Friday, 24 May 2013

De regresso ao planeta Terra.

Defensivamente os laterais jogam desligados da linha defensiva. Preocupação com os adversários, permissivos no controlo do espaço.

11 comments:

  1. Tanta coisa boa, foste logo pegar na única negativa que apontei :)

    N estou a conseguir arranjar jogos para tirar da net onde a postura seja eminentemente ofensiva, que será no fundo aquilo que encontrará no Sporting

    grande abraço.

    ReplyDelete
  2. Apesar de ser de outro Clube, tenho em boa conta Domingos Paciencia. E Leonardo Jardim já se mostrou ao revelar, falta de humildade, atrevido e convencido! Coisas necessarias para se fazer um mau trabalho. Por isso preparem-se....

    ReplyDelete
  3. Miguel Nunes, peguei nessa por ser-te cara, e para uma equipa no momento defensivo, ou pelo menos para os 4 defesas, já que o Sporting, tal como os Gregos, defenderá com 4, sei da extrema importância que dás ao espaço relativamente à (pouco importante) posição do adversário, exceptuando o elemento que sai à bola (e por arrasto, ao adversário).

    Não escrevo contenção para não parecer "Arnaldo".

    Reajustar de acordo com o espaço, posição da bola e posição dos colegas. Os adversários (salvo seja) não têm qualquer relevância. Ou como tantas vezes referes: o objectivo é defender a baliza. Defender a baliza. Não os adversários.

    Abraço enorme.

    ReplyDelete
  4. Miguel,

    temp aqui dois links, do Olympiakos-Montpellier para a fase de grupos da Champions.

    Como e' o jogo em casa, pode ser interessante para ver um jogo em que o Olympiakos tenha as "despesas" do jogo.

    1a parte: http://www.dailymotion.com/video/xuwrfd_olympiacos-vs-montpellier-11-6-2012-a_tv#.UaBRQNhXOJo

    2a parte: http://www.dailymotion.com/video/xuwrg0_olympiacos-vs-montpellier-11-6-2012-b_tv#.UaBQsthXOJo

    ReplyDelete
  5. Em geral a avaliação que lhe fazem no Lateral Esquerdo parece ser positiva. Evidentemente que esta questão do lateral em que tu foste pegar pode ter uma razão de ser, pode se aplicar apenas a este jogo. Ou não, exigiria que se fosse ver mais alguns jogos de modo a ter a certeza.

    Seria interessante ver outros jogos deles como por exemplo um jogo do campeonato em que o Olympiacos é único dominador. Seria interessante pois o Olympiacos ai tem de jogar continuamente a atacar não podendo apenas defender e fazer a transição como fez na UCL. UCL essa que até correu bem, 3º com 9 pontos...

    Gostava de ver essa análise mas não quero abusar do Miguel Nunes, o blog dele é excelente e sigo cada post com atenção sendo que não tenho olhos para seguir um jogo em tempo real e identificar o que as imagens que ele usa identificam. Mas o coitado já deve estar pelos cabelos de pedidos !

    De um ponto de vista normal acho que o Sporting pode confiar que será uma equipa organizada, ou seja não se repetirá a primeira metade desta temporada. Contudo não sei como se comportará a equipa contra um Olhanense com 11 atrás da linha da bola. A situação do Olympiacos em que o extremo oposto vem para dentro e recebe dificilmente poderia ocorrer contra um olhanense a jogar com tanta gente no meio campo defensivo. E jogar pelos flancos parece-me depender muito do Ponta de Lança que tens.

    DE resto, estou curioso com o que ele fará com alguns jogadores: Rinaudo, Carrillo, Dier...

    Nao estarei em Portugal na época que se aproxima, infelizmente não renovarei a minha GB por essa razão. Seguirei à distância aquela que espero que seja uma época de sucesso a terminar no pódio.

    ReplyDelete
  6. http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2012/12/olympiacos-de-leonardo-jardim.html

    A questão dos laterais já tinha sido falada aqui, bem antes de se saber que era uma possibilidade o regresso ao futebol nacional. Veremos o que acontece. Com Jesualdo, por exemplo, os laterais já estavam posicionalmente a defender onde para mim é mais correcto. Não sei até que ponto não haverá liberdade individual dos jogadores para optarem por aquilo que acham melhor em cada situação. Liberdade que defensivamente, eu não daria.

