No que ao Sporting respeita: Inaugurado em Março de 2011, encerrado em Maio de 2014, reaberto sob o mesmo nome mas diferente endereço em Agosto de 2016, é este um pequeno e doméstico espaço onde se olha o passado, o presente e o futuro da maior potência desportiva Nacional.
Ademais: Este é um blogue pessoal no qual se vêem analisados outros temas.

Se disso for capaz, descubra as diferenças e meditando em consciência, em silêncio, pergunte-se como pode um país, um povo, tolerar a existência duma organização que na sua filosofia, pensamento, metodologia, acção e simbologia, replica os ideais que deram origem aos mais vis, míseros, desprezíveis e jamais inesquecíveis repugnantes actos de violência praticados pela espécie humana.

Reichsadler
Sport Lisboa e Benfica


Duas organizações, o mesmo símbolo.

Pergunto-me se serão estes os valores que eu, Português, quero para o meu país, e pergunto-vos, compatriotas, se vale a pena abandonar esta luta e deixar que a memória de uma menina como a Joana caia no esquecimento?

Pela vossa parte, respondam. Porque a minha resposta, já a conhecem.

Dói muito, muito mesmo ... sem comentários.

Posted on

Friday, 13 July 2012

43 Comments
  1. todos (ou quase todos) esperam que nunca mais volte esse monstro do nazismo. todavia, os tempos que vivemos podem estimular este, bem como outros, movimentos extremistas sem respeito pelo Homem.
    contudo, há que ter em conta que o Benfica resulta da fusão dos dois clubes e o seu simbolo idem. mas, sobretudo, o nazismo enquanto corrente repleta de simbolos é posterior à fundação do clube.
    tem razão numa coisa, as claques (tanto as do Benfica, Sporting ou Porto) estão repletas de índividuos sem qualquer respeito pela liberdade individual.
    o futebol é, muitas vezes, apenas uma desculpa para coisas e acções menos dignas.
    cumprimentos de um benfiquista

    ReplyDelete
  2. JJT,

    Têm ambos a mesma origem: a águia Imperial, símbolo expansionista, imperialista e nacionalista. Porque é que o Grupo Sport Lisboa o escolheu?, é a minha dúvida.

    ReplyDelete
  3. não sei a razão concreta. sou um pouco mais novo ;-)

    mas pode ser uma reacção/resultado do cenário sócio-político do pós-mapa cor de rosa e da crescente sensação de fim ou crise do império português pouco antes da primeira guerra.

    outro aspecto, mais ou menos relacionado, que surge regularmente na blogosfera são umas imagens de jogadores de vários clubes a fazerem a dita saudação fascita/olimpica. não é apenas "imagem de marca" de um clube mas, infelizmente, de todos daquela época. houve apenas um jogador (do belenenses e da selecção) que não a fez uma vez e fico logo fora da equipa portuguesa para sempre...

    ReplyDelete
  4. ainda estou admirado por não teres utilizado o lápis azul.

    não ter sido censurado o que na altura respondi, o seguinte:

    Tobias Minus said...

    esta histriónica patetada, a ser verídica, vem a lume, (nem a propósito, sendo tu apoiante dos incendiários do bota fogo do lumiar) nesta altura, porquê?

    para desviar atenções dos ataques perpetrados por uns vândalos, da juventude legalizada,(na prática de actos criminosos?!) armados em terroristas de pacotilha às 5 Casas do Sport Lisboa ...
    e BENFICA?!

    uns energúmenos bêbados, drogados e sem educação entre os quais uma extremosa 'mamã' teria feito privar uma menina - se 'isto' fosse verdade, era aqui a parte mais grave da questão - para assistir a aulas de vernáculo ao vivo, desmandos incendiários e agressões a bombeiros.

    ou será, mais uma vez, a vã tentativa de exorcização dos teus próprios fantasmas

    adepto confesso que és dum clube, onde as direcções foram formadas pelas mais proeminentes figuras do salazarismo - como o ditador salazar, admiradores de hitler e do nazismo.

    entre muitos outros, salazar carreira, góis mota, cazal-ribeiro, kaúlza de arriaga, and so on.

    como compreendo essa psicose, se até uma parte da claque do teu clube, é ainda formada, por um tal grupo 1143 - nacionalistas/salazaristas, neo-nazis e 'skin-heads'.

    e nesta relação a que ía chamar promíscua és capaz de nos dizer de que forma, a antiga sede da Rua do Passadiço (antiga Escola Alemã, que passou para o nº 26 da mesma rua, depois da II Guerra e da queda de hitler e do nazismo) foi parar (sem custos) à posse do sporting?

    como compreendo essa psicose, se até uma parte da claque do teu clube, é ainda hoje, formada por um tal grupo 1143 - nacionalistas/salazaristas, neo-nazis e 'skin-heads'.

