No que ao Sporting respeita: Inaugurado em Março de 2011, encerrado em Maio de 2014, reaberto sob o mesmo nome mas diferente endereço em Agosto de 2016, é este um pequeno e doméstico espaço onde se olha o passado, o presente e o futuro da maior potência desportiva Nacional.
O melhor do clube são as pessoas, mas não são quaisquer pessoas. Foram os nossos fundadores, atletas e treinadores. É a nossa história. O clube não és tu, não sou eu, nem «somos nós». São eles. As mensagens que publicarmos evidenciarão esse intuito, versando sobre a instituição, a sua notável história, acumulado de feitos presentes e passados, proeminentes homens que a serviram e ergueram, cumprimentando as suas memórias mas mais importante, preservando a sua autoridade, ainda que não vivam entre nós.
Ademais: Este é um blogue pessoal no qual se vêem analisados outros temas.

Não obstante a complicada missão, tendo defrontado o vice-campeão (Benfica) e a 3ª classificada (UD Oliveirense) nas duas últimas jornadas, o empate obtido hoje na recepção à equipa de Oliveira de Azeméis permitiu ao Sporting garantir um lugar na I Divisão do hóquei Nacional. Atendendo ao carácter e vicissitudes duma, chamemos-lhe, secção obrigada a inventar soluções para com pouco, fazer muito, esta permanência será uma das maiores vitórias de uma equipa do Sporting na época quase finda. No jogo de hoje, depois de terem estado a perder por 4-0, os «leões» deram a volta. A 'cavalgada' do Sporting foi impressionante, com golos de Mário Rodrigues, Ricardo Figueira (2) e Tiago Nogueira (2). O empate final (6-6) deixou o Sporting com 29 pontos, e a conjugação de resultados nesta última jornada - derrota do HA de Cambra diante do Benfica e derrota do HC 'Os Tigres' diante da AD 'Os Limianos', foi suficiente para a equipa do Sporting cumprir o seu objectivo (permanência).

Além do campeonato Nacional de hóquei, outro conjunto conhecera na última semana o seu 'destino'. Cumprindo uma tradição centenária, uma fabulosa equipa formada por 3 bravos sportinguistas sagrou-se campeã Nacional absoluta de tiro (carabina deitado, 50 metros). Tal como na última época, não é demais reiterar a importância que esta modalidade tem no Olimpismo, ou a fundamental influência no desenvolvimento de qualidades como a destreza, encontro perfeito entre mente e corpo, resultantes num equilíbrio sensorial tremendo que poucas experiências reproduzem.

Além disso, os melhores atiradores da península Ibérica são do Sporting.
A melhor escola de tiro da Europa, também é do Sporting.

Resultados bem diferentes para duas modalidades, mas duas igualmente importantes vitórias para o clube. Nomeadamente, para todos os atletas e treinadores envolvidos.

De igual modo, desejamos força à equipa de ténis de mesa que tem de superar em Alvalade a desvantagem no 1º jogo da final frente ao Toledos, derrota por 4-1 nos Açores, e à equipa de futsal na sua final frente ao Benfica. No futsal, faço votos para que o nosso favoritismo se materialize, não deixando de recordar que em 2009/10 sagrámo-nos campeões Nacionais no pavilhão do Benfica quando não éramos os principais candidatos à vitória final.

Não tenho dúvidas nenhumas de que somos superiores ao Benfica.
O Sporting joga melhor, tem melhores jogadores, encara melhor o jogo, tem maior dinâmica em campo, é mais pressionante e, naquilo que depender de mim, todos os jogos desta fase final são para ganhar”.

Treinador do ano em Alvalade - Nuno Dias


Mas a partir de então, a 'cavalgada' do Sporting foi impressionante. Com a precisão de um tiro ...

Posted on

Saturday, 8 June 2013

11 Comments
  1. "Além disso, os melhores atiradores da península Ibérica são do Sporting.
    A melhor escola de tiro da Europa, também é do Sporting."

    Estás a falar a sério???

    Se estiveres a falar a sério gostava que provasses...

    ReplyDelete
  2. E pronto, já esta em marcha, sim, potque este post é só uma maneira de começar a arranjar argumentos para o post "Sporting, consensual vencedor por equipas de 2012/2013"

    ReplyDelete
  3. Não pessoa Anónima, porque infelizmente não existiram nesta época percursos Europeus de destaque, ao nível de equipas. Bem pelo contrário. Agora se nos sagrarmos, como desejo, campeões Nacionais de ténis de mesa e futsal, juntando aos títulos Nacionais já conquistados nesta temporada (taças e campeonatos, noutras ou nas mesmas modalidades, em referência ao futsal, cuja taça de Portugal já é nossa), a época terá terminado em bom tom.

