No que ao Sporting respeita: Inaugurado em Março de 2011, encerrado em Maio de 2014, reaberto sob o mesmo nome mas diferente endereço em Agosto de 2016, é este um pequeno e doméstico espaço onde se olha o passado, o presente e o futuro da maior potência desportiva Nacional.
Ademais: Este é um blogue pessoal no qual se vêem analisados outros temas.

Ao fim de 5 finais perdidas, à 6ª foi de vez. O Vitória SC (Guimarães) consegue quebrar o enguiço e juntar a taça de Portugal ao seu museu. Com a supertaça Cândido Oliveira ganha em 1987/1988, são agora 2 os títulos oficiais do seu futebol sénior. Sobre o jogo, começaria por afirmar a injustiça do resultado. Não tanto pelo mau jogo do Benfica, que o foi, mas pelo péssimo futebol que este Vitória pratica, um que absoluta e rigorosamente nada tem a ver com o futebol do Vitória que nos anos 90 encantava os adeptos (encantava-me, pelo menos). Mais não criando do que 2 ou 3 jogadas de futebol, se tanto, ao longo de 90 minutos, esta equipa não merecia vencer. Venceu porque a sorte faz parte do jogo. Venceu porque o guarda-redes do Benfica voltou a meter água. Duas vezes, em dois minutos. Nem Roberto fez tanto em tão pouco tempo.

E claro, venceu porque este ano tudo de mau acontece ao Benfica.

A imagem de benfiquistas abandonarem o Jamor com 10 minutos para percorrer é um bocadinho triste. A imagem de Cardozo, no fim do jogo, pedindo satisfações e culpabilizando Jorge Jesus pela derrota, é igualmente triste. Cardozo é um jogador brilhante, tecnicamente muito evoluído, especialista. Contudo, é um jogador desleal e cínico. Sempre o foi dentro de campo, procurando insistentemente faltas, penalties e punições disciplinares para os seus adversários.

Hoje foi novamente desleal, mas com o seu treinador.

Inacreditável, inacreditável, inacreditável. Péssimo Vitória para tão desafortunado Benfica.

Posted on

Sunday, 26 May 2013

19 Comments
  1. Muito obrigado pela crónica, Manuel, nada melhor que ler algo de quem não tem palas nos olhos.

    ReplyDelete
  2. Bom...

    Para quem se ria da minha "profecia" (que não o foi, apenas uma convicção optimista, confiante, assente na mistura factos + crença), aí está. Num exercício de alguma arrogância, reclamo para mim os direitos de autor das seguintes palavras feitas logo após o empate do benfica em casa com o Estoril.

    "Vejam lá se, como eu prevejo, acabam por não ganhar absolutamente nada"

    Foram 3. Não ganharam troféu nenhum. Nada. Zero.
    Derrota absoluta.

    LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

    Miguel Pinho

    ReplyDelete
  3. "Bandido", é normal que nos próximos dias vejamos alguma espécie de mudança. Aquela gente toda em silêncio a abandonar as bancadas com 10m para jogar, fez um ruído imenso ...

    A verdade é que se não fossem 2 erros do guarda-redes, em 2 minutos, o jogo manter-se-ia naquela toada "feia" e o Benfica venceria. O Vitória é uma equipa medonha (medonha de má, não de perigosa).
    Golo de Kelvin em tempo de descontos, 2 ou 3 oportunidades desperdiçadas nos primeiros 30m com o Chelsea, 2 fífias de Artur e para o ano também não há supertaça. Foi uma derrota em 2 frentes, hoje.

    Uma época ao mesmo tempo tão brilhante e negativa.
    As duas em simultâneo.

    Miguel, de facto. Prognóstico na "mouche". Viste a entrevista do teu presidente com a Fátima Campos Ferreira?

    ReplyDelete
  4. Só vi partes, Manuel, confesso...

    Mas tens razão. Fazendo um projecto de análise mais séria, o treinador que colocou o benfica ao nível do Porto durante 4 anos e acabou de fazer uma época fantástica é agora, de repente, insultado pelos adeptos por 3 ou 4 jogos definidos em 3 ou 4 detalhes "de futebol", imprevisíveis, de alguma sorte (azar, neste caso, para ele(s)). Vieira passará outra vez por palhaço e homem sem palavra, se o mandar embora, e perderão um enorme treinador. Se tiver a coragem de o manter, o ambiente em torno da equipa - criado pelos adeptos - será sempre insustentável. Realmente insustentável. Jesus não ficará. Penso que é dado adquirido, em termos práticos.

    Miguel Pinho

    ReplyDelete
  5. Também sinto, Miguel. Ele não ficará.

    O «Dragão» chama Jesus ...