    ". Pessoas e organizações que o pratiquem." - fazes-me lembrar a mãe da anedota; "chama-lhes putas filha, chama-lhes putas, antes que to chamem a ti"

    .........


    o que é que esse aleijão mental não te deixa entender?

    donde copiaram o leão sobre as patas traseiras, do emblema do aston villa?

    ou do circo romano, a rasgar as joanas de outras vidas

    somos realmente um grande clube até os nazis copiaram o seu símbolo

    ReplyDelete
  5. ès realmente um palhacito, tu que és de um clube que albergou uma data de fascistas durante o Estado Novo que nunca aboliu a saudação fascistas nos jogos do campeonato ainda vens acusar o Benfica de fascismo por causa da águia?! Vale a pena leres uma edição da Bola do ano 2000, em que o palhaço do Eduardo Barroso, igualmente adepto do clube merdoso defende que tem inveja do benfica sempre ter sido o clube do Povo e ter tido nas suas fileiras gente que nunca se curvou ao dominio Salazarista.. triste!

    ReplyDelete
  6. o leão até como bicho é uma aberração, nem para caçar servem

    preguiçosos que são, se não fossem as fêmeas, comiam merda ...

    como as hienas

    ReplyDelete
  7. Ano de fundação do SLB: 1904
    Explicação do símbolo:
    "O emblema é composto por uma águia, que simboliza independência, autoridade e nobreza, um escudo com as cores do clube (vermelho e branco), e a sigla SLB de "Sport Lisboa e Benfica" sobre uma bola de futebol, tudo sobreposto sobre uma roda de bicicleta que foi retirada do emblema do Grupo Sport Benfica e representa o ciclismo como uma das modalidades do clube. O lema do clube, "E Pluribus Unum", que em latim significa "De muitos, um", também está presente."
    A associação ao nazismo não faz sentido nenhum...a não ser que se queira ter protagonismo mesmo que seja à custa de parvoíces...

    ReplyDelete
  8. Uma coisa é a cáfila de revionistas históricos (mal intencionados que tentam toldar os pseudo-cérebros e cientes do quão sujo e nojento foi o passado fascista do seu clube) cá do burgo.
    Outra coisa, bem diferente, é um garoto que nada sabe ou entende da história do século passado e que se mete armado ao pingarelho escarrapachando toda a sua ignorância neste post.

    ReplyDelete
  9. Desculpa lá mas acho que desta vez passaste-te!

    Uma coisa é não gostares dos vizinhos, outra completamente diferente é o é insulto gratuito!

    Para já 2 pormenores:
    1 - o slb apareceu em 1908 e o seu símbolo tem origem uns anos antes no nascimento dos seus pais.
    2 - o partido nacional socialista apareceu cerca de uma década depois!


    Há uma coisa que me faz não gostar da generalidade dos benfiquistas que é a mania de tentarem mostrar que são grandes simplesmente ao menorizarem os outros...
    Com este post estás a ultrapassá-los!

    ReplyDelete
  10. A intenção do "post" é fazer pensar (coisa que não é fácil para alguns).
    Porque razão um grupo de amigos que jogava umas futeboladas em Belém escolha para símbolo a águia que desde sempre esteve ligada aos impérios e ao expansionismo?
    Sem ser exaustivo; foi a águia o símbolo do império romano e foi a águia o símbolo do império napoleónico.
    Sobre a vitória sobre os «manetas» napoleónicos ver isto:
    http://santamargarida.blogspot.pt/2005/12/71-um-leo-e-uma-guia.html
    Sobre simbologia clubística, ver isto:
    http://www.ultraslazio.it/stemmi.htm
    Terá sido no símbolo da SS Lazio (fundada em 1900) que a rapaziada de Belém se inspirou?

    ReplyDelete
  11. Pedro, é uma hipótese.
    Um abraço enorme, e que tudo continue a rolar bem no reino do leão.

    Frederico, elucide-me: o 'insulto gratuito' que menciona tem inspiração nos comentários que pretendem insultar-me?, ou no «post» que não insulta nada e ninguém?

