“A substância fundamental do progresso desportivo do Sporting é um fogo clubista que incessantemente se acende. É o suporte de vida do espírito leonino; é uma matéria viva ...”


No que ao Sporting respeita: Inaugurado em Março de 2011, encerrado em Maio de 2014, reaberto sob o mesmo nome mas diferente endereço em Agosto de 2016, é este um pequeno e doméstico espaço onde se olha o passado, o presente e o futuro da maior potência desportiva Nacional.
Ademais: Este é um blogue pessoal no qual se vêem analisados outros temas, bem como um depósito para comentários sobre diversos tópicos que vou deixando um pouco por toda a parte.
Para deixar um comentário: Clica no título do respectivo 'post' (à direita do texto). Alternativamente, usa a tua conta do FB. Regras superficiais de utilização: Emprega bom-senso.

~ Leonardo Jardim ficará no Sporting Clube de Portugal pelo menos 2 anos.
~ O Sporting está com o treinador que queria. Foi uma escolha que foi feita.
~ O passe de Rui Patrício pertence a Holdimo, ao próprio, ao seu agente e ao Sporting, declaração que deixa perceber a Holdimo como um dos parceiros da SAD na compra e venda de percentagens de passes de jogadores (fundos).
~ Se a reestruturação for adiante recuperaremos 20% do passe de Rui Patrício.
~ Ainda não aparecerem propostas suficientemente boas por jogadores do Sporting.
~ O lançamento de jovens na equipa do Sporting sem acautelar (passado) as suas renovações contratuais dificultará (presente) a renovação desses mesmos contratos. As coisas estão a prolongar-se? Sim, mas haver dossiers em aberto ainda é um bom sinal para o Sporting. Não me sinto pressionado para renovar com eles. Os jogadores têm de pensar que assinar contratos milionários em idades precoces dificulta as suas transferências para clubes melhores.
~ Existia algum pré-acordo entre Jesualdo Ferreira e o SC Braga a duas jornadas do fim do campeonato? Não faço ideia.
~ Este generalizado silêncio é preocupante e um sinal de impotência? Não. Estamos a fazer tudo o que queremos e a negociar com todos os jogadores que queremos. Os jornais não estão a acertar e isso é bom. Sabemos perfeitamente o que queremos e iremos apresentar. Avançado? Já tratámos disso no tempo devido.
~ O vice-presidente do FCP foi de uma enorme má educação e não me faltou ao respeito pessoalmente. Faltou ao respeito ao presidente do Sporting.
~ Não houve nenhum contacto do FCP ou do SLB por Rui Patrício.
~ Encontrámos pessoas (funcionários) com cláusulas de rescisão na casa do 1/2 milhão. Foi muito difícil perceber quem ganhava o quê. A direcção anterior não foi leal nas questões financeiras pendentes que deixou por resolver (regras de fair-play financeiro da UEFA).
~ O Sporting tem cerca de 750 pessoas sob contrato, entre atletas e funcionários. Funcionários são cerca de 300. A rescisão com 60 funcionários implicará uma poupança de 3 Milhões de Euros por ano.
~ O Sporting tem dinheiro para investir? Nenhum clube Português tem meios para o que gostaria.
~ O Sporting irá reduzir o orçamento para as suas modalidades? Os outros clubes também irão reduzi-los embora o nosso caminho esteja traçado e não dependa deles.
~ Quando ouço Nobre Guedes dizer que o Sporting CP não tem salvação, graças a Deus que os sócios do Sporting decidiram a partir de Março interromper esse caminho.
~ NA AG (próximo dia 30) apresentaremos aos sócios uma radiografia da situação financeira do clube. A auditoria de gestão avançará e confirmará o que andei a dizer durante 2 anos.
~ O Sporting estava desde Dezembro a negociar um PER (Processo Especial de Revitalização) com os Bancos. Quando chegámos ao Sporting não havia nada feito sobre a reestruturação financeira. Zero. Disseram que venderam Wolfswinkel para pagar salários mas não estava nada pago.
~ Encontrámos o pior possível e imaginário, expoente máximo da estupidez humana.
~ O Sporting não tinha ordenados em dia quando entrámos. Tinha 2 meses em atraso. No universo de funcionários uns tinham recebido, outros não.
~ É claro que há caminhos alternativos. Primeiro esta reestruturação. Se os sócios não quiserem, temos o PER. E se não quiserem o PER, temos a insolvência. Há caminhos alternativos.
~ A SAD deixará de apresentar resultados operacionais negativos. Cumprirei esta promessa.
~ O Sporting CP deve à Banca, indirectamente, via SPM, 121 Milhões. O Sporting CP deve à Sporting SAD 44 Milhões. Directamente, o Sporting CP deve à Banca 7 Milhões. No total o Sporting CP deve 172 Milhões.
~ Com esta operação (reestruturação) ficaremos (Sporting CP) a dever 70 Milhões à Banca.
~ A dívida total do Grupo Sporting é de 354 Milhões. Depois da reestruturação passará para 206 Milhões. O passivo Bancário é de 268 Milhões. Com a reestruturação passará para 158 Milhões. A restante dívida é de 86 Milhões e passará para 48 Milhões.
~ Com esta reestruturação ficaremos menos reféns da Banca. Pela primeira vez em muitos anos teremos o nosso próprio futuro nas mãos.
~ O Sporting tinha para com a Holdimo uma dúvida de 20 Milhões de Euros. Além disso a Holdimo tinha percentagens dos passes de 28 jogadores.
~ Deixando de ter a dívida de 20 Milhões (para com a Holdimo) é como se entrassem novos investidores. Além disso recuperaremos as percentagens dos passes dos 28 jogadores.
~ Tentaremos também recuperar as percentagens de outros jogadores (além dos 28).
~ Não quero (como fazem outros) vender um jogador por 70 Milhões e ficar (para o clube) 500 mil.
~ A Sporting TV não é para avançar nesta fase. O anterior projecto de TV era uma megalomania que só traria custos.
~ O Sporting tem salvação? Não tenho nenhuma dúvida sobre isso. Senão não estaria aqui
~ O Sporting é uma massa crítica adormecida. As pessoas estão sedentes de estar, participar, acreditar. Somos 3 milhões de pessoas com muita força e muita alegria.
~ Não interessam o presidente nem as direcções. A única coisa que não podemos perder é a massa de adeptos. São a única garantia que temos.
~ Enquanto cumprirmos as nossas obrigações para com a Banca, até 2025 (prazo em que vencem as VMOC), o Sporting CP terá a participação maioritária no capital da sua SAD.
~ As novidades sobre jogadores serão dadas quando eu quiser. Quando me apetecer.

O que foi dito na entrevista à SIC Notícias

Posted on

Tuesday, 25 June 2013

2 Comments
  1. Gabo-te a paciência de estar a ver isso, Manuel. Nem faço comentários a patranhas. O tempo esclarecerá tudo. Até lá, amanhem-se.

    ReplyDelete
  2. Anonymus,

    Muito bem, se porto e benfica quiserem o suposto perdão da dívida só tem de se sentar com os credores e negociar. Abdiquem dos seus salários milionários como o Sporting irá fazer, moderem as suas contratações como o Sporting irá fazer, apostem no produto da formação como o Sporting irá fazer...

    Gostava ver, especialmente o LFV. Os próprios adeptos sabem que o mais importante neste momento no benfica é fazerem os negócios para distribuir a massa entre vários bolsos.O clube está feito um entreposto comercial de jogadores e no dia em que ele se vir obrigado a fazer uma reestruturarão deste tipo, sairá do clube pois as vantagens de ser presidente acabam.

    ReplyDelete

Search This Blog