    ReplyDelete
  6. A gestão feita pelo Vieira e por toda a direcção do benfica do dossier Jesus foi absolutamente catastrófica, infantil, medonha. Voltemos novamente aos Barreiros... no dia seguinte não foram só os adeptos (até aqui compreendia-se perfeitamente), nem mesmo os jogadores (aqui já não se aceita), nem a comunicação social em geral (isto é hábito e expectável), foi o próprio presidente do clube a dar Jesus como eterno e intocável, chamando a si o mérito de ter sido "sua" a escolha acertadíssima no treinador que venceria 3 competições num ano, numa época de sonho.

    Volvidas três semanas... Enfim. Se não odiasse o presidente do benfica até tinha pena dele pela posição infeliz e incómoda em que se colocou. Mas é assim o benfica...

    Miguel Pinho

    ReplyDelete
  7. O Vieira não tem categoria nenhuma. Nem é um homem do futebol, nem um grande gestor. Escuso de dizer o que ele é.

    ReplyDelete
  8. Eu também não sinto pena pelo presidente, nem pelo clube. Pelos jogadores nem pena nem satisfação. Pelos adeptos, hoje confesso sentir alguma pena. Já pelo treinador sim, ver-se-á massacrado até à exaustão, mais ainda do que já foi. Muito injustamente.
    Mas no fim é como dizes, as coisas chegam a um balanço e aquela CI do papagaio de serviço após o jogo da Madeira fica na memória.

    Olha, se quiseres:
    [http://www.rtp.pt/play/p1227/e118165/fatima-campos-ferreira-entrevista-pinto-] Vale a pena ver por duas partes boas da conversa:
    - «O meu mérito é escolher os melhores».
    - «Hoje em dia falar-se em Norte e Sul seria um desrespeito para todos os portistas do país (pelo meio de referências a Lisboa e Évora).
    Nada que já não tivéssemos falado sobre a factual implantação do FCP no território Nacional, uma que em muitas regiões do país supera inclusivamente a do Sporting. E que não é de agora. Já leva uns anos. Um abraço.

    Lionheart, pena nenhuma. Aliás sem a palavra / ordem de Vieira nunca o papagaio se teria sentado para dar aquela ridícula CI ...

    ReplyDelete
  9. Este foi, dos que vi, o pior jogo do Benfica do ano! Mas comento só para concordar com algo. O Guimarães é medonho, horrível. Farto-me de ver elogios "ai tanto com tão poucos recursos" O futebol é assim. Hj o Benfica n merecia ganhar, mas o Guimarães n merece ganhar nc.

    Há uma semana, coisa assim, o JMM que tb comenta aqui perguntou-me pelo Rui Vitória e eu disse-lhe que esta época conheço mt bem o Guimarães (fiz umas observações +- exaustivas) e disse q p mim era a pior equipa (a jogar À bola) da 1a divisão. Isto n foi por ser o Benfica. Foi assim com todas as equipas que vi (em casa ou fora, pontapé para a frente).

    Pareceu-me que entendi a cena do Cardozo. Pareceu-me azia pelo desaparecimento do seu grande amigo MElgarejo. Sobretudo qd o A.Almeida fez um jogo ao nível daqueles à A.A. Sem acertar uma recepção ou passe. Jogadores sem qualidade técnica com confiança disfarçam, aqui e ali. Mas ng se mantém sp confiante qd a qualidade técnica é reduzida.

    "anónimo, o A.Almeida nc será o jogador q pensas. O que ele já é, já é bastante bom. Já está no topo do seu potencial. Mt cumpridor defensivamente. É jogador p o plantel do SLB e isso é mais do q o que esperava dele... mas nc chegará para ser um grande jogador e/ou titular" esta opinião tem 3 dias, qd já queriam ver no AA o q efectivamente nc será


    N estou a desculpar o Cardozo. N tem desculpa. Estou só a querer armar-me em Zandinga e tentar adivinhar o q se passou ali.

    Mas voltando ao início. É uma pena que o Belenenses não tenha estado na final em detrimento do Vitória. São todos uns heróis, mas mesmo no Restelo não saíram goleados por mero acaso. Levaram um 2-0 de Belém indo 2x lá abaixo...

    Este Guimarães é miserável. E o R.Vitória pode ser elevado a herói nacional q com aquele futebol nc me terá como adepto.

    Foi uma final da taça da distrital. Uns foram ensinados para jogar assim, outros estiveram péssimos.

    ReplyDelete
  10. Miguel Nunes, bem visto, a amizade conta muito lá dentro entre os "grupos" (há sempre grupos dentro do grupo, absolutamente normal, fundamentais químicas humanas que existem em qualquer plantel), e pode ser um dos motivos para a reacção: acho que a substituição não motivaria Cardozo para uma acção daquelas, até porque este ano andou algumas fases fora da equipa e nunca esboçou nada parecido com aquilo. No mais, ele saiu bem do relvado quando foi substituído, aplaudiu os adeptos e tal.

    Que foi estranho lá isso foi, de dedo apontado ao treinador no meio de relvado. Terão de haver consequências para aquilo.

