No que ao Sporting respeita: Inaugurado em Março de 2011, encerrado em Maio de 2014, reaberto sob o mesmo nome mas diferente endereço em Agosto de 2016, é este um pequeno e doméstico espaço onde se olha o passado, o presente e o futuro da maior potência desportiva Nacional.
O melhor do clube são as pessoas, mas não são quaisquer pessoas. Foram os nossos fundadores, atletas e treinadores. É a nossa história. O clube não és tu, não sou eu, nem «somos nós». São eles. As mensagens que publicarmos evidenciarão esse intuito, versando sobre a instituição, a sua notável história, acumulado de feitos presentes e passados, proeminentes homens que a serviram e ergueram, cumprimentando as suas memórias mas mais importante, preservando a sua autoridade, ainda que não vivam entre nós.
Ademais: Este é um blogue pessoal no qual se vêem analisados outros temas.

Durante muitos anos, salvas excepções ou momentos - parafraseando José Couceiro, um clube que se viu colocado num abismo por lideranças e gestões incompetentes, corre o risco de passar a ver-se liderado por adeptos. Esta relação expressa ou representada na vontade que alguém como Bruno de Carvalho liderasse o Sporting atesta-se, entre outras formas, pelas declaradas escolhas que muitos «blogues» fazem. Qual o 'tamanho' desta representação? Não faço ideia. Por outro lado, nunca duvidei que a maioria destes «blogues» são mantidos por indivíduos (os termos são estes) pouco inteligentes e bastante básicos, daí as suas escolhas não serem para mim surpreendentes.

O trajecto será este: das mãos de gente sem qualidade, tacto, sensibilidade e vocação, o Sporting passará para as mãos dos seus adeptos e de gente associada a universos parasitários como os de Eduardo Barroso, Vicente Mouras e tantos outros. Ontem um amigo garantia-me que a escolha de Vicente Moura para as modalidades contribuirá para que atletas do Sporting cedam aos avanços que sempre existem por parte de um rival do Sporting. As palavras foram indivíduo insuportável, sem crédito e qualidade para as tarefas que durante tanto tempo desempenhou no espectro Olímpico, no que dista das meras competências formais ao trato com atletas, e tudo pelo meio.

Este é o reflexo duma mente como a de Bruno de Carvalho, um sujeito sem qualquer noção e que não é melhor do que qualquer adepto do Sporting. A estupidez não é atenuada pelo sportinguismo e tal como foram as escolhas da generalidade dos sócios do Sporting que durante tanto tempo permitiram que alguns incompetentes deixassem o clube na situação em que está, será a generalidade dos sócios do Sporting quem permitirá a estocada final num clube maltratado em todas as frentes.

José Alvalade idealizou um clube grande e popular. Felizmente teve sucesso.

Os foguetes daqui a uns dias poderão ser lançados por minorias de básicos e/ou radicais, mas será a generalizada população do Sporting quem tratará de fazer o que até aqui sempre fez: escolher mal.

O Sporting Clube de Portugal sobreviverá a esta escolha.
Restará perceber se a sua grandeza sobreviverá também.

Surpreendente seria que de repente se começasse a escolher bem.

Posted on

Tuesday, 19 March 2013

Category

39 Comments
  1. Porque estás tão péssimista, Manuel? Não vejo motivo para isso. O drama não é a eleição, é depois.

    ReplyDelete
  2. Tanto fel! Como diria o velho anúncio da televisão: "Foi você que pediu... uma campanha negra?". Se o poder do clube não está nos seus sócios e nos seus adeptos, está onde? Por outro lado, não se esqueça que nas últimas eleições a maioria dos sócios não votou em GL, este "apenas" teve a maioria dos votos... a maioria dos sócios, essa, votou em... BdC. Logo, cai por terra o seu argumento de que o povinho vota sempre na pior opção possível, como se tem visto, e pode vir a fazer o mesmo agora. Nada disso :)

    ReplyDelete
  3. This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete
  4. Lionheart, seguramente. Não é um novo drama, nesse já o Sporting vive há muito. Aquilo que se fará é garantir que o Sporting continuará mergulhado na fossa, e que a parte boa passará para as mãos de simplórios.

    São tão "adeptos" que imaginam que o Sporting forma constantemente os melhores jogadores Portugueses por decreto.

