Wednesday, 28 September 2011

Sporting Clube de Portugal e Cosme Damião, secreta e reprimida admiração

O título da mensagem traz-nos um tema. Serão tratados dois. Peço-vos atenção já que todos os elementos contidos no «post» relacionam-se com o Sporting Clube de Portugal e são factos históricos. Numa mensagem anterior afirmei, versando sobre adeptos do Benfica (generalidade, não todos) que a afirmação do seu clube é sustentada numa permanente comparação com outros emblemas, um dos quais, Sporting Clube de Portugal, instituição, por muitos motivos, superior ao Benfica. Esta superioridade é originadora de um complexo e servirá este «post» para demonstrar o carácter histórico do complexo. Um que não teve início no seu nascimento. É-lhe anterior.

Pré, nascimento e pós. Até aos dias de hoje.

Comecemos pelo princípio.
Diz-nos o conhecimento mais ou menos comum que em 1908 dois clubes de Lisboa uniram-se para dar origem ao Sport Lisboa e Benfica. Dois clubes, um nascido a 1904, outro em 1906, uniram-se e em 1908 apareceu o Sport Lisboa e Benfica, Sport Lisboa e Benfica que remetendo-se ao mais antigo afirma nascimento em 1904. É o que o SLB nos diz e na frente do que o SLB afirma é óbvia a tentação de imediatamente desconfiar. No seu sítio oficial verificarão que as linhas que rezam sobre as suas origens são muito, demasiado, curtas.

Diz o seguinte e só o seguinte:

Fundação: No dia 28 de Fevereiro de 1904, na Farmácia Franco, situada na Rua de Belém, foi fundado o Grupo Sport Lisboa (primeira designação), por iniciativa de jovens do bairro de Belém e de ex-alunos da Real Casa Pia de Lisboa. A reunião foi relativamente rápida e, após a formalidade, o grupo foi treinar-se. Encontraram-se 24 entusiastas: Cosme Damião e mais 23. Naquela reunião, foi nomeada a comissão que havia de dirigir o novel clube: Presidente: José Rosa Rodrigues; Secretário: Daniel Brito; Tesoureiro: Manuel Gourlade.

Pergunto se será informação suficiente para que um adepto do Benfica se inteire das suas origens. Não deveria a fundação estar devidamente desenvolvida e disponível aos seus adeptos? Deveria mas não está.

Zona I do complexo, omissões sobre as origens

Referências breves ao Grupo Sport Lisboa e nenhuma ao Sport Lisboa e Benfica. É como se não existisse. Sobre o clube de Belém, GSL, não perderei tempo e vou assentar como facto que nasceu a 28 de Fevereiro de 1904.
(Grupo Sport Lisboa, 1904)

E vamos à outra metade, aquela que o SLB oculta por ser a mais importante: Grupo Sport Benfica. Quem mora em Benfica? Sport Lisboa e Benfica. Citarei o Pedro Oliveira e peço-vos que mantenham presente a matriz: 2 clubes diferentes que em 1908 se uniram para dar origem ao SLB, um de Belém, outro de Benfica, o de Belém nascido a 1904 e o de Benfica nascido a 1906.
É este segundo que nos interessa e por enquanto o Sport Lisboa e Benfica não existe. Citando o Pedro: "O clube foi fundado em 26 de Junho de 1906 e nasceu com o nome: Grupo Sport Benfica." Acrescento imagem:
Grupo Sport Benfica, 1906,
da roda de bicicleta por se tratar de uma agremiação de ciclistas

(Prossegue Pedro Oliveira) Estava sedeado na cave da Vila Faria Leal na Avenida Gomes Pereira (em Benfica), e mudaria de nome cerca de ano e meio depois, como constataremos de seguida. Vejamos o que nos dizem os documentos: «O Grupo Sport Benfica montou a sua primeira sede na cave da Vila Faria Leal, na Avenida Gomes Pereira, mercê da gentileza daquela família, mas a morte violenta de D. Carlos [o assassinato, digo eu] acabaria por pô-lo em bem mais nobres aposentos (...) dera-se, em 1 de Fevereiro de 1908, o regicídio, e o Partido Regenador Liberal (...) sumiu-se. Sucedia, porém, que alguns sócios do Centro Regenerador Liberal da Cruz da Pedra, que tinha a sua sede na Travessa do Visconde Sanches de Baena, eram já sócios do Grupo Sport Benfica. Fácil foi então numa simulada acta testamentária considerar por herdeiro o Grupo Sport Benfica, que logo se viu pomposamente instalado, com sala de bilhar e decente mobiliário (...) Envaidecidos com a nova sede, até resolveram mudar o nome de Grupo Sport Benfica para Sport Clube de Benfica», in «Equipamentos com história», SLBenfica, p. 54, fascículos d' A Bola, sd, texto de António Simões.

