Se ao nível de comandos técnicos a continuidade de Jorge Jesus foi suficiente para darmos ao Benfica a dianteira de 2013/14, as recentes movimentações no mercado de transferências parecem para já confirmar o seu ascendente sobre os directos rivais. Olhadas as entradas já oficializadas, temos:
(Dadas as dúvidas que durante muito tempo rodearam o treinador do Benfica, iremos incluí-lo na lista.)

Benfica,
Jorge Jesus, Didi, Valente, Stefan Mitrović, Lazar Marković, Filip Marković e Steven Vitória.
FC Porto,
Paulo Fonseca, Carlos Eduardo, Licá, Josué e Juan Iturbe.
Sporting CP,
Leonardo Jardim, Jefferson, Wilson Eduardo, Nuno Reis, André Santos e Diogo Salomão.
SC Braga,
Jesualdo Ferreira, Edinho, Rafael Porcellis, Vítor Bastos, Ezequiel, Welthon, Joãozinho, Djibril, Florent e Salvador Agra.

No Benfica, Steven Vitória constitui-se como um reforço de enorme qualidade, um que desejaria tivesse sido efectivado pelo Sporting. Tratando-se dum central tecnicamente muito evoluído, orientado por Jorge Jesus, será vê-lo transformar-se rapidamente num dos melhores elementos do 11. A par, confiando-se no retrato que o (até há pouco tempo) treinador do Inter, Andrea Stramaccioni, faz do avançado Lazar Marković, somado às suspeitas de qualidade que a contratação do médio (seu irmão) Filip Marković encerra, assistimos ao factual reforço das pretensões do Benfica para a época que terá início dentro de sensivelmente duas semanas.

Dos clubes apresentados o Sporting é, sem surpresa, o mais atrasado dos 4, não tanto pela existência de um só e único reforço para o seu 11, Jefferson (o principal objectivo do defeso é o reforço do 11, não o reforço do plantel, pelo que importa recrutar pouco e bem), mas pela demora em confirmar as permanências de Tiago Ilori e Bruma na sua equipa, permanências aparentemente colocadas em causa pelas dificuldades de renegociação dos seus contratos. Simultaneamente, tardam as confirmações das transferências (saídas) de atletas como Capel, Jeffrén, Boulahrouz, Oguchi Onyewu e/ou outros.

Faltando poucos dias para a época começar, vai passando a ideia de que no Sporting, ao nível de plantel principal, está quase tudo por fazer.

Acelerar o passo, Sporting

Posted on

Monday, 17 June 2013

13 Comments
  1. Tem de ser a direcção a ditar os timmings,não pode ser de forma alguma os jornais ou os adeptos a decidirem.

    Alem do mais cada vez é mais óbvio que só após a aprovação(ou não,isso é algo que nos sócios depois vamos decidir)da reestruturação do clube vai haver maior margem de manobra para resolver algumas questões pendentes.

    É preciso calma e paciência,não vale a pena sofrer em antecipação.

    Com o estado cadavérico que o Godinho Lopes deixou o clube seria preciso um Abramovich ou Rybolovlev para resolver todos os problemas num par de meses.É preciso calma.

    ReplyDelete
  2. Infelizmente é o calendário que dita os timings, não a direcção do Sporting.
    De igual modo, no concurso de jogadores, os timings são (para o bem e para o mal) ditados pelo Sporting e por alguns dos seus directos concorrentes. Neste caso, o SLB recrutando Steven Vitória, o jogador fica imediatamente fora do alcance do Sporting. Tal como Steven Vitória, outros.

    A referência (nas suas palavras) ao "estado cadavérico do clube" é para este efeito (plantel principal) manifestamente exagerada. O Sporting precisa na minha opinião de reforçar-se com não mais do que 3 jogadores. Tudo o mais centra-se em saídas e permanências, tarefa ao perfeito alcance dos responsáveis.

