No que ao Sporting respeita: Inaugurado em Março de 2011, encerrado em Maio de 2014, reaberto sob o mesmo nome mas diferente endereço em Agosto de 2016, é este um pequeno e doméstico espaço onde se olha o passado, o presente e o futuro da maior potência desportiva Nacional.
Ademais: Este é um blogue pessoal no qual se vêem analisados outros temas.

No regime plural que nos caracteriza, gostaria de oferecer os parabéns ao Benfica pela taça da liga conquistada. Títulos são títulos e enquanto forem títulos não são troféus, troféus como a Eusébio Cup que o SLB, como exemplo, contabiliza indevidamente como título. Nós - neste espaço - como não somos maiores mas somos melhores do que o SLB, damos-lhe os parabéns pelo título hoje alcançado. Sem errar por muito, posso afirmar que o SLB é, desde hoje, a par do Sporting Clube de Portugal, clube possuidor de um «tetra». É importante e passemos por isso ao assunto do «post»:

Tudo está bem quando acaba bem, dir-se-á hoje por Barcelona.

Mais uma arbitragem sem a qual estariam há muito arredados do título, dir-se-á em Madrid. Quem tem razão: Pep ou Mourinho? Catalães ou Madridistas? Não interessa. Interessa que para a semana o mundo do futebol assistirá ao 6º encontro mais importante do calendário futebolístico Europeu em 2011/12, logo depois do(s):

5º (espero) FCB - RMCF que porá frente-a-frente os dois emblemas na final da Liga dos Campeões, abrindo uma excepção para este ano mas só para este ano não me importando com uma final entre 2 emblemas do mesmo país,

4º Sporting CP - Athletic Bilbao, no Nobre Vulcão,
3º Athletic Bilbao - Sporting CP, no País Basco,
2º AA Coimbra - Sporting CP, no mítico e arejado Jamor, e claro,
1º (espero também), Sporting CP - Valencia FC, na antiga Bucharest, capital - como lembra a UEFA - latina que este ano acolherá uma final disputada por 2 clubes latinos.

FC Barcelona VS Real Madrid CF, na Catalunha, jogo que poderá relançar o título em Espanha para um trio de últimas jornadas verdadeiramente enervantes. Muito bom. Grande Leo Messi a manter vivas as esperanças dos Catalães, em jogo extraordinariamente importante e complicado no terreno do Levante.

Regressando ao universo Português, infelizmente não pude assistir porque se jogou à mesma hora do FC Barcelona, mas diz quem sabe, e viu, que foi também um bom jogo.

Tudo está bem quando acaba bem

Posted on

Sunday, 15 April 2012

15 Comments
  1. OH lagarto! E o teu clube que contabiliza como titulos 4ºs lugares em competições de atletismo e futebol de camadas jovens!? Sem dúvida um clube diferente! Que se saiba o Benfica faz a contabilização mas não comemora nem contabiliza a Eusébio Cup como título.

    ReplyDelete
  2. Quanto aos parabéns ao SLB, concordo contigo, é bom ver o Benfica ganhar num jogo sem casos e sem favorecido pela arbitragem; aproveito para deixar uma pequena nota sobre Nelson Oliveira, jogou porque as regras da Taça da Liga a isso obrigam mas mais uma vez foi substituído, Jesus não conta com ele e esperemos que Paulo Bento, também, não; Nelson é mais um daqueles jogadores fantásticos a jogar de costas para a baliza tipo Nuno Gomes mas muito pior.

    Quanto à análise que fazes sobre o campeonato espanhol mais uma vez ontem as arbitragens iam decidindo, a de Madrid, a favorecer os locais, expulsão perdoada a Pepe e expulsão do capitão do Gijón num lance banal enquanto isso nos arredores de Sevilha o Barcelona era alvo duma arbitragem habilidosa que incluiu um penalty assinalado a Piqué num remate à queima roupa onde mesmo que a bola lhe tenha batido dos braços estes estavam a proteger o tronco e a cara e não a ocupar nenhum espaço extra.
    Não esqueçamos, no entanto, que este Levante venceu o Real Madrid (uma das duas derrotas que a equipa de Franco tem) por um a zero, curiosamente, na mesma jornada 4, que o Barcelona cilindrou o Osasuna, 8 - 0.

