“A substância fundamental do progresso desportivo do Sporting é um fogo clubista que incessantemente se acende. É o suporte de vida do espírito leonino; é uma matéria viva ...”


No que ao Sporting respeita: Inaugurado em Março de 2011, encerrado em Maio de 2014, reaberto sob o mesmo nome mas diferente endereço em Agosto de 2016, é este um pequeno e doméstico espaço onde se olha o passado, o presente e o futuro da maior potência desportiva Nacional.
Ademais: Este é um blogue pessoal no qual se vêem analisados outros temas, bem como um depósito para comentários sobre diversos tópicos que vou deixando um pouco por toda a parte.
Para deixar um comentário: Clica no título do respectivo 'post' (à direita do texto). Alternativamente, usa a tua conta do FB. Regras superficiais de utilização: Emprega bom-senso.

2013 entrará para os livros benfiquistas não como ano do desaire, mas época do inesperado. Foi uma época nada menos que fabulosa para a equipa do Benfica, alcançando a final da competição Europeia disputada (uma das duas), final da taça de Portugal, e no campeonato atingindo uma pontuação que superaria, como exemplo, a de José Mourinho em 2003/04, temporada na qual se sagrou campeão Europeu de clubes. Um trajecto interno e além-fronteiras magnífico, marcado por 2 golos em tempo de descontos. Ambos, inesperados.

Na semana passada o Benfica teve o seu jogo do título. Perdeu-o. Hoje, a mais não aspira do que cumprimento de calendário, derrotando a equipa de Inácio no seu (Benfica) estádio e esperando por ventos favoráveis de Paços de Ferreira.

E se há 8 dias o Benfica teve um jogo de título, hoje será a vez dos portistas disputarem o seu. Daqui a sensivelmente 3 horas, conheceremos o desfecho.
De um lado uma equipa do FCP obrigada a vencer. Sabedora que não pode falhar. Sabedora que não pode empatar. Teremos um FCP pressionado, uma equipa que provavelmente entrará ansiosa, jogando fora do seu estádio num relvado tradicionalmente muito difícil, em 2012/13, palco dum adversário que para o ano estará nas eliminatórias da «Champions», muito bom Paços de Ferreira de Paulo Fonseca. Já o Paços de Ferreira exibir-se-á pujante, dono e senhor do seu destino, a jogar sem pressão, fruto duma época terminada em sucesso, com uma equipa profundamente motivada pela perspectiva do natural prémio financeiro em cima da mesa. Será um jogo muito complicado para o FCP. 

Prognóstico a Sul: 2 golos para Ghilas no estádio da Luz. As equipas vão para férias e os jogadores sentem-se por isso motivados, felizes, um pouco como as sextas-feiras para as crianças na escola. Por outro lado, os jogos são disputados com luz solar, e o sol motiva os melhores jogadores. As duas combinadas são o motivo pelo qual as últimas jornadas são sempre férteis em golos.


Vitória do Benfica por 4-2.

Prognóstico a Norte: 1-2, vitória do FCP.

Jogos de Sol. Golo, grande golo, o «bis» do capitão num grande golo, um grande jogo com golos muito bonitos!

Posted on

Sunday, 19 May 2013

12 Comments
  1. Se me permites acrescentar umas palavrinhas a uma frase do teu post, pois assim fica mais perto da realidade

    " Foi uma época nada menos que fabulosa para a equipa do Benfica, E EQUIPAS DE ARBITRAGEM , QUE CONJUNTAMENTE atingiram uma pontuação que superaria, como exemplo, a de José Mourinho

    ReplyDelete
  2. Lol. O tipo do Paços que há pouco foi expulso não concordará muito ... (Benfica perde na Luz, de qualquer das formas)

    ReplyDelete
  3. Ganhou que foi mais regular,mas essa de reservar o Marquês antes do tempo foi das boas.

    Abraço.

    ReplyDelete
  4. Ao menos não destroem mais nada caro Manuel Marques, lá isso é verdade, não obstante para o presidente da CM Lisboa ser indiferente que a cidade se visse invadida por destruidores de monumentos. Seita de doentes.

    Mas bem, Jesualdo despede-se com uma vitória.
    Grande trabalho, e com alguma sorte ainda participaremos na UEFA do próximo ano.

    Quanto ao título confirmou-se a vitória portista. Aquela expulsão e «penalty» ditou um jogo tranquilo para o FCP.
    O Benfica ao que parece também ganhou, fez a sua parte.

    Abraço grande.

    ReplyDelete
  5. Moreirense e Beira-Mar descem. Espero que Inácio traga de lá o Ghilas e não interfira muito no trabalho do Leonardo Jardim.

