Palmarés

Internacional, equipas

Goalball (D. Adaptado)

1 Taça dos Clubes Campeões Europeus
Hóquei em Patins
:
1 Taça dos Clubes Campeões Europeus
3 Taças dos Vencedores das Taças
2 Taças CERS
Futebol:
1 Taça dos Vencedores das Taças
Atletismo:
Pista feminino
1 Taça dos Clubes Campeões Europeus
Cross masculino
14 Taças dos Clubes Campeões Europeus
Pista masculino
1 Taça dos Clubes Campeões Europeus
Andebol:
2 Taças EHF Challenge

Nacional, equipas

Futebol:
22 Campeonatos Nacionais
16 Taças de Portugal
8 Supertaças Cândido de Oliveira
Andebol
:
18 Campeonatos Nacionais
15 Taças de Portugal
3 Supertaças
Hóquei em Patins:
7 Campeonatos Nacionais
4 Taças de Portugal
2 Supertaças António Livramento
Atletismo:
Pista feminino
46 Campeonatos Nacionais
Pista Coberta feminino
22 Campeonatos Nacionais
Cross feminino

5 Campeonatos Nacionais
Pista masculino

48 Campeonatos Nacionais
Pista Coberta masculino
17 Campeonatos Nacionais
Cross masculino
46 Campeonatos Nacionais
Futsal:
13 Campeonatos Nacionais
5 Taças de Portugal
6 Supertaças
2 Taças da Liga
Natação
:
6 Campeonatos Nacionais feminina
6 Campeonatos Nacionais masculina
2 Taças de Portugal masculina
Basquetebol:
8 Campeonatos Nacionais
5 Taças de Portugal
Voleibol:
2 Taças de Portugal feminino
1 Supertaça feminino
5 Campeonatos Nacionais masculino
3 Taças de Portugal masculino
3 Supertaças masculino

 

 
Inaugurado em Março de 2011, encerrado em Maio de 2014, reaberto sob o mesmo nome mas diferente endereço em Agosto de 2016, é este um pequeno e doméstico espaço onde se olha o passado, o presente e o futuro da maior potência desportiva Nacional.

O melhor do clube são as pessoas, mas não são quaisquer pessoas. Foram os nossos fundadores, atletas e treinadores. É a nossa história. O clube não és tu, não sou eu, nem «somos nós». São eles. As mensagens que publicarmos evidenciarão esse intuito, versando sobre a instituição, a sua notável história, acumulado de feitos presentes e passados, proeminentes homens que a serviram e ergueram, cumprimentando as suas memórias mas mais importante, preservando a sua autoridade, ainda que não vivam entre nós.

O melhor do clube são as pessoas, foram os nossos fundadores, os nossos atletas.

Monday, 29 October 2012

Ora aqui está um texto inspirado que nos mostra que o sentido de pertença a um clube tem algo que remete para a esfera do sagrado e do divino. Não posso deixar de fazer o paralelismo entre estes guardadores de redes, guarda-redes, como lhes chamas e os pescadores de homens bíblicos, aqueles que pela sua (deles) fé e pelo seu exemplo procuravam converter os outros.
Há de facto algumas semelhanças entre «acreditar em algo superior» e à crença que nós sportinguistas temos no nosso clube.
Não fomos nós a escolher o Sporting, de algum modo foi ele que nos escolheu.

Pedro Oliveira

Oceano cumprirá esta noite o último jogo como treinador principal do Sporting, jogo que o Sporting vencerá repondo a desvantagem para os 1ºs lugares em 8 pontos e para o 3º em 5 (pontos). A partir daqui, só o tempo sabe o que o futuro reserva. Oceano, esse, permanecerá um dos treinadores do Sporting e fará parte dum futuro que esperamos (e ambicionamos) risonho. Não-poucas vezes cai nos ombros dos principais símbolos do clube a responsabilidade de liderar o Sporting nos períodos mais difíceis. É normal - não são símbolos por acaso tratando-se de pessoas com qualidades muito especiais.

No entanto, o melhor do clube são as pessoas, foram os nossos fundadores, os nossos atletas, os nossos sócios, os nossos adeptos e simpatizantes que fizeram do Sporting a grande potência desportiva que é. Sporting mais que um «Club» um estado de alma, de algum modo cada sportinguista sente que faz parte dum «povo eleito/escolhido».

As palavras em itálico são do Pedro e foram escritas há mais de um ano na caixa de comentários dum «post» sobre os «guarda-redes do Sporting», texto que contempla, entre outros, muitos dos seus capitães: Jorge Vieira, Francisco Stromp, Vitor Damas, Manuel Fernandes, Fernando Peyroteo, Hilário e outros.
Oceano não está (foi) mencionado, embora devesse.
Todas as despedidas têm significados. Frequentemente, mais de que um, resumo de algo que termina e o ponto de partida para uma coisa nova, tal como um presente que liga um passado a um futuro. Trago à colação as palavras do Pedro porque o encontro de mais logo marcará o fim de um ciclo e o início de outro, mas também porque o dia assinala a despedida de um dos capitães do Sporting.

