O Sporting não ostenta a bandeira ecléctica porque lhe apetece: tem em 105 anos de vida milhares de títulos porque foi programado para tal, por ter sido à nascença concebido sob o espírito que o seu fundador desejou que demonstrasse, razão pela qual se trata de vocação. Como canta o poema do Centenário, já sabias ao que vinhas, verso de interpretação literal porque José Alvalade fundou o clube que idealizou. Sabia desde o início o que queria.






Nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, Suécia, 1912, António Stromp, fundador e atleta do Sporting Club de Portugal, prepara-se para correr os 100 metros. Tratou-se da estreia do primeiro atleta Olímpico do Sporting e da nação onde se baseia. Foi a 6 de Julho de 1912.

Relatório Oficial dos Jogos de Estocolmo, 1912, p. 350


First Round.
 Saturday, 6 July.
Fifth heat. 1. V. H. A. D' Arcy, Great Britain; 2. R. Povey, South Africa.
Also ran: A. Stromp, Portugal. --- A hard struggle for first place between the leaders ; d'Arcy was the better man, but it was not before the last few metres of the finish that he could shake off the South African, winning by a metre.

O primeiro atleta Olímpico Português. Estreia de António Stromp nos JO de Estocolmo, 1912

Posted on

Saturday, 6 July 2013

3 Comments
  1. Gostava de ver essa lista de 16 mil títulos....

    Mas também a concordar com 32ª lugares tudo é possível...

    ReplyDelete
  2. Em tempos tive uma discussão com um amigo porque ele cismava que Francisco Lázaro - Paz à sua Alma - era o 1º corredor dessas Olimpíadas, apesar de lhe dizer que era António Stromp. Agora tenho a certeza que eu tinha razão.
    É um prazer ler este blog diariamente, obrigado por mais esta relíquia.

    ReplyDelete
  3. Caro Monteiro, obrigado pelas generosas palavras. A menção que faz ao malogrado Francisco Lázaro é inteiramente merecida e sim, na discussão que refere a razão está completamente do seu lado: Lázaro correu a 14 de Julho. A. Stromp correu como vimos a 6 de Julho. É óbvio que isto do «primeiro atleta Olímpico Português» é algo sem grande substância. Verdade seja dita, nenhuma: Portugal participou com 6 atletas e independentemente de quem actuou primeiro os 6 por igual são os primeiros atletas Olímpicos Portugueses.

    Francisco Lázaro foi o porta-estandarte da delegação Portuguesa nos Jogos e em circunstâncias trágicas viria a falecer à passagem do Km 30 da Maratona (participou nessa prova).

    ReplyDelete

Search This Blog