    ReplyDelete
  3. «que incluiu um penalty assinalado a Piqué»

    «que incluiu um penalty assinalado a Busquets» assim é que é, Piqué nem jogou...

    ReplyDelete
  4. Depois de alguns comentários que vi por aí, cheguei á conclusão que a cerveja é boa para a azia...

    Abraço.

    ReplyDelete
  5. "... troféus como a Eusébio Cup, como exemplo, que o SLB indevidamente contabiliza como título."

    quem tem telhados de zinco, não deve ter cuidadado a atirar pedras...

    aponta-nos lá onde o Sport Lisboa...e BENFICA, contabiliza indevidamente (?!?!) a Eusébio Cup, ou os Torneio Guadiana?

    estes últimos, nem por o derrotado ter sido o sporting.

    não conheço, não afirmo que não exista, tal lista ou tal 'contabilidade'.

    o único rol de títulos a nível de terceiros, 4º,5º e 6ºs lugares, e até, recordo agora, um 28º lugar numa qualquer prova europeia de 'chinquilho' ou nas 'cavalhadas' de San Fermin, foi-me dado a conhecer, num prospecto emitido pela potência dos "d'za seis 1000" títulos.

    ainda assim não continha mais de 339 títulos.

    ReplyDelete
  6. Tobias Minus (como te auto chamas)

    Bem sei que é difícil admitir a verdade, mas elucida-nos, porque sois o único clube no mundo que após a conquista dum troféu, dum título, aguarda, espera pelo treinador vencedor, campeão para o brindar com esta linda canção: «Ó Jorge Jesus vai pó car*lh*, ó Jorge Jesus vai pó car*lh*»
    Ninguém me contou, vi e ouvi na televisão... esclarece-me, por favor, porquê?

    ReplyDelete
  7. Pedro, não vi o jogo do Real mas já que um penalty concretizou a remontada do Barcelona não custa adivinhar que muitos adeptos de Madrid lançaram nesse momento as mãos à cabeça. No 1º ano foi muito mau, mas acho que neste 2º não ficam atrás: (eles) acreditam realmente que o Barcelona é favorecido pelas arbitragens. Enfim, mundos de ilusão todos têm os seus. Será uma ponta final excelente mas Pedro, melhor melhor (talvez) será a final da LC. Imagina o estádio, a atmosfera, a tensão, aquilo que estará em jogo. Seria uma final extraordinária e espero que se concretize.

    Manuel Marques, "ser burguês é possuir um certo tipo de materialismo. Temos de pensar no que significa. Significa tudo o que destrói sonhos, aquilo que destrói o que é cativante. Ser burguês é isso. Significa segurança, significa um certo tipo de mediocridade de espírito. É tudo aquilo que desgosto." Não vi o jogo de ontem mas em 2008/09 a forma como um grupo e adeptos desse grupo festejaram o que não lhes pertencia, a forma como se agarraram a uma taça que não traduzia mérito, nem conquista, mas algo tomado pela força, de assalto, a cavalo de um árbitro-juíz que acabara de oferecer aos burgueses a segurança que tanto necessitavam: na forma de uma xícara, uma xícara de metal chamada taça da Liga. Já percebeu onde pretendo chegar estimado Manuel; os sonhos da competição então criada foram ensombrados à nascença, mais concretamente: ao 2ª ano de vida, vida muito curta já que cedo viu-lhe arrancanda o espírito, para quê? Aliviar o fracasso de muitos anos de acumulado fracasso. O superficial e vulgar riquismo, outro nome para Benfica, esta hedionda organização burguesa destruidora de tudo aquilo em que toca desfez os sonhos do torneio pagando por último um preço que pouco lhes custa, ou pesa:

    Retiraram, sem surpresa, valor ao que destruíram.