    Andaram tanto tempo a reclamar mudança e no fim garantirão que tudo ficará como está, ou pior. É isso que farão caso elejam alguém como Bruno de Carvalho para presidente de uma instituição como o Sporting.

    ReplyDelete
  5. Tens de te abstrair da blogosfera. Não é, nem de perto nem de longe, representativa do universo dos sócios do Sporting.

    ReplyDelete
  6. This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete
  7. Rui Marado Moreira, é natural que gente amarga veja amargura em todas as outras coisas, ou pessoas, como é (possivelmente) o seu caso ou o caso do simplório que comentou como Anónimo.

    Mas no seu discursos vislumbro uma pequena diferença, sabe qual é? O meu caro começa amargo e termina com um sorriso. Característica dos cínicos.

    ReplyDelete
  8. Aqui so entra comment de "casaca e cartola" é isso? Que bela linhagem que prospera por aqui...
    Se isto fosse o Autêntico Sporting muito agoniado eu andava...
    Vergonhoso este blog!

    Se comprares canetas em quantidade sai mais barato!

    Ricardo "Serei peyroteo por mais 5 dias" Sampaio

    ReplyDelete
  9. Casaco e cartola terás de perguntar ao queque da Aragão Pinto.

    O que aqui não entram são comentários de baratas: quando e sempre que eu quiser. A única garantia que te dou é que estarás sempre sujeito à minha vontade.

    ReplyDelete
  10. O que dizes do apoio de Sérgio Abrantes Mendes a BdC?

    ReplyDelete
  11. Tiago, já disse ontem. É fácil ir ver. Sérgio Abrantes Mendes com todo o respeito que me merece e que o histórico desde «blogue» exibe, quer em relação à sua pessoa quer relativamente a seu pai (e nada de nada relacionado a "eleições", passadas ou futuras), não percebe o óbvio:

    O Sporting tem algumas armas de excelência que mais nenhum tem, em futebol ou noutras áreas, e sempre mas sempre tratou de desvalorizá-las e preferir outras, em futebol e noutras áreas. Esta histórica estupidez do Sporting meteu-o no buraco onde hoje está.

    Se os sportinguistas quiserem mudar definitivamente de vida, preservando o que faz de bem e corrigindo o que faz de mal, votarão de uma maneira.
    Quem quiser destruir tudo a reboque de ilusões, votará de outra.

    A única certeza, é: dada a fragilidade deste clube, no dia em que essas armas de excelência desaparecerem, tornar-nos-emos vulgares. É só isto.

    ReplyDelete
  12. Desculpa pá, não tinha visto que já tinhas comentado o apoio do SAM ao BdC.

    ReplyDelete
  13. Tiago não faz mal, e só mais uma coisa: caso não tenham sido comprometidas pela última direcção do Sporting. Isso ainda está por perceber também: se a merda que fizeram pode ser emendada ou não.

    ReplyDelete
  14. Resta apenas saber, qual o tacho que o senhor Coveiro te irá oferecer, será o do departamento de comunicação e proganda? SL.

    ReplyDelete
  15. Infelizmente para ele, e para ti, 1 não chegaria.

    O teu comentário ilustra bem aquilo que é hoje o Sporting.

    ReplyDelete
  16. Esta excelente entrevista de Pedro Baltazar, em quem votei em 2011, a propósito da lista de GL e de como foi construída a estrutura do futebol, aplica-se que nem uma luva nos processos de Bruno de Carvalho. Os sócios estarão a repetir o que pior se passou no Sporting ultimamente, tal como a feira de vaidades no clube, a profusão de cargos no futebol, enfim um "albergue espanhol" de gente que não tem lugar na sociedade portuguesa e que vai procurar orientar-se no Sporting.

    Lá porque uns erraram, ou agiram de má índole, não se deve dar a oportunidade a outros para fazer o mesmo. Persistir no mesmo paradigma de dirigismo é sancionar tudo o que depois se critica. É recompensar a prevaricação. Por isso Bruno de Carvalho não tem responsabilidade moral alguma para exigir responsabilidades pois o seu "modus operandi" nestas eleições é igualzinho ao de Godinho Lopes há dois anos.

    http://www.noticias-do-futebol.com/entrevista/entrevista-com-pedro-baltazar

    ReplyDelete
  17. Uma(grande)parte dos bloggers da "blogosfera leonina" não são sócios. São apenas simpatizantes. Nunca ajudaram o Sporting, nunca pagaram uma quota. Como tal o seu apoio ao candidato X, Y ou Z pode valer zero.

