disputar e fazem isto. Para além do desrespeito pelo taça. Espero que o Belenenses e o Estoril saibam estar à altura, ao contrário de Benfica e Sporting.

    ReplyDelete
  11. PB, e com isto concentram-se as atenções no resultado e na generalizada satisfação pelo Benfica não levar os melhores jogadores, ficando o Sporting a salvo duma punição no relvado, quando o resultado do jogo era o menos importante de tudo. Prioridades trocadas. De longe o menos importante. Os clubes não se dão ao respeito, perdem as instituições, os adeptos, o torneio e o futebol PT. Um abraço.

    ReplyDelete
  12. Queres comentar o Bruno Carvalho em pé no banco durante o jogo com o Kitchenet? Ou o BC no banco em qq jogo, com Inácio responsável pelo futebol fora do banco por não haver lugar para ele na ficha de jogo...? LOL

    ReplyDelete

Search This Blog