    Um preço que (também eles) pagam. Mas como disse estou certo que não os incomoda, a burguesia tem as xícaras mas não tem capacidade para fazer o café de qualidade. É assim a vida, talvez, não deve ser fácil ser do Benfica e podemos resumir deste modo: têm as xícaras mas estão vazias. Vou fazer café e meditar um bocadinho sobre esta noção.

    ReplyDelete
  8. Tobias, concerteza.
    Mostrar-te-ei sem grande problema.

    Pedro enfim, muito mau. O Jorge Jesus pode ter as qualidades e os defeitos que tem mas não merece esse género de tratamento.

    ReplyDelete
  9. MM,

    Claro que Jesus não merece, aliás são os lampiões que não merecem Jesus, depois de tudo o que lhes deu...
    Atenção que ser lampião é atacar o empregado (o treinador) mas defender os patrões, o presidente e os grilos falantes que o rodeiam; Carraça e Rui Costa.

    ReplyDelete
  10. Carraça e uma excelente notícia de há dias que por pouco não resultou em post: "Carraça livre de perigo", dizia um jornal. Excelentes notícias para o Sporting.

    ReplyDelete
  11. pedro oliveira


    antes de mais , não sei o que tem uma coisa a ver com outra, mas vou responder-te.

    limitei-me a ver o jogo e sem som. calculo que os 'apupos' ao treinador que pôs o Benfica a jogar o melhor futebol dos últimos 15 anos, terão sido no final do jogo.

    nem antes, depois ou no intervalo levei com o espectáculo publicitário da SIC.

    só uma cabeça pequenina e mal 'formatada' pode confundir os assobios de meia dúzia de garotelhos com o clube.

    não confundas o verde com o verdete.

    ReplyDelete
  12. Tobias,

    Não foi só durante e a seguir ao jogo, o que seria normal, pois essas pessoas pagaram bilhete e assistiram a uma péssima exibição do clube que amam (sim, por incrível que pareça há pessoas que amam o clube de José Veiga, de Binya, de Vieira, de Lucílio e de Roberto), não.
    Pessoas houve que não dormiram e esperaram a comitiva lampiã para lhes dedicarem as lindas palavras que referi, anteriormente... às três e tal da manhã.

    ReplyDelete
  13. pedro

    ok, já percebi.

    para ti a mesma resposta dada pelo Rodrigo

    ok, já percebi.

    tu gostas mesmo é de grandes jogos de futebol tipo o grupo do bartolomeu no amigável com o lagartame.

    ok, já percebi.

    tu deliras com os festejos do 4º lugar no marquês.

    ok, já percebi.

    o Glorioso, Sport Lisboa ... e BENFICA e o bando do assobio, fazem-te perder mais tempo de descanso, do que a mim.

    tu amas o BENFICA, pela negação, mas amas. se assim não fosse não pensarias tanto nele.

    ReplyDelete
  14. para quem tem tantos telhados de zinco, não deves largar tanta pedra. se não tiveres tampões suficientes podes ir parar às urgências de otorrino, tantas são as pedras que te posso devolver.
    ahh, e sem mudar de assunto

    ReplyDelete
  15. li hoje mesmo num dos pasquins que 3 dezenas de jovens (?!) de cara tapada e cabeça coberta com capuz, terão invectivado, (os menos culpados) jogadores e treinador ...

    com tal disfarce, seriam funcionários do pirómano que manda depositar dinheiro na conta bancária de um fiscal de linha, numa acção contra o Glorioso?

    ou seriam simples grupo de 'luxemburgueses' que vinham mesmo para desancar o 'rapazinho das furnas'?

    ReplyDelete

Search This Blog