    Obrigado por elucidar-me quem apareceu primeiro, confesso que não sabia. São o Nazismo e a fundação do SLB, um ou outro, em medidas muito diferentes, assuntos que acho desinteressantes.

    'Há uma coisa que me faz não gostar da generalidade dos benfiquistas que é a mania de tentarem mostrar que são grandes simplesmente ao menorizarem os outros ...', acho que faz bem. Subscrevo a afirmação e nessa medida aconselho-o este post.

    ReplyDelete
  12. @MM

    O insulto gratuito é o post sim!

    Só como exemplo, se o sr. B pusesse uma fotografia do sr. A ao lado da fotografia de um porco e perguntasse "descubra as diferenças" não achas que o sr. B esta a chamar porco ao sr. A?

    Eu cá acho!

    ReplyDelete
  13. Perdoem o rapaz. Se ele não diz disparates sobre o Benfica ninguém aqui vem.

    MM, até para ti este post é nojento. Próprio de um doente mental.

    ReplyDelete
  14. QUE POBREZA DE ESPÍRITO A DESTE SAPO

    ReplyDelete
  15. Ricardo,
    Já tu só vens aqui para destilar fel e ofenderes (dentro das tuas limitações) os autores do "blog".
    Não tens nada a dizer sobre o "post" em si?
    Porquê a escolha da águia?
    Porquê, especificamente, aquele tipo de águia?
    Não estamos a falar duma espécie de águia comum em Portugal, tipo:
    - a águia calçada (aquila pennata)
    - a " cobreira (circaetus gallinus
    - a águia d'asa redonda (buteo buteo)
    - a águia de Bonnelli (aquila fasciata)
    - a águia pesqueira (pandion haliaetus)
    Porquê?
    Tendo estas cinco espécies, facilmente, observáveis em Portugal, a rapaziada de Belém foi logo escolher para símbolo, a águia imperial (aquila adalberti), porquê?
    Excluindo a óbvia razão que MM aponta, podemos apontar outra; a semelhança fonética de "adalberti" com aldrabice, o que de algum modo define o SL (mais tarde SLB) uma agremiação desportiva que até aldraba a própria data da fundação.
    Bem sei que tens pouco tempo para responderes a estas questões, segundo tenho lido na "blogosfera" tens estado muito activo (ou passivo) por Alferrarede; contudo, aqui, neste "blog" contas com a minha solidariedade, aqui não descriminamos pessoas pelas opções (sexuais ou outras) que tomam, incluindo, obviamente, as escolhas clubísticas, tanto mais que até foste atleta do Sporting Clube de Abrantes.
    Cumprimentos.

    ReplyDelete
  16. Caro aNNóNNimo,

    Duplamente néo-nazi, isto aqui não é o sapo; é o blogspot... enganou-se no número da porta.

    ReplyDelete
  17. Sapo és tu e o outro retardado mental que por aqui expandem toda a sua estupidez.

    Não te preocupes em tentar dar sentido aquilo que uso aos pares e sim com os pares com que te ornamentam a cabeça.

    ReplyDelete
  18. aNNóNNimo,

    Ornamento = 1. Adorno tendente a dar imponência.
    2. [Figurado] O que dá honra ou lustre
    Obrigado pelo elogio mas não sou muito dado a adornos nem a honrarias, já outros, gostam que lhes puxem o lustre.

    ReplyDelete
  19. pedro oliveira

    Só para que se possa analisar, quem aldraba quem ...

    ou quem a todo o custo, procura fazer vingar uma tese estapafúrdia - para ser meigo e não baixar ao nível insultuoso do post - gerada por uma mente ancilosada.
    No mínimo...!

    ÁGUIA IMPERIAL

    A ÁGUIA-IMPERIAL-IBÉRICA (Aquila adalberti) é uma espécie de águia endémica do sudoeste da Península Ibérica (PORTUGAL E ESPANHA) e norte de Marrocos.

    Até pouco tempo era considerada uma subespécie da águia-imperial-oriental (Aquila heliaca), porém os estudos do ADN de ambas as aves demonstraram que estavam suficientemente separados para cada uma constituir uma espécie válida.

    A ÁGUIA-IMPERIAL-IBÉRICA encontra-se actualmente em perigo de extinção.