    Sobre o Guimarães eu já nem me lembro dos jogos com o Sporting. No jogo de hoje foram horríveis, a planetas de distância doutras equipas que já tiveram. E sim concordo, não é pela falta de jogadores. Há equipas menos dotadas que jogam mais do que aquilo. No lado do Benfica pareceram-me desligados da final, como se alguns estivessem a fazer um frete. Efeitos naturais da perda do campeonato e Liga Europa.

    Foi um jogo feio. Mau do Benfica. Péssimo do Vitória.
    Ainda assim o Benfica jogou para fazer golos (1ª parte), e fê-lo. O Vitória teve simplesmente sorte.

    ReplyDelete
  11. O Benfica tb teve sorte na forma como chegou ao golo. Aquilo foi tão mau q era 0-0 - penaltys. Comparado com a final de ontem que foi das melhores de sp da Liga dos Campeões...

    Mandei-te uma cena para mail sobre o Guimarães.

    ReplyDelete
  12. Sim foi como o 1º golo do FCP no clássico Dragão. Golo em si é pura sorte, com cruzamento do Varela a bater no Maxi e ir para a baliza. Mas em termos de jogo, andavam a procura dele. Hoje o golo do Benfica foi sorte, mas de acordo com a toada de jogo. O Benfica na 1ª parte poderia ter feito mais 1 ou 2 ...

    ReplyDelete
  13. Manuel,

    Um Guimarães sempre ao mesmo nível do que nos habituou ao longo da época e igual ao Guimarães que jogou no Restelo a primeira mão da 1/2 final, cínico.
    Eles sabem bem as armas que têm e isso é o primeiro passo para terem conseguido o sucesso,
    Isso e o Rui Vitória que neste registo, tem sido dos melhores em Portugal.

    ReplyDelete
  14. Sporting até morrer, eu vi esse jogo do Restelo ao vivo. Sinceramente, cinismo é um adjectivo que trocamos mtas vezes com "afortunado"

    Cinico? O Vitória foi lá 2x. Uma bola parada e uma bola directa que o Meira (Belém) resolveu mal. Fez 2 golos de sorte. O Belém falhou 5,6,7 golos cantados. Cabeceamentos com a baliza toda aberta, feitos já na pequena área a saírem para fora.

    Não foi cinismo. Foi sorte! Calhou terem a sorte do adversário ter falhado ocasiões mt mais flagrantes. E em catadupa!

    ReplyDelete
  15. só escrevo para reforçar a ideia que o FCP nomeadamente o seu presidente veriam com bons olhos o JJ no dragão.
    E o SLB vai contratar precisamente o rui vitória para acasalar com a águia e ter mais vitórias....

    ReplyDelete
  16. José, nem tenho má impressão de Rui Vitória, nem nego a existência de méritos da sua equipa (certamente os tem, até porque em todos os clubes por onde andou deixou sempre coisas boas). Agora em termos de futebol, apesar de ter acabado de ganhar uma taça, entre Fátima, Paços e Vitória, é (talvez) o trabalho menos conseguido de todos.
    Mas nem quero com isto dizer bem ou de mal de Rui Vitória.

    Falo do futebol que o Guimarães mostrou hoje, seja lá por que motivos for: horrível. Se o Benfica tivesse estado em cima deles ainda se perceberia o jogo feio. Não há espaço, bola imediatamente para a frente, ou então 2 passes e o 3º já não sai, bola novamente para o Benfica. Mas não foi o caso.

    Jogam mal, mesmo. Ou jogaram mal.

    Não fossem os deslizes do Artur e o Guimarães não teria dado a volta ao resultado. Um abraço.


    Anónimo, a águia tem "chip", só pode acasalar com o Robocop ...

    ReplyDelete
  17. Semper Fidelis27 May 2013 at 01:13

    adoro clubes de meio da tabela (nunca ficámos em 6º lugar LOL...a minha profecia de ficarem abaixo do 6º lugar tb se cumpriu)
    Sporting para o ano vou ver os teus jogos europeus na Sportv...ai é verdade...não tenho Sportv...
    LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

    ReplyDelete
  18. "O melhor Benfica de sempre" conseguiu os mesmos resultados que "o pior Sporting de sempre" ou seja: nada,zero, nicles! estão de parabéns! Fizeram uma grande época...conseguiram ficar em 2º, o primeiro dos últimos, eh, eh,eh!

    ReplyDelete
  19. Semper Fidelis28 May 2013 at 16:14

    se o 2º é o primeiro dos ultimos entao o 7º deve ser o quê?
    ser do Sporting é o equivalente a ser-se do Rio Ave ou isso, equipas que nao ganham nada e nem sequer estão lá perto...ser-se adepto dessas equipas é fácil ja que ninguem lhes liga nenhuma e eles ja estao acomodados à ideia que há muito deixaram de ser um grande do futebol portugues...falar com lagartos é o mesmo que falar com um anão que anda aos saltos só para que vejam que ele ainda existe!

    ReplyDelete

Search This Blog