No que ao Sporting respeita: Inaugurado em Março de 2011, encerrado em Maio de 2014, reaberto sob o mesmo nome mas diferente endereço em Agosto de 2016, é este um pequeno e doméstico espaço onde se olha o passado, o presente e o futuro da maior potência desportiva Nacional.
Ademais: Este é um blogue pessoal no qual se vêem analisados outros temas.

1995/96
Em Janeiro tinham uma vantagem de 12 pontos. Nas últimas 2 jornadas, perderam o título para o Manchester United. Aos comandos, um dos nomes mais importantes na história do clube e do futebol em Inglaterra, Kevin Keegan, manager que em 1991/92 os salvou da relegação à Division Three. No fim de 1992/93, o mesmo Keegan devolveria o clube à Division One, até então chamada, e no regresso à Premier League, em 1993/94, terminariam nesse ano em 3º lugar. Na época seguinte, 1994/95, viram o Blackburn do seu (Newcastle) Alan Shearer sagrar-se campeão e em 1995/96, a fatídica época onde 12 pontos não chegaram: Sir Alex e os seus 'bebés' provaram que jovens futebolistas são capazes de ganhar títulos e consolidaram uma hegemonia reconquistada desde 1993. 1996/97 veria o capitão Alan Shearer chegar ao clube no qual estava destinado - desde que nascera - a jogar, mas sem Keegan nunca seria a mesma coisa. Daí para cá muitos altos - Sir Bobby Robson - mas também muitos baixos - Ruud Gullit, Graeme Souness - e várias épocas que viram despesistas e absurdas políticas de contratações, culminar numa relegação em 2008/09.

Hoje o clube tenta reendireitar-se e daqui a menos de 5 minutos o histórico emblema de Kevin Keegan, Sir Bobby Robson, Alan Shearer, Keith Gillespie, Gary Speed, Robert Lee, Hugo Viana e muitos outros voltam a reencontrar o Manchester United no Saint James' Park, e mais uma vez farão parte da história que verá - ou não - um título da Premier League cair no bolso de Sir Alex e do clube de Old Trafford.

É um clube muito grande, e apesar de todos os altos e baixos inerentes aos grandes clubes, é o meu clube em Inglaterra. Um clube que por via de um nome, Sir Bobby, se encontra ligado ao Sporting Clube de Portugal.
Por mais do que uma «indomável» forma.

«We didn’t underestimate them – they were just a lot better than we thought they were»

Posted on

Wednesday, 4 January 2012

Leave a Reply

Search This Blog