    O "consensual vencedor por equipas de 2012/2013" será o Benfica, independentemente do desfecho no futsal. Claramente.

    1ª pessoa Anónima, em carabina deitado, a 50 metros? É que não dá hipótese. Pergunte a qualquer atirador Polaco, Alemão, Finlandês, ou Checo ...

    ReplyDelete
  4. Um gajo pede provas e sai isto:

    "1ª pessoa Anónima, em carabina deitado, a 50 metros? É que não dá hipótese. Pergunte a qualquer atirador Polaco, Alemão, Finlandês, ou Checo ..."

    ReplyDelete
  5. Exactamente ó 1º anónimo... é só arranjares o email ou o numero pessoal de uma qualquer atirador Polaco, Finlandês, ou Checo e ligares a perguntar, "É pah... então afinal de contas quem são os melhores"... queres mais simples do que isto?

    Se não tiveres para isso, consulta este link por exemplo... http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiro_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2012_-_Carabina_deitado_50_m_masculino

    e podes ver os 50 primeiros classificados dos últimos jogos olímpicos nessa modalidade, da para ver que dos primeiros 50 classificados grande parte são europeus, e dessa grande parte, arrisco a dizer que 90% vieram das escolas do Sporting, que é a melhor da europa!

    Ou então se preferires, http://www.fptiro.net/fotos/editor2/2013/rankings/tor_diaolimpico_2013.pdf

    Ou então vais ao site do oficial do Sporting, e tenta ir lá buscar informação... ups, pera lá... então o plantel que lá está é de 2011/2012, logo numa modalidade com tradição centenária em que foram campeões nacionais e que têm a melhor escola da Europa, os melhores atiradores Ibericos e os melhores treinadores Inter-planetários, e as melhores condições para a pratica do universo, e não tem lá informação nenhuma desta época!!!

    Mas 1º anónimo, antes que me perguntes acerca da minha afirmação "melhores treinadores inter-planetários", dou-lhe já a resposta... pergunte a qualquer treinador Marciano, Plutónico, Saturnês ou Mercuriano...!

    ReplyDelete
  6. Relativamente ao link da competição nacional, eu como não sou muito conhecedor da matéria, para bem da competetividade da própria competição, o facto de grande parte dos clubes participantes não terem pontuação numa boa parte das provas, espero que não signifique que não participaram nela... dou o exemplo, o Sporting foi o campeão, com pontuação em 6 provas... o segundo classificado teve pontuação em 3!!! de notar que na prova de carabina deitado, grande ex-libiris do Sporting, foi a equipa (das que têm pontos) que teve pontuação mais baixa

    ReplyDelete
  7. uma correção... o plantel de séniores no site oficial do Sporting é de 2010/2011 e não de 2011/2012 como tinha dito

    ReplyDelete
  8. Em relação ao hóquei em patins gostei que o Sporting CP tivesse permanecido, não é contra o HC "os Tigres" que se consegue ter o entusiasmo que há nos jogos contra o Sporting CP.

    Quanto à carabina, lamento muito que o SL Benfica não tenha esse desporto que desperta tantas paixões...

    ReplyDelete
  9. Tirando isto : "A melhor escola de tiro da Europa, também é do Sporting.", das quais este blog devia abster de certo tipo de afirmações que não consegue provar e que só serve para ser alvo de chacota e dar cabo do principal do post....
    Que afinal foi sim a grande garra do hóquei do SCP a recuperar contra uma forte Oliveirense e a conseguir ficar entre os grandes. E ainda bem.
    Quanto ao futsal o SCP é claramente favorito, resta-me esperar pela garra dos meus a ver se há milagre.

    ReplyDelete
  10. Obrigado pelo salutar desportivismo, Bicadas de Águia. E parabéns por não deixares que o avassalador domínio dos atiradores «leoninos» na Europa te machuque o orgulho. Afinal de contas eles 'atiram' pelos próprios, pelo Sporting CP, e por Portugal. Em suma, por nós todos.

    Quanto ao futsal, tratando-se de duas boas equipas, não obstante o Sporting CP ser favorito, está tudo em aberto.

    ReplyDelete

Search This Blog