E entramos, gentíssimas e gentis, na Zona II do complexo, colagem ao Sporting Clube de Portugal

Numa altura em que o SLB ainda não existe, o Grupo Sport Benfica alterou a sua denominação para Sport Clube de Benfica, após herdar a sede do Partido Regenerador Liberal. Quais são os lugares comuns dos quais os benfiquistas frequentemente se socorrem? Clube do povo, que se ergueu sustentado numa paixão popular. Está visto que sim e à vista está que são hoje o que eram no princípio do século: um clube onde impera a mentira e o complexo, um clube que se 'acha no direito de' por obra e graça do espírito santo, e um clube que acusa os outros daquilo que os próprios são. Poderão alguns observar uma mera coincidência no nome que Cosme Damião achou para o até então Grupo Sport Benfica: Sport Clube de Benfica. Asseguro-vos que não é.
A alteração surgiu, em razão evidente, para que os membros daquele clube se sentissem próximos da maior instituição desportiva Portuguesa, aquela que praticava mais desportos, tinha mais equipas, a instituição de maior representatividade, a instituição que levou a Portugal o râguebi, que deu ao país as primeiras piscinas e a instituição que reunia mais atletas, a mais popular, popularidade advinda do serviço à causa - o país, associação primária que o fundador José Alvalade prometeu à nascença. E claro, a instituição que reunia as melhores instalações, erguidas pelo jovem fundador José Alvalade e financiadas pelo seu avô Alfredo Augusto das Neves Holtreman, primeiro e único visconde de Alvalade. Instalações próprias, não herdadas ou usurpadas de alguma pessoa particular ou entidade por via de simuladas actas testamentárias.

Cito o Pedro Oliveira e relembro que em Fevereiro de 1908 o SLB ainda não existe: Constatamos que à data da suposta fusão o Clube tinha um nome que procurava imitar a grandeza onomástica do grande clube de Portugal, cujo campo de jogos se situava no Campo Grande. Parece-me evidente a semelhança de nomes entre Sporting Clube de Portugal e Sport Clube de Benfica. Parece, porque é.

Chegamos a Setembro de 1908 e o Sport Lisboa e Benfica vem finalmente ao mundo. Continuarei a citar:

Chamei-lhe suposta fusão porque aquilo a que assistimos foi o «acabar» de dois clubes; o Grupo Sport Lisboa (1904) e o Sport Clube de Benfica (1906), com o nascimento dum novo clube: o Sport Lisboa e Benfica (1908). À data da constituição do novo clube, em 13 de Setembro de 1908, o ex Grupo Sport Benfica então chamado Sporting Clube de Benfica (1906) tinha 129 sócios pagantes (entre eles Cosme Damião), e o Grupo Sport Lisboa (1904) um número que desconhecemos. O que sabemos é que após a constituição do novo clube ou a absorção do Grupo Sport Lisboa pelo Sport Clube de Benfica (se preferirem) o novo clube ficou com 207 sócios. A numeração manteve-se a do Sport Clube de Benfica, Cosme Damião, por exemplo, ficou com o número de sócio que já possuía, e aos sócios do Grupo Sport Lisboa que não eram sócios do Sport Clube de Benfica foram atribuídos novos números até ao 207. Poderíamos com muito boa vontade, considerar que no dia 13 de Setembro de 1908 houve um «engolimento» e consequente desaparecimento do Grupo Sport Lisboa e o aparecimento ou até uma continuidade do Sport Clube de Benfica com outro nome, absorvendo os sócios dum clube que se extinguiu, o Grupo Sport Lisboa. O que nunca poderemos dizer é o contrário. Porquê?
Porque os factos, os documentos, provam-nos o contrário, bolas.
(Sport Lisboa e Benfica, 1908)