    ReplyDelete
  20. This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete
  21. Frederico, perceba que não fui quem escolheu a águia Imperial para simbolizar uma instituição, nem tenho culpa que os símbolos sejam iguais. Perceba que não está lá nenhuma imagem de uma pessoa ao lado de um porco e portanto o 'descubra as diferenças' não pretende insultar uma pessoa, ou um porco. A sua analogia não faz nenhum sentido, além de superficial.

    Os símbolos são aqueles e têm um significado. No lugar de sentir-se chocado, tente perceber porquê. Se não quer ou não sente interesse, óptimo, desejo-lhe à mesma felicidades.

    Artnis, a águia, fenomenal criatura, lindíssimo animal, não tem que ver com o assunto. Dir-se-ia no entanto Espanhola, infelizmente, porque em 2009 alguém garantiu a extinção da águia imperial Ibérica em Portugal. Em países retardados, de gente retardada, levezinha e ignorante, é assim. Siga se quiser este link.

    Ricardo e demais ignorantes, o Pedro já vos respondeu pelo que não há muito a acrescentar.

    ReplyDelete
  22. Artnis e MM,

    Não há certezas sobre a extinção ou não da águia real ibérica mas não é tão frequente como as cinco espécies que referi anteriormente... não existem, certamente, 6 milhões desta espécie.
    Ver aqui:
    http://www.wwf.pt/o_nosso_planeta/especies/top_5_das_especies_de_portugal___as_cinco_especies_mais_ameacadas_e_emblema
    e aqui:
    http://www.avesdeportugal.info/avesdeportugal.html

    ReplyDelete
  23. Ricardo,

    Vou repetir o teu comentário efectuado às 17H28:

    "Pedro, ainda conseguiste ser mais nojento do que o post em questão. Deve ser a chamada educação sportinguista. Felizmente nem todos são filhos da puta como tu. Valha-nos isso."

    Lê o que escreveste no primeiro comentário; chamas nojento ao "post" e doente mental a MM, no segundo comentário chamas-me nojento a mim e ofendes a minha querida mãezinha, que culpa terá ela?
    Vá sê homenzinho e pede desculpa, nada tenho a ver com a tua vida privada e quer seja ou não verdade o que escreveram sobre ti repito aquilo que disse acima:
    «aqui, neste "blog" contas com a minha solidariedade, aqui não descriminamos pessoas pelas opções (sexuais ou outras) que tomam, incluindo, obviamente, as escolhas clubísticas, tanto mais que até foste atleta do Sporting Clube de Abrantes.» o que tens isto de ofensivo ou de mal educado?
    Para a próxima escolhe melhor as palavras e deixa terceiros (a minha mãe) longe destas pseudo discussões blogosféricas.
    Sobre o tema do "post" ja percebemos que não tens nada a dizer.
    Passa bem.

    ReplyDelete
  24. Este post, para além de envergonhar não só o seu autor como outros adeptos do mesmo clube, está cheio de erros históricos e não só, já dissecados em alguns comentários.

    Agora a primeira impressão depois da leitura é de que o autor, tentando sublimar a sua requentada azia, de tanta inveja e ressentimento tenta rebaixar o seu maior "inimigo". Não o podendo fazer dentro do campo, fá-lo cobardemente atrás de um teclado em blogues insinuando mentiras e suposições que não existem. Mostrando desconhecimento vergonhoso sobre a verdadeira história do seu próprio clube.

    Deixo um texto do Alfredo Barroso, conhecido sportinguista.

    "Nos tempos da outra senhora, o Sport Lisboa e Benfica chegou a ser considerado como uma referência democrática, um oásis onde coexistiam vozes de todas as origens políticas e em que algumas figuras notórias da oposição ao Estado Novo chegaram a ser membros dos órgãos sociais do clube.

    Digo isto com tanto mais admiração e à vontade, quanto é certo que sempre fui adepto do Sporting Clube de Portugal, o qual, pelo contrário, era conhecido pelas suas notórias ligações ao Estado Novo e foi quase sempre dirigido por figuras mais ou menos proeminentes da extrema-direita do regime salazarista.

    Para grande desespero de alguns adeptos como eu que, por carolice ou amor à camisola, nunca viraram a casaca, apesar dos dichotes e bicadas (mais que justas) de muitos adeptos do Benfica."


    O Sporting está falido e é só uma questão de tempo antes de fecharem as portas. Mas o Benfica não tem culpa nenhuma disso.