    ReplyDelete
  18. Bruno Carvalho não é certamente a solução para o SCP.

    Abraço.

    ReplyDelete
  19. A diferença entre um e outro é que o Bruno de Carvalho candidatou-se e o Zé Couceiro foi convidado a candidatar-se. E isso faz uma grande diferença e explica muita coisa.

    ReplyDelete
  20. E? O Carlos Severino também se candidatou.

    ReplyDelete
  21. "Não pedi apoios, nem sequer aos meus amigos, porque não prometo lugares nem favores futuros a ninguém. (Comigo) o Sporting não vai criar uma bolsa de emprego e as pessoas são livres para me dar o apoio que quiserem dar" Couceiro

    Manuel, lembras-te quando falámos, creio que ainda no ano passado, o que te disse da direcção do Godinho? (o pagar de favores a mta gente pq a sua lista reuniu mts apoios de gente que lucrou q apareceu só para ganhar algum?) E o pq dos gastos terem subido exponencialmente nos recursos humanos?

    Não sei o que dizer de Couceiro, para além de que não é a continuidade, de certeza.

    ReplyDelete
  22. 'pagar de favores a mta gente pq a sua lista reuniu mts apoios de gente q apareceu só para ganhar algum?

    assim é que está bem.

    ReplyDelete
  23. O nível por aqui vai diminuindo chegando a ser tão pobre e desprovido de conteúdo que impressiona. Não era este o blog da elevação que não optava pelo insulto fácil?

    ReplyDelete
  24. Manuel, estou a ver o debate e o que te posso dizer até este momento é que tenho pena que BdC e Couceiro não se tenham entendido para fazerem parte da mesma lista.
    Ou melhor, tenho pena que BdC não tenha ganho em 2011 com Couceiro na estrutura.

    ReplyDelete
  25. O Carlos Severino é confrangedor. Mas o que é que isto foi fazer para ali??? É só para fazer pouco das eleições do Sporting, mais nada. Os outros só se riem. Até o Paulo Garcia goza. Por amor da Santa, pá, que perda de tempo!

    ReplyDelete
  26. Os "limitados", "arruaceiros", "burros" e "básicos", é que vão ter que pegar no clube e limpar toda a merda que os "inteligentes", "elitistas", "bem-educados" e "ultra-instruídos" fizeram!

    Ou será que estou a mentir ?!

    E eu bem sei que para alguns, custa admitir que mais vale gente "básica" mas trabalhadora e com real amor ao clube, do que gente "muito culta" mas que não passam de canalhas engravatados.

    Será que o Bruno vai ser solução ? Não sei, mas tenho esperança que seja!

    O que eu sei, é que o texto deste blog, revela bem a "dor de cabeça" pelo esvaziamento da capacidade (que nunca foi capacidade, mas sim pseudo-capacidade) da "elite" (que nunca foi elite, mas sim pseudo-elite) que se "montou" no Sporting, para os mais diversos fins.

    Agora, é a vez dos "básicos". Porque o Sporting também tem muitos sócios "básicos", que aquilo que querem é apenas ver um Sporting digno. O Sporting não tem só pseudo-aristocratas de meia-tigela que envergonham o clube do qual são sócios, todos os dias!

    SL

    ReplyDelete
  27. Tiago, gostei do que vi e foi ao encontro do que esperava. Compreendo a imagem que trespassa nas tuas palavras. O Sporting estará, no entanto, a eleger soluções, num e noutro candidato. Não se trata de um concurso de simpatia, num ou noutro candidato. Isto não é sobre nós e eles. É sobre eles e o Sporting: é só disso que se trata.

    ReplyDelete
  28. A analogia entre o sporting e o país é mais que evidente nesta altura do "campeonato"!!
    o denominador comum aos dois..Portugal,nação valente e imortal...!!
    é nestas alturas de adversidade que temos que "lutar" e sermos sportinguistas de coração.
    outro anónimo!

    ReplyDelete
  29. E eu que pensava que o ambiente tinha sido mau na blogosfera benfiquista nas nossas últimas eleições...
    Livra....

