Palmarés

Internacional, equipas

Goalball (D. Adaptado)

1 Taça dos Clubes Campeões Europeus
Hóquei em Patins
:
1 Taça dos Clubes Campeões Europeus
3 Taças dos Vencedores das Taças
2 Taças CERS
Futebol:
1 Taça dos Vencedores das Taças
Atletismo:
Pista feminino
1 Taça dos Clubes Campeões Europeus
Cross masculino
14 Taças dos Clubes Campeões Europeus
Pista masculino
1 Taça dos Clubes Campeões Europeus
Andebol:
2 Taças EHF Challenge

Nacional, equipas

Futebol:
22 Campeonatos Nacionais
16 Taças de Portugal
8 Supertaças Cândido de Oliveira
Andebol
:
18 Campeonatos Nacionais
15 Taças de Portugal
3 Supertaças
Hóquei em Patins:
7 Campeonatos Nacionais
4 Taças de Portugal
2 Supertaças António Livramento
Atletismo:
Pista feminino
46 Campeonatos Nacionais
Pista Coberta feminino
22 Campeonatos Nacionais
Cross feminino

5 Campeonatos Nacionais
Pista masculino

48 Campeonatos Nacionais
Pista Coberta masculino
17 Campeonatos Nacionais
Cross masculino
46 Campeonatos Nacionais
Futsal:
13 Campeonatos Nacionais
5 Taças de Portugal
6 Supertaças
2 Taças da Liga
Natação
:
6 Campeonatos Nacionais feminina
6 Campeonatos Nacionais masculina
2 Taças de Portugal masculina
Basquetebol:
8 Campeonatos Nacionais
5 Taças de Portugal
Voleibol:
2 Taças de Portugal feminino
1 Supertaça feminino
5 Campeonatos Nacionais masculino
3 Taças de Portugal masculino
3 Supertaças masculino

 

 
Inaugurado em Março de 2011, encerrado em Maio de 2014, reaberto sob o mesmo nome mas diferente endereço em Agosto de 2016, é este um pequeno e doméstico espaço onde se olha o passado, o presente e o futuro da maior potência desportiva Nacional.

O melhor do clube são as pessoas, mas não são quaisquer pessoas. Foram os nossos fundadores, atletas e treinadores. É a nossa história. O clube não és tu, não sou eu, nem «somos nós». São eles. As mensagens que publicarmos evidenciarão esse intuito, versando sobre a instituição, a sua notável história, acumulado de feitos presentes e passados, proeminentes homens que a serviram e ergueram, cumprimentando as suas memórias mas mais importante, preservando a sua autoridade, ainda que não vivam entre nós.

Salva-se a fé (questiono), mas dá-se relevo a parvinhos

Thursday, 1 November 2012

Fui ao seu blogue, 'MM'. Confirma-se: lava mais branco. No seu blogue, o Sporting não empatou em casa contra a Académica. Nada disso. O Sporting venceu. Passo a citar, com a devida vénia: «Oceano cumprirá esta noite o seu último jogo como treinador principal do Sporting, jogo que o Sporting vencerá repondo a desvantagem para os primeiros lugares em oito pontos e para o terceiro em cinco pontos». E mais não diz. Os factos desmentiram o seu vaticínio? É simples: omite os factos. Chama-se a isto, para usar a sua elegante expressão, não dar uma para a caixa. Estimo as melhoras.

Eheheh, isto já resvala para o insulto. Assim se comprova como o verniz de alguns estala com um simples estalar de dedos. Basta tocar-lhes no ponto fraco... E o ponto fraco é o seu desinteressantíssimo blogue, 'MM'. Coisa boa para provocar bocejos. Não admira que tenha audiências residuais. Você branqueia os péssimos resultados do clube, falseia a verdade deixando os seus "vaticínios" confundir-se com os factos que evita trazer a lume, chuta para canto todos os temas incómodos, escreve como se tivesse uma venda nos olhos e procurasse pôr mordaças na boca dos outros, e ainda pretende impor a sua linha editorial aos outros blogues como se tivesse competênci para tanto. É preciso descaramento... Não lhe retribuo o epíteto de 'tonto': não gosto de baixar de nível. Mas cansei-me de dialogar com duas iniciais. 'MM' tanto pode ser Mario Monti, Marques Mendes, Marilyn Monroe ou sei lá que mais. Quando recuperar a identidade, avise. E passe bem. [comentários de Pedro Correia, aqui]