    A megalomania, a mentalidade de gente pequenina tão típica do portuga medíocre, em que em vez de se preocuparem em competir de maneira leal e justa a sua primeira preocupação não é apenas ganhar mais do que o Benfica mas acima de tudo impedir que o Benfica ganhe a todo o custo, nem que para isso se arranjem decisões na secretaria.

    Estão e a pagar e irão pagar pelos erros cometidos ao longos dos últimos 20 anos. Irão ter o que merecem, o destino da gente pequena. Não tenho pena.

    ReplyDelete
  25. os dois sofrem de uma grave doença do foro neurológico.

    tratem-se

    antes que a Troika imperialista, mande o lacaio relvas (mais um trafulha lagarto) fechar o miguel Bombarda e os restantes hospícios

    ReplyDelete
  26. Manuel,

    Sinceramente, nada do que esse senhor Alfredo Barroso ou o primo Eduardo Barroso dizem, fazem ou pensam me interessa.
    O segundo que por acaso até é presidente da assembleia do Sporting, no ano passado num sábado à noite em que o Sporting jogava em Alvalade com o Nacional foi para Madrid com o Prof. Marcelo ver o Madrid vs. Barcelona, esta semana escreveu ou melhor citou n' A Bola um texto vergonhoso sobre a formação do Sporting, enfim não me admira que os benfiquistas gostem deles.

    ReplyDelete
  27. Tobias Minus,

    Não percebo o que tem Miguel Relvas a ver com o tema do "post" de qualquer modo consta que ele vive numa casa do Bibi do Benfica, o tal que interrompia os treinos na Luz e gritava:
    - O Roger é meu ou pagam ou ele não treina e não joga mais
    (e de facto não jogou muito)
    Quanto à preocupação com a minha saúde e a de MM numa palavra: obrigado.

    ReplyDelete
  28. Pedro, é um belíssimo animal, de qualquer espécie ou família. A águia ou outras aves (de rapina ou não).
    Tal como o leão, ou uma imensidão de outros animais selvagens que existem hoje em menor quantidade.

    Manuel, a única ignorância aqui é a sua, aliada à de outros que falaram para trás de si no Eduardo Barroso, Estado Novo, fascismo, ou até águias (não me refiro obviamente ao Pedro, a conversa de aves surgiu na sequência do comentário ignorante do Artnis). Manuel leve isso ao Eduardo Barroso, as palavras são dele não é? Não sei que terá aquilo que falo no «post» a ver com elas ou a problemática fascista no desporto Português.

    De modo muito simples, Manuel e demais broncos que falaram de forma estúpida:

    Isto não é sobre o Estado Novo, mas sobre a águia Imperial. Águia que também não é um bicho - não falamos de animais. Falamos de um símbolo. Águia Imperial = Símbolo, que encerra um significado.

    Do mesmo modo que o Leão rampante do Sporting encerra um significado e aparece numa série de outros emblemas de instituições desportivas, ou de natureza muito diferente, causas, nações, escudos, brasões, banderas e muita coisa diferente.

    São símbolos, com significados.
    Não são animais. Faria um desenho se pudesse ...

    ReplyDelete
  29. pedro

    já percebi, vocês os dois sentem a solidão

    vai daí nada melhor que ultrajar o Sport Lisboa ...

    e Benfica e os benfiquistas

    depois é só ir alimentando a fornalha, o que não é difícil para incendiários do bota-fogo do lumiar

    e tudo isso, na vã tentativa de exorcização dos vossos próprios fantasmas

    ReplyDelete
  30. MM, concordamos, as águias são aves muito belas mas não é disso que fala o "post" às vezes acho que falas de coisas demasiado complicados, sabes há quem esteja habituado a coisas simples, tipo:
    ésse e ele bê, ésse e ele bê, glorioso ésse e ele bê... tudo o que saia desse registo simples não é apreendido.
    Quanto aos Barrosos foi o Alfredo e não o Eduardo que disse aquelas palermices sobre o Benfica ser o clube do povo e o Sporting o do regime
    (viu-se quem foi o campeão da Liberdade em 1974)

    ReplyDelete
  31. MM

    Tentei evitar responder-lhe para não descer ao seu nível.

    A sua estupidez natural, má criação e provocação directa em comentário/resposta a terceiros, não me deixam alternativa.

    Mais uma vez lhe digo que ao contrário de si, não preciso que me assobiem às orelhas.