Provam de facto, bolas. Pergunto então por que razão o SLB, nascido a 13 de Setembro de 1908, proclama para si a data de fundação do Grupo Sport Lisboa? A resposta é simples: poder reclamar uma antiguidade que não possui, ocultar os acontecimentos que rodearam o assalto à sede do Partido Regenerador Liberal, e manter os seus adeptos na ignorância em relação ao secreto fascínio que Cosme Damião sentia pelo Sporting Clube de Portugal. São estas as razões para que o Grupo Sport Benfica ou Sport Clube de Benfica se vejam arredados da memória colectiva do SLB, única explicação para que tolerem a ausência de verdade sobre as suas fundação e origem.

Fundação em 1908 que deveria orgulhá-los. Por ser a sua.

O Sport Clube de Benfica tinha a sede, tinha o campo, tinha o dinheiro e tinha mais sócios. O presidente do novo Sport Lisboa e Benfica, João José Pires, era presidente do Sport Clube de Benfica, o presidente da Assembleia Geral, Mascarenhas de Melo (cargo que ocuparia até 1931, depois como presidente honorário até morrer em 1950) era, também do Sport Clube de Benfica. Ainda assim, os ilustres adeptos destes "assaltadores" de sedes (como vimos atrás), querem-nos fazer acreditar que não. Querem, mas não deixaremos.

Começámos por afirmar pré, nascimento e pós.

Tratarei do pós e regresso por isso a quem inicialmente nos pediu esclarecimentos: o caro Armando e o sportinguismo de Cosme Damião; exagerou, claramente, traço da sua personalidade. Sofrendo muito com o Benfica, Armando entra por vezes em mundos de fantasia nos quais se perde e dos quais tem dificuldade em sair. Nunca afirmei, como é óbvio, o sportinguismo de Cosme Damião. Limitei-me de forma desportiva, com fair-play, a perguntar a alguns adeptos do Benfica o que sentiam pelo facto do seu fundador ter jogado pelo Sporting Clube de Portugal envergando a mítica Stromp.

A resposta foi a esperada: por entre insultos e ofensas alguém afirmou não jogou pelo Sporting, mas pelo CIF. Já o Armando exclamou mentira, nunca aconteceu! Outros pediram provas, prova lá isso mentiroso, Cosme não nos faria tamanha desfeita! Pois não, jamais a faria.

Isso nunca aconteceu! O fundador Damião nunca jogou com a camisola do Sporting!!

Calma, porque (fala-vos uma vez mais o Pedro) ... vestir a mítica camisola do Sporting não é uma vergonha, é, obviamente, uma honra. Terá sido isso que pensou quando a envergou no dia 27 de Agosto de 1910, em Huelva, naquele que foi o primeiro jogo de futebol duma equipa portuguesa no estrangeiro (...)

Zona III e última do complexo,
onze Leões à conquista de Espanha

27 de Agosto de 1910 e o Sporting Clube de Portugal desloca-se a Espanha a fim de defrontar o Recreativo de Huelva. Não fora todavia, Sporting, o clube primeiramente convidado. Tal como um benfiquista afirmou, esse clube foi o CIF. Porém, o CIF rejeitou o convite e rejeitando-o, sugeriu ao clube Espanhol que convidasse o Sporting Clube de Portugal. Assim foi e o Sporting pela voz do seu capitão João Bentes aceitou o honroso convite vindo de Espanha. Sob uma condição: levar reforços que o ajudassem a suprir algumas lacunas. De Espanha não houve objecção e desse modo lá partiram 11 leões à conquista do país vizinho. Quais? O Sporting Clube de Portugal, lendários Francisco e António Stromp, capitão João Bentes, António Rosa Rodrigues, Augusto de Freitas e António Couto, reforçados por 1 jogador do Sport União Belenense - Francisco Bellas - e 4 do Benfica - Cosme Damião e mais 3. Repito, 11 dignos leões em representação do Sporting, um Clube de Portugal.

