No que ao Sporting respeita: Inaugurado em Março de 2011, encerrado em Maio de 2014, reaberto sob o mesmo nome mas diferente endereço em Agosto de 2016, é este um pequeno e doméstico espaço onde se olha o passado, o presente e o futuro da maior potência desportiva Nacional.
O melhor do clube são as pessoas, mas não são quaisquer pessoas. Foram os nossos fundadores, atletas e treinadores. É a nossa história. O clube não és tu, não sou eu, nem «somos nós». São eles. As mensagens que publicarmos evidenciarão esse intuito, versando sobre a instituição, a sua notável história, acumulado de feitos presentes e passados, proeminentes homens que a serviram e ergueram, cumprimentando as suas memórias mas mais importante, preservando a sua autoridade, ainda que não vivam entre nós.
Ademais: Este é um blogue pessoal no qual se vêem analisados outros temas.




De que falamos, quando falamos de nós?

Nós, Sportinguistas, no sentido que MM referiu, nós desportistas, nós homens do desporto, nós portugueses, espalhados pelo mundo.
Neste momento, recordo Rentes de Carvalho, um fantástico escritor português que vive na Holanda e António Damásio, um neurocientista que vive nos Estados Unidos da América, nem Carvalho, nem Damásio, apesar de viverem no estrangeiro e serem quem são, esquecem de onde vieram e de onde partiram para um reconhecimento internacional, mundial.
Vejamos agora, qual a proveniência de outros «estrangeiros» que representam Portugal:
- Miguel Veloso, proveniente do Sporting Clube de Portugal, vive em Génova, Itália
- Cristiano Ronaldo, proveniente do Sporting Clube de Portugal, vive em Madrid, Espanha
- Hélder Postiga, proveniente do Sporting Clube de Portugal, vive em Saragoça, Espanha
- Nani, proveniente do Sporting Clube de Portugal, vive em Manchester, Reino Unido (Inglaterra)

SportingÁsmico

Posted on

Tuesday, 15 November 2011

7 Comments
  1. Numa vitória colectiva, de uma equipa que representa um país, um post sobre egos. Não concordo.

    E "orgásmico" não existe. É orgástico que se diz e escreve.

    ReplyDelete
  2. Ricardo,

    O único ego que vejo por aqui é o teu.
    Julgo que uma leitura atenta daquilo que escrevi te faria perceber que há uma forte dose de ironia no despretencioso texto.
    Leio-te e oiço na Antena 1: "dos catorze jogadores utilizados, sete são provenientes da formação do Sporting".
    Compreendo que o «derby» galego te cause alguma urticária, dum lado o «Deportivo» de Diogo Salomão, do outro o inesquecível 7elta de Vigo, compreendo que estejas pouco disponível para piadolas blogosféricas, mas, bolas, Ricardo, o momento é de festa ou não?
    Nota Final: Já enviei um "e-mail" ao «Depor Sport» de ontem para corrigir a "portada" (como eles dizem) do jornal de ontem. Disse-lhes (e desculpa ter-te citado): "ustedes corrijam por favor vuestra portada da hier, non de diz: orgásmico, se diz, por supuesto, orgástico, gracias".
    Fico à espera c'os gajos corrijam, Ricardo (se perceberem o meu "portunhol") depois digo-te algo...
    Um abraço.

    ReplyDelete
  3. Pedro, não custa nada admitirmos os nossos erros. "Orgásmico" não existe. Tu não sabias que não existia. Estás no teu direito. Pensaste que "orgasmo" logicamente daria "orgásmico". Não dá. Asssim como "espasmo" não dá "espásmico", mas espástico. Grave não é não saberes, Pedro (ninguém sabe tudo); grave é fingires sentido de humor para não admitires a falha.

    E, já agora, muda o título. Está errado. Ainda aparece aí a Edite Estrela e cancela-te o blogue...

    MM, desconheço Álamo e Pedro Oliveira. Deste último, pelas intervenções últimas, não gosto. Mas pode ser uma impressão errada. De ti, gosto, contigo gostava de ir ver um jogo.

    Eu vou lá estar. E vocês?

    ReplyDelete
  4. Ricardo, está muito engraçado o texto do "O sangue verde caqui-cacique", conseguiu transportar-me aos anos 70, em que lia os textos do José Vilhena.
    No entanto, o José Vilhena escrevia para combater o fascismo.

    Tu combates o quê, exactamente? O Sporting? As mãos na sombra que manipulam as marionetas, sem qualquer preocupação pelas repercussões para estas últimas? A falta de respeito por um símbolo, cometida por ambos os lados da barricada, e até, deixando de lado paternalismos, pelo próprio símbolo?

    Alguém sai ileso desta triste estória?

    ReplyDelete
  5. Laranjeira,

    Obrigado pela palavra querida. Transportar os leitores dos meus textos para algum universo chega-me bastante, aquece-me o coração.

    De Vilhena, conheço-lhe as travessuras desenhadas. Nada dos seus textos literários.

    Combato a estupidez, Laranjeira. Algumas vezes a minha própria; outras, as dos outros. Nesse caso específico, parodiei o que é uma realidade específica dentro do Sporting: o grupo dos betinhos burros e preconceituosos. É um grupo que existe, está bem definido e é prejudicial à sociedade. Por vias dos meus caminhos pessoais, contactei com ele várias vezes. Conheço esta gente, Laranjeira, as suas preces, os seus discursos, a sua falta de inteligência e cultura, a sua - no fundo - ignorância tremenda.

    É contra isso que combato. Gente que, lendo a frase de Eusébio, correu para os blogues a chamar nomes insultuosos ao pantera negra. Gente sem escrúpulos, hipócrita, demencial, deficiente, estúpida.

    Claro que há quem sai ileso desta triste história: todos os outros sportinguistas. Reflectindo sobre uma facção, exibindo a sua podridão patológica, liberto todos os outros. É simples. Longe de mim generalizações, Laranjeira, há muito tempo que compreendi que ser de um clube não forma ninguém.

    ReplyDelete
  6. MM, ridículo. Nada mais há a dizer: ridículo. Quase um mês sem campeonato é matá-lo. E abdicar de todos os que - como tu - nessa época do ano vêm ao país e querem ver o seu clube.

    Mas não tenhas esperanças. Os que se preparam para mandar no futebol não vêm com outras, melhores, ideias. Mais do mesmo.

    ReplyDelete
  7. Ricardo, resposta digna e com pinta, cada vez mais me convenço que se todos os adeptos fossem um bocadinho mais racionais o futebol era uma festa: os presidentes é que não achavam piada nenhuma...

    ReplyDelete

Search This Blog