    Sem me arvorar a um sobredotado das meninges, quando - armado ao pingarelho - você me vem com a conversa sobre soitos, já eu estou de volta das castanhas assadas.

    Se há por aqui alguém ignorante, mas pérfido, logo perigoso - por deturpar a verdade - é você.

    Dou de barato, aos seus ódios, à sua inveja, à sua psicastenia a 'adivinhação' interpretativa dos pensamentos dos fundadores do S.L. e Benfica.

    Agora não tem o direito de lhes ultrajar as memórias, ligando o símbolo que escolheram em 1904, ao símbolo do partido nazi, fundado 19 anos depois ...
    símbolo esse que ainda hoje, faz parte do Brasão e Bandeira da Alemanha.

    É claro que isto, não tem nada a haver com a altaneira Águia ou um leão de Circo, seja ele do Coliseu Romano ou um faminto leão branco, com o sugestivo nome de 'sonho'...

    Por que não a ligação, uma vez que são anteriores à formação do SLB, da Águia Imperial Romana, ou da Águia que encima o Brasão de Armas dos EUA?

    -p.s-

    Há dias atrás tive ocasião de lhe afirmar que por muita formação que adquira, não me parece capaz de ultrapassar o rústico, melhor ainda o labrego sem pinga de educação que há em si.

    Senatus Populusque Romanus.

    ReplyDelete
  32. Pedro, prefiro responder-te amanha quando as condicoes (fisicas) forem as melhores. Um abraco enorme e uma excelente noite para ti.

    ps,
    Obrigado pelo link sobre os simbolos de odio, relativamente a aguia Imperial no emblema da SS Lazio de Roma. Faz tudo sentido, desde que claro nao se ande a procura de guerrilha e exista honestidade intelectual, coisa que nao abunda nesta caixa de comentarios. Grande abraco.

    ReplyDelete
  33. Okay, Pedro, li de raspão o comentário do Manuel quando percebi que ia (mais uma vez) versar (não ele, mas outros para trás já o haviam feito) sobre o Estado Novo ou daí personalidades com ligações ao Sporting. Percebendo que o comentário iria versar sobre o tema não o li convenientemente: foi Alfredo Barroso e não o Eduardo Barroso, seja, tal como a ti não me interessa nem dou grande importância ao que o Alfredo, Eduardo, Joaquim ou Maria Barroso dizem ou não sobre o Sporting. Ou melhor dou mas não dou mais do que se fossem outras pessoas. Não que a matéria não tenha interesse, seguramente terá - Desporto Português na esfera do Estado Novo - mas rigorosamente nada tem que ver com este «post».

    Já agora sobre o Ricardo, o motivo para ter eliminado o comentário dele foi por limitar-se a um insulto baixo, e nada mais.

    Novo abraço, e tem um excelente dia pela frente.

    ReplyDelete
  34. MM

    Você manifesta algumas dificuldades, na compreensão daquilo que lê.

    Não me interessa minimamente a sua Formação (quer seja académica, ou profissional) que tenha adquirido ou venha, com maior ou menor esforço, a alcançar.
    Não a conheço. Nunca a comentei.

    A Formação toma-se, da forma que cada um pode e quer, na Escola.

    A educação vem com o berço...!

    Há no entanto, quem consiga ultrapassar as suas próprias limitações e a inata rusticidade.

    Aquilo que você demonstra nestes seus odientos escritos, é só uma infinita pobreza de espírito.
    De dar dó!

    Agora vamos (de novo!) ao 'post'.

    Ao contrário de si, da sua mente anquilosada - para continuar meiguinho - o Artnis não lhe quer, nem a si nem a ninguém, mostrar ou provar nada.

    NADA, entende?

    A menção à existência em Portugal, da 'Águia IMPERIAL Ibérica', - (não fui eu, ou a minha ignorância que "trouxe um animal, incapaz de perceber que falamos de um simbolo" - esta é de ir às lágrimas, yeah!) - foi isso sim, em resposta ao tergiversar do Pedro sobre o assunto, que afirmou:

    "Tendo estas cinco espécies, facilmente, observáveis em Portugal, a rapaziada de Belém foi logo escolher para símbolo, a águia imperial (aquila adalberti), porquê?" demonstrar nada."

    Questiono,com lógica a razão, da não referência à "Águia que encima o Brasão de Armas dos EUA" - uma Águia de asas abertas (em voo sobre o Globo!), olhando para o mesmo lado, segurando nas garras uma flâmula, com uma DIVISA (também!) em latim ...

    terá sido nesse Brasão de 1776, que os fundadores do Sport Lisboa (esta é de borla!) se basearam, para criar o primeiro emblema do Clube.