Um dos Leões, nosso, naquele dia, fundador do SLB em 1908.
Equipa do Sporting que em 27-08-1910 defrontou o Recreativo de Huelva

Primeiro à direita de quem olha para a foto, fila do meio, Cosme Damião equipado com a mítica camisola Stromp (a camisola na altura não se chamava Stromp, evidentemente). É tudo e obrigado pela vossa atenção.

54 comments:

  1. MM:

    Lapidar.

    O Cosme foi 'leão'. Um dos 11 leões pioneiros no estrangeiro!

    :)

    Marcou algum golo? Isso então é que seria DIVINAL...

    Abraço.

    PS - as falcatruas das origens do nosso rival já as conhecia. Estão já muito batidas. Até eles as conhecem (embora não as admitindo...).

    ReplyDelete
  2. Selecção de lisboa equipava com camisola verde e branca e tinha no emblema a sigla SCP encimando um escudo de fundo verde e leão rampante prateado? hummmm, ñ me parece...

    ReplyDelete
  3. «Olhando para o 11 escolhido para defrontar a equipa de Huelva, com jogadores do Benfica, do Sport União Belenense e do Sporting, não estaremos em presença de uma Selecção de Lisboa?»

    Bem sei que o português não é uma língua fácil de compreender mas tentarei explicar devagarinho.
    1. O Sport União Belenense é (era) de Belém, ex-concelho de Belém.
    2. O Sport Lisboa e Benfica (como vimos) teve a sua génese em dois locais distintos; Belém e Benfica.
    3. Concelho de Belém, perguntar-se-ão (perguntar-me-ão). Sim. Belém já foi concelho, administrativamente, independente de Lisboa [Alexandre Herculano, por exemplo, foi presidente da Câmara de Belém].
    Em Carnide, ainda, hoje, existe uma antiga fonte que diz: concelho de Belém.
    4. O actual estádio do Sport Lisboa e Benfica situa-se na freguesia de Carnide
    5. Em boa verdade, nem os jogadores do União Belenense nem os do Sport Lisboa e Benfica eram do concelho de Lisboa (havia um grande bairrismo na altura) muito menos os jogadores do Sporting.
    O Sporting sempre foi e é de Portugal.
    Selecção de Lisboa?
    Deixe-me rir... foi o Sporting Clube de Portugal a pagar todas as despesas.
    Para terminar; acha que seis jogadores do Sporting e cinco de outros clubes são uma selecção e onze jogadores estrangeiros que representam, actualmente, o Sport Lisboa e Benfica, são o quê?
    Uma selecção latino-americana com uma pincelada de afro-flamenguismo?

    ReplyDelete
  4. Cosme Damião não era um penetra, como erradamente diz aqui este amigo anónimo. Era um leão que envergou a mítica Stromp, merecendo por isso todo o nosso respeito. Foi ambicioso quando decidiu fundar um clube à imagem do já grandioso SCP, não deixando nunca de ser um leão.

    quanto ao artigo, fica difícil adjectivar o mesmo. Os argumentos são apoiados em documentação, impecavelmente explicados e sadiamente colocados à consideração dos nossos leitores.

    Em Espanha o Atlético de Madrid também sente uma comichão tremenda por ter sido fundado por adeptos do Athletic (de Bilbao). Já tentaram, os imperialitas, reescrever a história. Mas a memória colectiva é bem mais poderosa do que se imagina. E ter documentos, como estes que o excelente escriba MM apresenta, e que sempre estiveram "aí" para quem quisesse saber a verdade, ajudam a que a verdade se sobreponha às mentiras de uns quantos, muitos, adeptos com complexo de inferioridade.

    Qual o mal de o Atlético de Madrid ter sido fundado por adeptos do Athletic que estavam na capital?

    Qual o mal de o Sport Lisboa e Benfica ter sido fundado por um adepto do Sporting Clube de Portugal, que tanto admirava o clube que imaginou um igual para "si"?