Imortalizou-se quando partiu a 29 de Outubro de 1966, numa época (1965/66) onde felizmente viu o seu Sporting Clube de Portugal sagrar-se campeão Nacional. Que Leões?, ou qual o Leão? ... lendários Francisco e António Stromp, capitão João Bentes, António Rosa Rodrigues, Augusto de Freitas e António Couto. Augusto de Freitas, membro de um passado tão antigo que fez parte do grupo dos eleitos que em 1910 esteve / estiveram em Huelva, a 27 de Agosto.

A Augusto de Freitas, a nossa vénia.
A Oceano, um até logo.

9 comentários:

manuel marques Arroz said...

Para o Oceano, um até sempre.

Saudações leoninas.

Abraço.

Bicadas de Aguia said...

"jogo que o Sporting vencerá", pois, deixem de fazer previsões destas, tem corrido mal...
Assim o SCP com mau futebol viu o fosso alargar-se para os 10 pontos para Benfica e Porto e 7 para o Braga.
Mas ao menos subiu de posição...
7 jornadas, 7 pontos, uma única vitória goal average negativo.
Desejo muita boa sorte ao novo treinador, mas afinal pior deve ser impossível.

MM said...

Manuel Marques, 'até sempre' é demasiado solene. Oceano não vai a lado nenhum, felizmente. Ajudará o novo treinador a dar a volta a esta situação. O futuro desta equipa do Sporting começou hoje. A ver vamos no que resulta.

Abraço.

MM said...

Bicadas de Águia, na próxima ocasião pergunto-te, antes de insinuarmos uma previsão. Queres?

pedro oliveira said...

MM, obrigado por reproduzires as palavras que escrevi e que, de facto, fazem sentido no contexto.
Obrigado, também, por teres recordado Augusto de Freitas.

Quanto ao resto um clube como o Sporting é muito mais que uma equipa de futebol, contudo não posso deixar de comentar o Bico d' Águia que fala em goal average negativo, a equipa de râguebi do Benfica tem quatro jogos, quatro derrotas, 23 pontos (golos) marcados e trezentos sofridos... mas em vez de se preocuparem em melhorar o clube deles "os benfas" preferem encher as nossas caixas de comentários.

Bicadas de Aguia said...

MM, não precisas de pedir permissão, é o teu desejo leonino a falar, entendo bem.
Pedro Oliveira, espero que se consiga fazer algo com o rugby do Benfica que de facto está numa péssima posição e a sofrer n humilhações em campo.
Como se faz em outras modalidades do Benfica que hoje competem para vencer.
Mas comparemos então com o rugby do SCP. Qual?
Ir buscar rugby quando se fala da equipa sénior de futebol do SCP tem mesmo tudo a ver, ainda mais quando o SCP nem tem equipa sénior de rugby...
A mim preocupa-me este apagão do SCP, tenho saudades de um campeonato disputado palmo a palmo entre Benfica e Sporting.
Falta ao SCP na minha opinião de não sportinguista (e deixando de lado as picardias usuais, até saudáveis desde que não se recorra ao insulto e essa do Bico de Águia...), uma direcção que agarre no clube e o transforme completamente, abandonar os tachos, as n vozes de comando, haver um líder que assuma as decisões sem politiquices e querer mandares de outras pessoas não importa o quão importantes sejam em termo de personalidades leoninas.
Agora quem achavam que daria para isso?

MM said...

Bicadas de Águia, não existem figuras conhecidas da grande maioria dos sportinguistas sobre as quais possa dizer-se, 'aquele deveria ser presidente do Sporting'.

sloct said...

Pois é, fiquei a saber que afinal o Sporting não tem uma equipa sénior de rugby, não foi buscar uma série de jogadores a clubes da zona de Lisboa, nem tem 4 vitórias em 4 jogos do Campeonato Nacional da 2ª Divisão.

O que vale é que há gente bem informada que me consegue elucidar, O meu muito obrigado....

Bicadas de Aguia said...

Peço desculpa, devia de facto ter dito equipa de rugby na divisão principal.
Mas é comparar alhos e bugalhos na mesma, falava-se de futebol e foram buscar rugby...
E falando de rugby, deixa ver, o Benfica está na divisão principal (sim, tem sido cilindrado ultimamente), tem o maior palmarés nacional ainda.
O Sporting... bem, está na segunda divisão.. que não é bem a logo a seguir à que está o Benfica, ainda há uma pelo meio....
O Sporting está na chamada 3ª divisão do rugby (Liga Superbock, I divisão e 2ª divisão).
Portanto mandar bocas ao Benfica, quando o nosso clube nem sequer compete ao mesmo nível ainda é mais hilariante que ir buscar RUGBY para uma conversa sobre FUTEBOL!

Post a Comment