    Pela descrição anterior e feita de memória, mas que podem comprovar, dá para ver todas as, estas sim, reais semelhanças?

    A si, isto nunca por nunca ser, lhe interessaria revelar, pois desmontava-lhe toda a ardilosa artimanha. Perdia toda a insídia que lhe tolda a razão.

    Todos temos direito à liberdade de expressão.

    Você com a perfídia habitual e de modo rasteiro, odiento, expressou a sua.

    Usou a desonestidade intelectual e histórica, para numa atitude de mentecapto, ultrajar a memória de pessoas que teriam mais hombridade
    num mindinho do que qualquer de vós, no corpo todo.

    Foi este atentado mentiroso à memória dos fundadores do Benfica, que me levou à indignação ...

    a que de igual modo, todos temos direito!

    É normal vós confundirdes 'a Estrada da Beira com a beira da estrada', quando o assunto versa o Glorioso.

    Nada a que, nós benfiquistas, não estejamos habituados.

    ReplyDelete
  35. Este post alia a pura estupidez ao puro fanatismo por um clube.
    Como benfiquista é mesmo para rir... MESMO!

    ReplyDelete
  36. Olha, um blogue de sportinguistas não pode atacar o "enfique". À lampionagem não lhes chega os media, ainda querem controlar a internet. Temos "pena".

    MM, tu andas a fazer a ronda sobre o que escrevem os lampiões nos blogues deles? Eu tenho mais que fazer e outros interesses também.

    ReplyDelete
  37. Interessante, sem dúvida. Podemos ver que é um símbolo do Partido Nazi e não da Alemanha (Estado) Nazi, já que a Águia está virada sobre a sua esquerda. Simboliza o Partido, Parteiadler, não o Reich, Reichsadler. A inscrição "1934" remete provavelmente para o comício do partido em Hamelin-Pyrmont, Hamelin-Pyrmont ou Hamelin (da fábula). O símbolo da cidade (medieval) Alemã é o famoso Leão Rampante que exibe a cruz Evangélica.

    Só não percebi o comentário. Que significa "podes juntar este símbolo às diferenças"?

    ReplyDelete
  38. Significa que o teu querido leão também está no símbolo nazi, logo pela tua lógica o Sporting também tem semelhanças com os nazis! que não tem lógicamente mas por isso é que o teu post é de atrasados mentais :)

    ReplyDelete
  39. Nunca, jamais em tempo algum existe /existiu / existirão laços entre a simbologia Nazi e o Leão Rampante.
    O Leão Rampante nessa figura respeita à cidade de Hamelin, e só a ela. Ao contrário da Águia Nazi / Imperialista / Bélica / Expansionista / Napoleónica / Destruidora / Assassina, o Leão Rampante tem e teve sempre um carácter Libertador, Nobre, Historicamente Criatura Rainha entre Espécies, Ilustre Defensor das suas causas, das mais Nobres e Antigas, ou idas, às Contemporâneas, porque Actuais.

    Procure entre 30 milhões de imagens / artefactos / símbolos Nazis: não encontrará o Leão Rampante num que seja.
    É a nossa herança. Já a sua está bem patente na imagem deste «post». Fique lá portanto com a sua Águia Nazi e orgulhe-se dela que eu não me importo nadinha de ser atrasado mental ao mesmo tempo que preservo a minha dignidade consciente que o «escudo» a que pertenço ousou jamais exterminar culturas e povos.

    ReplyDelete
  40. Ligar a águia do Benfica ao nazismo depois do que já foi dito em vários comentários aqui é de uma tacanhez mental terrível, mas nada que não surpreenda neste blog tão digno de chacota.

    ReplyDelete
  41. E toma esta de borla: http://immigrationimpact.com/wp-content/uploads/2008/09/e-pluribus-unum.jpg embora ache que nessa mente o delírio já é tanto que de nada valerá.
    Os fundadores do Benfica inspiraram-se numa águia já existente e adotaram o mesmo estilo da águia simbolo dos EUA com a mesma linha em latim ou inventaram uma máquina do tempo e foram buscar o simbolo nazi? Aqui neste blog escolheu-se a segunda claro!

    ReplyDelete
  42. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

    ReplyDelete

Search This Blog