    ReplyDelete
  5. Ó anónimo, clubes do regime tanto o foram Sporting como Benfica, dependendo de quem tinha melhores equipas na altura.
    Mas não tenha dúvidas que o seu Benfica foi por muito mais tempo e na fase propagandistica da antiga ditadura.
    Fado, Fátima e Futebol = Amália, Fátima e Benfica

    ReplyDelete
  6. Cosme Damião não era sócio do Clube de Benfica (o de 1906). Foi membro fundador e atleta do Sport Lisboa (o de 1904). A acta da fundação do Sport Lisboa foi redigida pelo seu punho e a sua cara está em todas as fotos da época. Como é possível fazer tanta confusão com FACTOS históricos?

    Este texto parte de premissas ERRADAS (a ligação de Cosme Damião ao Sport Clube de Benfica), não podendo por isso chegar a conclusões verdadeiras.

    Os meus cumprimentos.
    Luís Vintém

    ReplyDelete
  7. Caro Luis Vintém,

    Se ler com atenção o «post» verificará que aquilo que está escrito é:
    "o ex Grupo Sport Benfica então chamado Sporting Clube de Benfica (1906) tinha 129 sócios pagantes (entre eles Cosme Damião), e o Grupo Sport Lisboa (1904) um número que desconhecemos.
    O que sabemos é que após a constituição do novo clube ou a absorção do Grupo Sport Lisboa pelo Sport Clube de Benfica (se preferirem) o novo clube ficou com 207 sócios.
    A numeração manteve-se a do Sport Clube de Benfica, Cosme Damião, por exemplo, ficou com o número de sócio que já possuía, e aos sócios do Grupo Sport Lisboa que não eram sócios do Sport Clube de Benfica foram atribuídos novos números até ao 207"
    Logo, Cosme Damião era em 1908 sócio de ambos os clubes é isso que está lá escrito.

    Os meus cumprimentos em nome pessoal e do «blog», foi uma honra tê-lo como visitante e espero que tenha ficado esclarecido.

    Pedro Oliveira

    ReplyDelete
  8. Portanto, como o Sporting não confiava apenas nos seus jogadores para vencer o jogo, convidou mais 4 ou 5 para se lhe juntarem num desafio particular no estrangeiro.
    Isso faz de todos eles jogadores do Sporting? Alguma vez estiveram inscritos e jogaram partidas oficiais pelo Sporting? Não acha que está a ser falacioso nestas afirmações?
    Quanto ao suposto complexo que os benfiquistas terão quanto ao Sporting, há algo muito estranho: é que nos jogos do SLB só se ouve gritar pelo Benfica.
    Já nos jogos do Sporting (bem como do FCP), boa parte do tempo é dedicada a cantos anti-Benfica, apesar do mesmo não estar presente...
    Quam é que acha que tem o tal complexo em relação ao adversário??

    ReplyDelete
  9. socos nos olhos e nos ouvidos para se ver e ouvir mais e melhor, lampiões serão sempre tendênciosos, e pior arrogantes. Quem é realmente Grande não precisa de estar constantemente com auto-vanglorozismos e presunção, sempre na trapaça e no contentamento de ganhos ilicitos, pelas trafulhices lá conseguiram algum Palma Rés .., mas ainda assim sempre na tentativa de colocação em bicos de pés, como diz na cantiga, Lampiões tristes e sós ..

    ReplyDelete
  10. O Sporting tem um passado em que muito se orgulha, desde a fundação até ontem, digo ontem porque hoje escrevesse para lermos amanhã. É disto que se trata este post, com bases e verdades, com lendas e embusteiros. Muito nos orgulhamos de escrever que somos Clube de Portugal e outros serem os Lisboa e Benfica, como de Portugal e Europa. O Sporting foi fundado por Stromp, Francisco Stromp, em quem se identificam os Sportinguistas, ele era só e apenas Sportinguista do início até à morte. Deste embuste, só poderia sair o típico benfiquista, dizer que foi fundado em 1904 para tentar redesenhar a história, FALHADOS! A história é única! Por isso são Sport e nós somos SPORTING, são diminutivos. Fernando Costa - SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

    ReplyDelete
  11. Pois é, para além de burros também são mentirosos, enfim, o tipico de um clube que já este ano, entre varias, afirmou que a liga e a UEFA deram o OK as pinturas do seu túnel e afinal...

