No que ao Sporting respeita: Inaugurado em Março de 2011, encerrado em Maio de 2014, reaberto sob o mesmo nome mas diferente endereço em Agosto de 2016, é este um pequeno e doméstico espaço onde se olha o passado, o presente e o futuro da maior potência desportiva Nacional.
Ademais: Este é um blogue pessoal no qual se vêem analisados outros temas.

Não tenho por hábito consultar a edição online do Record ou de qualquer outro diário desportivo. Apercebo-me, no entanto, nos últimos tempos, dum padrão de notícias que relata os sucessivos internamentos ou hospitalizações de Eusébio. Tratando-se dum padrão preocupante, entendo deixar-lhe nesta altura um abraço. De Eusébio guardo o privilégio de com ele ter privado em pelo menos 4 ou 5 momentos, pelos meus 6, 7, 8, 9 ou 10 anos de idade, numa altura em que vivíamos na Rua das Mercês, na Ajuda, e numa altura em que o Eusébio frequentava assiduamente um restaurante no Largo da Paz e fazia parte dum círculo de amigos juntamente com o dono do estabelecimento, António, a sua esposa Elvira e o meu pai, enquanto amigo de copos - nada que se relacionasse com futebol. Recordo alguém que sempre nos tratou bem (a mim e ao meu irmão) e recordo também numa ocasião ter por lá visto Pietra. Não são boas nem más recordações já que era novo demais para dar importância, e não me lembro daquelas pessoas manifestarem por gestos, ou por palavras, alguma coisa que me cativasse a atenção, ao contrário do que acontecia, por exemplo, com um ex-jogador d' «os Belenenses» do qual, esse sim, guardo carinhosas saudades, alguém que não fazendo parte do círculo falado foi já um (sem aspas) genuíno amigo que o meu pai teve.

Falarei em breve sobre o Sambinha.
(algo para ser feito e que não foi esquecido)
Seja como for, pretendia deixar um abraço ao Eusébio e fazer votos para que a sua condição regresse à normalidade o mais rapidamente possível. Se a par da fama ou da imagem sobre si durante largas décadas cultivada nunca se aproximou, por um lado, dos impressionantes números de Cristiano Ronaldo ou sequer da projecção internacional de Luís Figo, Eusébio permanece seguramente o mais importante futebolista Português e o símbolo maior, até hoje, do Sport Lisboa e Benfica.

Sporting Clube de Lourenço Marques, Benfica, Boston Minutemen, Indianapolis Daredevils, Monterrey, Toronto Metros-Croatia, Beira-Mar, Las Vegas Quicksilvers, União de Tomar e New Jersey Americans. Ballon d'Or numa ocasião, Bota de Ouro Europeia em duas. A última, alcançada com 31 anos de idade, feito de todo o modo admirável.

À «Rute», expressão [feia, mas eficaz] utilizada pelos diligentes emissários do Benfica para ocultar a identidade do jogador nas suas comunicações telefónicas e telegráficas, à «Pantera Negra», ou melhor, muito melhor, simplesmente Eusébio, o meu reconhecimento e admiração.

Uma lenda.

Uma lenda, simplesmente Eusébio.

Posted on

Tuesday, 10 July 2012

1 Comment
  1. Muito bem, MM.
    Como já escreveste aqui (a propósito da morte dum político) o mais importante são as pessoas.
    Há aqueles para quem a vida só faz sentido num clima de guerra permanente, quem não é por mim é contra mim, mas vou tendo cada vez menos paciência para esses.
    Para Eusébio os meus desejos dum restabelecimento tão rápido e duradouro quanto possível, para ti um grande abraço.

    ReplyDelete

Search This Blog