    "Ou como tantas vezes referes: o objectivo é defender a baliza". Essa tenho preparada como resposta há já alguns tempos, uma vez que quando pretendes alterar alguns conceitos de jogo nos teus atletas, eles questionam-te. E é bom que assim seja, porque quem faz obrigado faz mal. Quem faz por acreditar estar a fazer bem, faz melhor. E a do larga o outro, preocupa-te aqui com este espaço, é sempre tema de debate. Até que os/as atletas experimentam no treino e depois na competição o que lhes é proposto, e nunca mais querem fazer diferente.

    E aqui que não é o meu espaço, não fica tão mal auto elogiar-me, mas os conceitos que vou incutindo têm de ter qualquer coisa de valiosa, porque se não, não haveriam agora 15 internacionais e ex campeãs sem renovar contrato à espera de saber para onde vou. Em 15 dias terei novidades. Para o bem ou para o mal. Caso arranque o projecto talvez para o ano se dê o caricato de termos 15 internacionais a trocar a 1a pela 2nda divisão, para irem atrás de um treinador. Mas também porque, e isto é importante, se tratará de um clube dos grandíssimos :)

    wish me luck :)

    João, já cá tinha o download do jogo que partilhas. Vou analisar com mais tempo. Obrigado pelas palavras.

    E agora Manuel, faz outro post para este ir descendo, que eu gosto de me gabar, mas sei q partilhando coisas pessoais fico mais susceptível a que os malucos e os mal formados peguem em coisas para virem chatear-me :)

    ReplyDelete
  7. No link partilhado, queria referenciar a 2nda imagem e n o fiz. Nesse lance é golo no espaço onde numa equipa minha estaria o lateral.

    ReplyDelete
  8. Não sei se é para mim ou para o Manuel a pergunta. Se for para mim, eu nunca disse que era do Sporting, portanto o "mesmo" está ai mal, acho eu. Mas o meu português nem sempre é o melhor.

    abraço.

    P.S. - Comento aqui como já comentei no Ontem Vi-te no Estádio da Luz, no Porta 19, ou no Crónicas azuis. Não comento aqui como Sportinguista.

    ReplyDelete
  9. JMM, nesse caso olha, desejar-te a maior sorte possível nessa fase / degrau / desvio / caminho nova(o) da tua vida, fase curta, grande, seja lá o que for e independentemente do domínio em que se insira. Farás o que muitos de nós fazem, acompanhar à distância. Tem algumas vantagens (não muitas, é certo), mas as que existem são assim para o über-gigante: ausência de ruído, falatório, redução a um mínimo da exposição sobre o que dizem A, B, C ou D em jornais ou demais imprensa, donde sobra ver-se tudo com muito mais simplicidade e clareza. Incomparavelmente mais. No interregno, alguma coisa que pretendas transmitir, tens a porta aberta deste «blogue» para o efeito. É uma experiência que contribui bastante para a diminuição das saudades. Neste caso, do Sporting.
    Um abraço e boa sorte.

    ReplyDelete
  10. Miguel Nunes, como alguém te disse há uns tempos no teu «blogue», 'se eu fosse assim ... assado ... num clube da I Liga: estavas feito'. É que é mesmo isso.
    Há treinadores simplesmente desaconselháveis, outros com algumas qualidades, outros globalmente bons, e depois há treinadores especiais. Tu és dos últimos. Isto obviamente não é elogio mas retrato de realidade.
    E eu não sou suspeito por publicamente expressar a admiração que sinto por ti, porque palavras aqui ou ali têm um alcance limitado. Serão sempre curtas. O melhor e verdadeiro atestado é passado pelos teus jogadores ou pelas tuas jogadoras.
    O auto-elogio fica mal a quem não é devido, quando há tanta gente a praticá-lo.

    Estás acima de tudo isso. Um abraço enorme.

    ReplyDelete