    ReplyDelete
  30. O Sporting precisa de um presidente que perceba de Futebol e dos meandros do Futebol. E aí o JC ganha por 5-0 a BC. O Sporting é um clube desportivo não é uma empresa. Daí JC tenha maiores possibilidades de ser um bom presidente. Depois Inácio e virgilio no Futebol são fracos e V. Moura nas modalidades é um tiro (de canhão) no pé...

    ReplyDelete
  31. já viram o video do B Carvalho a contar histórias. Acho que nunca tinha sentido tanta vergonha alheia como desta vez.

    ReplyDelete
  32. Ao menos por uma vez, tenho de concordar a 1000% com o Bicadas de Águia.

    Tens toda a razão, isto é demasiado mau....

    ReplyDelete
  33. É no mínimo de estranhar que este seja o único blog a não fazer uma referência clara à venda de Ricky Van Wolfsvinkel... Porque será?

    Reitero: a simples suspeita de que José Couceiro poderá ser o candidato da continuidade deveria ser suficiente para que os sócios fugissem dele como o diabo da cruz!

    ReplyDelete
  34. Queria dar os parabéns ao autor deste blog pelos excelentes textos pré eleições, e ao mesmo tempo lamentar que tenha apostado no cavalo errado e se tenha juntado ao lado negro da Força. Tem as sua razões, com as quais não concordo. Está mais que escrito nas entrelinhas que o Couceiro é o candidato das ratazanas que levaram o Sporting à ruína. E se ele ganhar, por lá irão continuar a engordar as suas contas bancárias em prejuízo do Sporting. Como é que um asno como o Godinho chega a presidente do Sporting? Esta venda do Wolfswinkel é inacreditável. Mais um prejuízo enorme para o Sporting. Os cavalos de Tróia há muito que tomaram a cidade.

    ReplyDelete
  35. Streets, são adeptos como tu que me fazem não gostar do Sporting. E olha que gosto muito muito do Sporting por isso vê lá o que a tua espécie de verme / pessoazinha não é capaz de fazer. O alcance do vosso cheiro. Não é Bruno de Carvalho, Godinho, Bettencourt ou todos. És tu e o José Duarte, gente reles sem nada para amostra e que se está nas tintas para o Sporting. Tu gostas é do «meu Sporting», desse Sporting que existe na tua cabecinha, obviamente relacionado a Bruno de Carvalho. E para ti o Sporting é só isso.

    É uma pena que Godinho Lopes não te possa transferir também. Tu, o José Duarte e vermes da vossa espécie. E depois dizem «O Sporting somos nós».

    Muda de clube, não fazes falta. Vai rastejar para outro lado, os vermes são dispensáveis. Ou então cala o bico porque o teu candidato já faz o suficiente para se envergonhar. Não precisa da tua ajuda.

    É que não o envergonhas só a ele.
    Envergonhas também o Sporting.

    ReplyDelete
  36. Mas Manuel, tu dizes que eu sou um gajo reles porquê ?

    Conheces-me de algum lado ?
    Ou isso é apenas a ideia que te dá porque não gostas daquilo que eu escrevo.

    Mais educação ficava-te bem.

    ReplyDelete
  37. És um gajo reles porque tentas colar-me a universos que não são os meus. Gente mesquinha e desonesta é gente reles. A minha educação foi muito boa muito obrigado, mérito da minha família, amigos e 1 ou 2 professores ao longo da vida.

    ReplyDelete
  38. Então a carapuça assentou-te bem, foi isso ?

    Ainda bem... Assim já sei com aquilo que conto da tua parte.

    ReplyDelete
  39. E para a próxima, já que ficaste tão chateado, lembra-te que primeiro devias olhar para ti, porque tal como que acusas, tu também tentaste colar muita gente a universos que não são os deles, com o texto que deixaste aqui no teu blog... sendo assim, tu és um gajo reles, pela tua própria definição de reles.

    Tu disseste isto: "Por outro lado, nunca duvidei que a maioria destes «blogues» eram / são mantidos por indivíduos (os termos são estes) pouco inteligentes e bastante básicos, daí não serem as suas escolhas para mim surpreendentes."

    Quem és tu para dizeres isso ?

    Se não conheces as pessoas pessoalmente, não podes andar a associa-las a universos que podem não ser os deles... logo, foste reles.

    ReplyDelete

Search This Blog