No que ao Sporting respeita: Inaugurado em Março de 2011, encerrado em Maio de 2014, reaberto sob o mesmo nome mas diferente endereço em Agosto de 2016, é este um pequeno e doméstico espaço onde se olha o passado, o presente e o futuro da maior potência desportiva Nacional.
O melhor do clube são as pessoas, mas não são quaisquer pessoas. Foram os nossos fundadores, atletas e treinadores. É a nossa história. O clube não és tu, não sou eu, nem «somos nós». São eles. As mensagens que publicarmos evidenciarão esse intuito, versando sobre a instituição, a sua notável história, acumulado de feitos presentes e passados, proeminentes homens que a serviram e ergueram, cumprimentando as suas memórias mas mais importante, preservando a sua autoridade, ainda que não vivam entre nós.
Ademais: Este é um blogue pessoal no qual se vêem analisados outros temas.

Foi uma semana em cheio para a onda anti-Barcelona que consome muitos espíritos, mas uma da qual se retira algo de bom: Lampard poderá à 2ª oportunidade erguer o troféu máximo do futebol Europeu de clubes; desejo muito que o faça. Lembrar também que em caso de vitória o Chelsea FC marcará presença na edição do próximo ano da LC, ainda que termine, como provavelmente terminará, fora do top-four no seu campeonato.

Imagino uma noite que os jogadores do Chelsea terão percebido como memorável. Penosa para os seus adeptos mas da qual os jogadores retiraram prazer: sabe bem defender daquela forma e é uma sensação especial a de resistência a um assalto, não obstante o sucesso da defesa estar muito mais dependente de quem assalte do que de quem resiste.
John Terry é bem expulso e o FCB deve a si próprio o destino da eliminatória: fez tudo (em quantidades que sobraram) para derrotar e (hoje) golear o adversário, mas não conseguiu sequer vencer pelos 2 golos que precisava.

É improvável que se vença sempre mas não há crise para o clube Catalão: perder como perdeu esta noite garante-lhe 5 títulos por cada 7 disputados.
Já vencer da forma que o Chelsea venceu, garante coisa absolutamente nenhuma.
A 1ª situação é obviamente mais confortável do que a 2ª.

Não conheço o FC Barcelona nem acompanho o seu dia-a-dia mas estou seguro que caso nada de anormal por lá se passe, continuarão nas próximas épocas a somar campeonatos e Ligas dos Campeões. Desejo e espero que sim porque importa preservar o que existe de bom. Ao FCB fazem falta 2 defesas centrais, e não precisam de ser tão bons quanto Piqué e Puyol, embora precisem de ser parecidos com um e com outro, respectivamente. Conviria igualmente evitar a necessidade de adaptações: Puyol nesta época alinhou como defesa-esquerdo em San Siro (à direita já era mais ou menos habitual), quando nem Guardiola ou o FCB precisam de se sujeitar a tanto. Recuperar David Villa e continuar a trabalhar como fazem, quando faz parte do normal trabalho retocar / mexer o que houver para retocar / mexer. Não estão em Stamford Bridge os feios, porcos ou maus, e desejo por isso para o caso duma final que os junte, que o Chelsea derrote os feios, porcos, maus e patéticos espíritos que aliados ao patético sentimento anti-Barcelona lhes presta homenagem: Madrid e Ronaldices.

Mal por mal que vença Lampard.

Que vença o Inglês.

Posted on

Wednesday, 25 April 2012

5 Comments
  1. Espero que sim, mas infelizmente o chelsea é um morto que anda! Além de não ter merecido passar a eliminatória, com os castigados e lesões , ganhar a final será utópico.... Ou talvez não, já que também o era contra o Barcelona, e, até o conseguiram!!! Uma coisa eu garanto, se amanhã o bayern passa, então o Sporting também passará, não é um facto cientifico, mas um um feeling tenho!

    ReplyDelete
  2. Karl,
    Subscrevo e também desejo que o Bayern dispute a final, embora 80% derive de não querer lá este Real Madrid.

    Já o Sporting enfim, temos de esperar. Muita dificuldade em San Mamés mas ainda mais dificuldade para a final, independentemente do adversário. Faltam 2 montanhas, quando já ultrapassámos esta época várias. Curiosamente desejo o Valência na final, pese embora pressinta que são muito mais equipa do que o Atlético.

    ReplyDelete
  3. Valencia que não está arredado: 1 golo em cada parte e o Atlético é eliminado. Espero que sim; não gosto muito do Atlético de Madrid.

    ReplyDelete
  4. Lembra-me que escrevi aqui há tempos que faltava-nos jogar alguns jogos importantes para chegar ao terceiro lugar no campeonato, à final da Europa com o Valência e à Super Taça Europeia com o Barcelona... já não será com o Barcelona.
    Sinto-me dividido por um lado não queria o Real na final da Champions pelas razões apontadas por MM, por outro lado nada me daria maior prazer que o Sporting esmagar o Real Madrid numa Super Taça Europeia e no final do jogo o nosso Paulinho acercar-se de «Mou», dar-lhe uma camisola nossa, a dizer Rui Jorge, e dizer-lhe: Toma, rasga mais esta

    ReplyDelete
  5. Não estava no destino, no deste ano (2012), mas ficará seguramente para a próxima. Pedro, esmagar no relvado o Real Madrid: altamente improvável, mas o Sporting esmaga o Real Madrid todos os anos. De outra formas bem mais importantes e lá está, uma relacionada com algo que mencionas: pessoas.
    Um abraço e acabo de ver algo bastante chocante, leio na SIC Notícias que Miguel Portas abandonou este mundo.
    Muito chocante e triste. Era dos bons o Miguel Portas, fazia / faz / fará falta.

    ReplyDelete

Search This Blog