“A substância fundamental do progresso desportivo do Sporting é um fogo clubista que incessantemente se acende. É o suporte de vida do espírito leonino; é uma matéria viva ...”


No que ao Sporting respeita: Inaugurado em Março de 2011, encerrado em Maio de 2014, reaberto sob o mesmo nome mas diferente endereço em Agosto de 2016, é este um pequeno e doméstico espaço onde se olha o passado, o presente e o futuro da maior potência desportiva Nacional.
Ademais: Este é um blogue pessoal no qual se vêem analisados outros temas, bem como um depósito para comentários sobre diversos tópicos que vou deixando um pouco por toda a parte.
Para deixar um comentário: Clica no título do respectivo 'post' (à direita do texto). Alternativamente, usa a tua conta do FB. Regras superficiais de utilização: Emprega bom-senso.

Jogam com a habilidade natural com que o destino os fadou, mas raros são os que se decidem aprofundar os seus conhecimentos -- Ribeiro dos Reis, 1927

Como o génio musical ou artístico, a habilidade no football não se desenvolve e apura sem uma aprendizagem cuidada e racional e uma prática persistente e intensa -- Cândido de Oliveira, 1935

Como noutras áreas da actividade humana vingara a análise científica, o que provava que o 'futebol era um jogo desportivo com uma base racional, inteligente e, podíamos acrescentar, científica' -- Cândido de Oliveira, 1949

A táctica é o fundamento racional do jogo moderno, princípio da sua eficácia. Obedecendo a princípios racionais de organização, cabe ao treinador geri-los da forma adequada.

É pouco surpreendente como nos anos 30 e 40 Cândido de Oliveira utilizava, para o futebol, uma linguagem que compreendia termos como análise científica, base racional, inteligente. Os princípios racionais perfeitamente identificados só apareceriam décadas mais tarde. Mas ao mesmo que «o Mestre» Cândido de Oliveira introduz linguagem como esta, não deixa cair algo igualmente importante como o génio musical ou artístico. Ao contrário do que se poderá pensar, a expressão futebol como arte não é metafórica.

A táctica é o fundamento racional do jogo moderno, princípio da sua eficácia

Posted on

Wednesday, 19 December 2012

Leave a Reply

Search This Blog