    ReplyDelete
  3. Lembrar que também Filip Djuric foi contratado pelo Benfica.

    ReplyDelete
  4. O facto de achar que o Sporting esta bem de "saúde" mostra uma desfaçatez tremenda com a realidade.

    Entendo melhor agora o objectivo dos seu post.Não incomodo mais sendo assim,já percebi do que se trata.

    ReplyDelete
  5. Sim se vem aqui para desvirtuar, fazer-me perder tempo, fazer interpretações abusivas e estúpidas, por favor não incomode. Se vem para fazer campanha, como o seu 1º comentário sugere, a favor ou contra A, B, C ou D, tem outros «blogues» talhados para o efeito. No mais não tenho dúvidas de que percebeu tudo.

    Muita saúde e uma excelente semana.

    ReplyDelete
  6. Manuel, as vozes do dono também vêm para aqui, que se há-de fazer? Tens de ter paciência...

    ReplyDelete
  7. Infelizmente assim é Lionheart. Para a grande maioria dos ilustres consumidores destes meios todo e qualquer assunto vê-se relacionado a pró ou anti Bruno de Carvalho / Godinho Lopes. É a redução de Sporting a uma expressão bem pequena. Mas para isso têm boa solução: colocar directamente as suas angústias a Bruno de Carvalho, Godinho Lopes, ou discutir entre-si em «blogues» que partilhem a mesma histeria. Escolha é o que não falta.

    ReplyDelete
  8. Anónimo, guiei-me por esta lista:
    http://www.zerozero.pt/transfers.php/main_teams
    São 6 páginas e em nenhuma consta Filip Đuričić. De igual modo, em nenhuma consta Miralem Sulejmani, outro reforço do Benfica que já terá assinado.

    Tal como Đuričić, Jugoslavo.

    Em todo o caso, não faço ideia de quem são estes jogadores (os 5, Lazar Marković, Filip Marković, Stefan Mitrović, Filip Đuričić e Miralem Sulejmani). O que motivou este «post» foi mesmo a contratação de Vitória: excelente reforço, daqueles que verdadeiramente interessam às equipas 'grandes'.

    ReplyDelete
  9. O Djuricic e o Sulejmani já foram apresentados oficialmente pelo Benfica.

    ReplyDelete
  10. O Jorge Jesus deu-te plena razão quanto ao Steven Vitória, Manuel. Ser contratado, ou até associado, ao Benfica, é hoje uma prova de qualidade/potencial. Não há que negar. Jorge Jesus parece ter poderes reforçados na estrutura, e quem ele trouxe consigo para o Benfica (treinadores e não só) também. Ficam dependentes de um homem - porque os outros estão lá por causa dele, e quando ele sair provavelmente sairão com ele -, mas enquanto o aguentarem não partem nunca em desvantagem face ao FCP. E isso é muito.

    Steven Vitória (a fiar-me sobretudo pela tua opinião, com que na larga maioria das vezes estou de acordo) já foi. Josué também. Hugo Viana, o mesmo. Ghilas parece difícil e de H. Barbosa não se ouve nada... é pena.

    Quanto ao Benfica, o Sulejmani só conheço do Youtube. O que lá mostra, porém, é muito bom. Se for capaz de fazer aquilo regularmente durante os 90 minutos, jogo após jogo (é sempre essa a grande questão), vem brilhar. Djuricic já conheço melhor, porque vi pelo menos uns 4/5 jogos do Heerenveen. Tem muito talento/potencial. Ainda assim, parece-me inflacionado: mais depressa ia buscar companheiros seus, como o Jukka Raitala, o Nordfeldt (muito bom guarda-redes) e sobretudo os 2 grandes jogadores da equipa, os médios Sven Kums (belga) e o jovem Marten de Roon (muito potencial). Mas o Djuricic é muito bom... apenas incomportável para os nossos cofres.

    Em relação ao 3º lugar, que ainda há pouco discutíamos... o Braga está-se a reforçar bem. Não vai ser fácil.