O conteúdo destes comentários não tem importância. Não é relevante o que Pedro Correia acha ou não acha sobre este espaço, nem têm qualquer valor as estimas pelas (minhas) melhoras. Mas já é relevante por se tratar do infeliz referido numa mensagem anterior, um infeliz cujo sofrimento pelo Sporting leva-o a confundir um desejo expresso antes do jogo com 'vaticínio' (talvez por se alegrar com as derrotas do Sporting), leva-o a achar que Jeffrén estava realmente a dormir no momento em que uma foto foi tirada, e leva-o a repetir até à exaustão que Elias custou 8.8 milhões de euros, mesmo tendo-lhe sido explicado na caixa de comentários que não é assim. Este infeliz, Pedro Correia, das duas uma: não é sério ou é um sujeito que deve tudo à inteligência. Em todo o caso, falta de seriedade ou estupidez, ou uma mistura de ambas já que frequentemente se associam, importante será não confundir gosto pelo Sporting com direito à desinformação.

À estupidez não deveria ser dada voz. É uma opinião minha, ou mania: não me importo que gente estúpida fale de batatas, ou do governo do país, ou sobre a paz no mundo e a fome em África, mas já me incomoda (muito) que gente estúpida fale sobre o Sporting. E mais me incomoda quando são sportinguistas a fazê-lo. Isto é como os meninos com problemas mentais que quando calha não tomarem a medicação, lá surge a notícia de que mataram a família ou o vizinho. Nestas alturas aparece sempre quem diga 'ah mas é doente, sofre disto e daquilo'. Pois é, a doença dá-lhes sempre para a tentativa do pior, nunca do melhor. Inventam e usam-se da estupidez para deliberadamente provocar danos.

Motivo pelo qual não são sérios.

E o ponto fraco é o seu desinteressantíssimo blogue, 'MM'.
Coisa boa para provocar bocejos. Não admira que tenha audiências residuais.

É isto que o move, 'audiências', algo que vale para 90% dos blogues afectos ao Sporting que por aí existem. A velha sensação da palmadinha nas costas ou a constante e medíocre necessidade de aprovação. São as suas motivações ...

2 comentários:

GBC said...

MM,

O comentário que citas vem na senda do que ainda há pouco conversado (ando com muito pouco tempo, e sobretudo com uma internet muito pouco rápida, que não me tem permitido também participar mais aqui e escrever mais no meu blogue).

«incomoda-me (muito) que gente estúpida fale sobre o Sporting. E mais incomoda-me quando são sportinguistas a fazê-lo.»

Incomoda-me muito também. E ainda mais por serem uma amostra cada vez mais representativa dos sócios do Sporting.

Gente desta a mandar no Sporting dentro de não muito tempo - diria que é cada vez mais provável.

O Sporting não o merece. Nem sequer os sportinguistas de hoje o merecem.

Se haverá muito por criticar no Passado e no Presente do clube, não deixa de ser curioso que uma grande parte dos que o fazem são também aqueles (inconscientemente: pelas acções que praticam e pelas "ideias" que revelam) que pretendem garantir um futuro ainda pior.

Andamos mesmo a formar idiotas. E idiotas que, além de serem estúpidos, são também pessoas desprezíveis. Porque os sócios do Sporting são tão só um reflexo das pessoas de hoje - que decoram muita coisa, que repetem muita coisa, que sabem de muita coisa, mas que não gastam um segundo que seja a pensar sobre nada.

GBC said...

Correcção:

«do que ainda à pouco conversámos», assim é que é - acho.

Post a Comment