No que ao Sporting respeita: Inaugurado em Março de 2011, encerrado em Maio de 2014, reaberto sob o mesmo nome mas diferente endereço em Agosto de 2016, é este um pequeno e doméstico espaço onde se olha o passado, o presente e o futuro da maior potência desportiva Nacional.
Ademais: Este é um blogue pessoal no qual se vêem analisados outros temas.

A imagem é esta,

... muito possivelmente uma das mais bonitas de todos os álbuns fotográficos do universo sportinguista. Equipa campeã Nacional em 1969/70.

Esta famosa equipa teve o privilégio (mérito) de se sagrar campeã Nacional alcançando avassaladoras 21 vitórias em 26 jogos disputados, nada que impressionasse algumas outras equipas onde jogaram os Violinos mas um registo de todo o modo admirável. 4 empates e apenas 1 derrota, encaixada frente ao adversário que o Sporting enfrentará daqui por uns meses no Jamor. Melhor ataque da prova com uma média de 2.3 golos por jogo apurada a partir de um total de 61. Muitos dos rostos na imagem transitaram de 1968/69, época na qual o Sporting visitou o mítico St. James' Park em Newcastle upon Tyne, casa dum clube pelo qual nutro sentimentos fortes: empate a 1 golo no José Alvalade a 30 de Outubro de 1968; derrota por 1-0 em Inglaterra a 20 de Novembro do mesmo ano. Chegava ao fim nos 16-avos-de-final a caminhada do Sporting na edição 1968/69 da taça das Cidades com Feira. Já o Newcastle prosseguiria triunfante rumo à final onde esmagaria (em 2 jogos) os Húngaros do Újpest FC por 6-2.

Título Europeu para os Magpies conquistado à custa (também) do Sporting.
Foi este o programa oficial de jogo:

Porém, não foi apenas à custa do Sporting que o Newcastle se sagrou campeão Europeu de futebol. Nos quartos-de-final da mesma prova os Ingleses ultrapassaram outro clube luso -- Vitória Futebol Clube, goleado no St. James' Park por 5-1 tendo os Sadinos vencido em Setúbal por 3-1. Formidável Vitória, clube que na edição da histórica competição ultrapassou a Fiorentina vencendo em Setúbal por 3-0 na 3ª ronda, quando já ultrapassara e goleara o Olympique Lyonnais na 2ª. 5-0 em Setúbal, com nova vitória em Lyon por 2-1, na 2ª mão. Foi este o programa oficial de jogo que opôs o Vitória aos Toon:

Uma imagem e duas goleadas em Setúbal

Posted on

Thursday, 1 March 2012

Leave a Reply

Search This Blog