    Quanto a nós, o fundamental é mesmo mantermos o Ilori e o Bruma. Se lhes podermos acrescentar 1 criativo e 1 avançado (Ghilas era excelente...) já seria muito bom. Aliás, seria perfeito. De resto, seria valorizar alguns jogadores que temos que têm muito potencial para serem bem desenvolvidos. O Matic (SLB) provou que um jogador inteligente e com bons argumentos técnicos/físicos (aqui o físicos não digo cm's nem km's...), nas mãos de um bom treinador, "chega lá". Nós temos vários que podem lá chegar. Oxalá renovem (até os que têm contratos mais longos, mas que se não renovarmos já serão aliciados a curto prazo, e quererão sair) e o Leonardo Jardim se revele uma aposta bem-sucedida.

    Grande abraço

    ReplyDelete
  11. Eu quero lá saber dos jogadores que o Benfica vai contratar ou já contratou...!
    Uma coisa é certa...eles não os vão contratar todos, sempre acabarão por escapar 3 ou 4 e não necessitamos de mais...
    Há quanto tempo não se vinha já dizendo, que o Steven Vitória iria para onde foi...?
    Que lhes faça bom, proveito e não se esqueçam que não jogam de cada vez...mais do que 11, isto claro...não contando com os capelas...!!

    Força Sporting...!



    ReplyDelete
  12. Gonçalo, pois, Ghilas infelizmente arrefeceu muito, pelo menos nunca mais se leu uma linha sobre a associação ao Sporting. Estranhamente nunca mais foi falado quer para SLB ou FCP. Durante algum tempo achei que a grande concorrência (no Ghilas) viria de Braga ou Vila do Conde, porque o Rio Ave lá com a ligação ao J. Mendes tem capacidade para chegar e pagar os 3M. Mas nesse cenário, mesmo com dificuldades financeiras, o Ghilas não descartaria o Sporting relativamente a esses dois. Só quando terminou a época (primeiro) SLB e (depois) FCP começaram a ser falados. Nestas condições, frente a esta concorrência, as possibilidades do Sporting chegar ao jogador reduzem-se a um mínimo. Em matéria de transferências esse seria o grande grande reforço, e por 3M (muito pouco para a qualidade do jogador).

    Pelo que dizes esses Đuričić e Sulejmani devem ser bons jogadores, e é esse um dos motivos para que nos 'grandes' o perfil do recrutamento de Steven Vitória seja de longe o mais acertado: vindo doutro clube da I Liga, estando já em Portugal, eliminam-se à partida imensos problemas que normalmente existem para jogadores vindos de fora (especialmente jovens), onde a qualidade das contratações vê-se dependente de 'adaptação'. Em Jorge Jesus, subscrevo inteiramente, bastando ver que durante imensos anos o Benfica não gastava menos do que as enormes somas que hoje gasta, mas as desilusões ao nível de jogadores acumulavam-se. Nos últimos 4 anos essa tendência inverteu-se: Coentrão, Javi, Witsel, Matic, Salvio, Gaitán, Rodrigo, Garay, Enzo e outros. A taxa de acerto subiu imenso, natural quando temos alguém como Jesus a olhar para os jogadores e não dirigentes ou empresários.

    "Enquanto o aguentarem não partem nunca em desvantagem face ao FCP. E isso é muito". É mesmo isso, e na próxima época tenho até impressão que o FCP andará a correr atrás do Benfica ...

    Temos de esperar para ver como será.
    Um abraço grande.

    ReplyDelete
  13. O Rio Ave tem capacidade financeira para pagar os 3 milhões de Euros pelo Ghilas? Mas isto é possível? Como? O Orçamento Anual do Rio Ave para o futebol não andará muito longe desses mesmos 3 milhões de Euros. E quem é que pagava os salários do jogador, seria o Jorge Mendes?

    ReplyDelete

Search This Blog