    ReplyDelete
  6. No «Record» online:

    20:06, Vidicas
    Vamos todos pró Marquês ... está reservado há mais de um mês.

    ReplyDelete
  7. Caros amigos,

    Por razões pessoais e profissionais não tenho tido grande tempo para a "blogosfera".
    Quero, no entanto,dar-te os parabéns Manuel H. pela assiduidade e qualidade que cada vez mais o nosso "blog" tem.
    Concordo, inteiramente, como «Haja Luz»; "Jesus e arbitragem" ...nem mais.
    Quanto à referência a Mourinho, enfim,é um treinador em final de carreira e poderá ser uma boa solução para o Moreirense (Inácio está de saída).
    Mais a sério, há um pormenor que poderá passar despercebido, com estes 1-4 conseguimos o "score" de 36-36, no total da época, neste particular ultrapassámos, largamente, o Vitória (de Guimarães) e somos a sexta equipa.
    Grande abraço para todos e Viva o Sporting...que hoje de manhã tive o prazer de ver ao vivo sagrar-se campeão nacional de iniciados,num jogo de grande entrega, excelentes jogadas, um triunfo verde/branco muito valorizado por uma equipa da Gafanha,da qual destaco um menino: Ivan, excelente defesa, muito bom jogador.

    ReplyDelete
  8. Estamos definitivamente fora da Europa com a vitória do Rio Ave em Guimarães. Não quero levantar suspeição, mas o Guimarães não deve ter feito muito para ganhar o jogo (nem sequer para empatar, o que seria suficiente para nós), pois o peso institucional de um Sporting em 6º lugar certamente que poderia ser arriscado para um Vitória alvo de um PER, o que o pode excluir das competições europeias. A acontecer tal cenário, será o pequeno Rio Ave o beneficiado.

    Agradou-me a vitória do Sporting, assim como o profissionalismo demonstrado por muitos que estão de saída. As derrotas na Luz e especialmente em Paços de Ferreira selaram a pior classificação de sempre, especialmente porque o Estoril cumpriu integralmente os seus objectivos.

    Desejamos TODOS que a próxima época seja infinitamente melhor que esta e que os intervenientes no Sporting tenham a melhor sorte e saibam decidir bem.

    Quanto ao campeão, vi o jogo a espaços e acho incrível como este Porto é tricampeão nacional sem derrotas. O jogo foi tranquilo, como se esperava, e sem história. Não sei se foi penalty ou a expulsão justa ou não, porque não vi esses lances, mas de facto não podia ter corrido melhor. Como se esperava, o Benfica teve mais dificuldades contra uma equipa bem pior que o Paços de Ferreira. A minha única satisfação, para além da vitória volumosa do Sporting (mesmo sem efeito nenhum) foi a manutenção do Olhanense. Ao menos isso.

    ReplyDelete
  9. " Não quero levantar suspeição, mas o Guimarães não deve ter feito muito para ganhar o jogo (nem sequer para empatar, o que seria suficiente para nós)"

    Lion

    Nem sequer são suspeições, nós sabemos bem como é que isto funciona!
    Até os mais pequenos nós fazem isto!
    Será difícil sairmos destes esquemas, que são talvez a principal causa da situação actual.

    ReplyDelete
  10. Lionheart, fui trocando entre jogos, ora via o Sporting, ora o FCP (mais o FCP). Até perto do 2º golo (arrumou definitivamente o título) a informação lateral dava o Sporting como 6º. Não vi nada sobre o Rio Ave. Em 7º lugar, ficamos definitivamente fora. Ou Guimarães ou Rio Ave irão de facto à UEFA.

    "Quanto ao campeão, vi o jogo a espaços e acho incrível como este Porto é tricampeão nacional sem derrotas".

    O penalty e golo foram muito cedo. A partir dali foi carne para canhão, embora 0-1 permitisse sempre um hipotético percalço e o FCP não podia empatar. Continuei a ver o jogo. O FCP passeou. Não tanto o penalty mas a expulsão estragou tudo.

    Nós olha, para o ano é jogar uma vez por semana.
    Triste. Sem Europa, sem nada.

    ReplyDelete
  11. Amigo Pedro, grande Pedro, «este é o 4º campeonato da época ... para nós, formação, a chegada de Eric Dier, Bruma e Tiago Ilori à equipa sénior também são campeonatos, é a prova da qualidade que aqui há». Palavras do teu amigo Telmo Costa, campeão Nacional de futebol. Sei que gostas imenso dele.

    Parabéns, e um forte abraço.

    ReplyDelete
  12. "Nós olha, para o ano é jogar uma vez por semana."

    Manuel, menos pressão do que essa não há. Oxalá o aproveitem, senão dediquem-se à pesca.

    ReplyDelete

Search This Blog