    Vamos lá ver se percebi um dos fundadores do Benfica afinal era do Sporting???? Então porque não foi para lá, nessa altura era habito irem roubar jogadores ao Benfica. Não me digam que foram buscar tantos jogadores e não queriam um dos melhores jogadores do SLB!
    Agora essa do jogo em Espanha é mesmo de gente mentirosa e sem escrupulos... basta uma simples busca na net e vê-se que nenhuma equipe do SCP jogou em Huelva nessa data. Quem jogou foi uma selecção de Lisboa com o equipamento do SCP, visto que foi o capitão do SCP que organizou esse jogo e não havia dinheiro para comprar um equipamento especial. Nessa altura era bastante comum jogos com jogadores de varias equipas...Mais, basta uma visita ao wikisporting para ler que "A 27 de Agosto de 1910 realiza-se aquele que poderá ser considerado o primeiro jogo internacional de uma selecção portuguesa, quando um misto de jogadores das equipas de Lisboa, se deslocou a Espanha para jogar com o Huelva."
    , ou seja, vocês desmentem-se sem precisarem de ajuda (chama-se desinformação, muito tipica do Vosso clube).

    Agora se querem se preocupar com algum assunto, preocupem-se com a Vossa data (FALSA) de fundação... não sabem? então toca a pesquisar...

    ReplyDelete
  12. Com o comentário anterior do TTV, fico sem perceber o que se passou mesmo, uma vez que é possível ser uma selecção de Lisboa em que se use o equipamento do Sporting CP, pois quem organizou essa eventual (pois não sei se era assim) selecção de Lisboa foi o capitão do Sporting.. Nesse caso poderia Damião não ter nada a ver com o Sporting, não desconfiando das origens do benfica, em relação à pseudo fusão do GSL e SCB. Mas sinceramente fico com duvidas em relação a essa tal selecção de lisboa ou sporting clube de portugal, como é óbvio nunca hei de tirar essa duvida pois os adeptos do benfica dizem uma coisa, os do sporting dizem outra.

    Saudações Leoninas!

    ReplyDelete
  13. Quero que me tirem uma duvida em relação ao dito 1º Derby entre Sporting e ''Benfica'' de 1907. O SLB foi fundado em 1908, como foi esse derby acontecer? Segundo as fontes onde li, Foi um Sporting x Grupo Sport Lisboa, porque contabilizam como um Sporitng x Benfica? Neste sitio (conhecido por muitos portugueses) designado de Zerozero, encontei a ficha desse jogo: http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1656007 e aí está o Benfica de hoje...

    ReplyDelete
  14. Segundo também essas fontes (Wikipédia), parece que Cosme Damião fez um Auto-Golo numa altura em que o jogo estava com o resultado em 1-1.. Será que fez mesmo um Auto-Golo, ou que tal como contra o Huelvas jogou pelo sporting??

    ReplyDelete
  15. Anónimo,

    Não havia SLB. É o problema de mentir-se: provoca confusão. Faça-se a vontade e falamos simplesmente em "Benfica" já que o SLB toma para si - mal - os jogos do Sport Clube de Benfica, Grupo Sport Benfica e Grupo Sport Lisboa, por esta ordem (decrescente). Rouba também a data de fundação ao Grupo Sport Lisboa - clube de Belém fundado entre outros por 2 Sportinguistas: António Rosa Rodrigues e Cândido Rosa Rodrigues (irmãos).

    Olhe-se para o documento exibido nesse «post» e tente-se descortinar Cosme Damião: não existe. Não teve nada a ver com aquele clube.

    Por que motivo "este" clube de Benfica - Grupo Sporting Benfica que deu origem ao SLB - rouba a data de fundação do clube de Belém? É um clube complexado que quer ser mais antigo do que é. Estúpido porque 1908 é quase tão antigo quanto 1904 - complexos e pouco mais (o argumento de que Cosme Damião quer ocultar o seu Sportinguismo não tem grande susbtância; mera crença pessoal, originada pela "coincidência" entre os nomes Sporting Clube de Portugal e Sport Clube de Benfica).

    O Cosme Damião era uma personagem estranha: andava com o SCP no pensamento onde quer que ia e até um dos nomes do seu clube era igual ao de Alvalade. Naquele dia, 1910, materializou o sonho e vestiu a famosa Stromp em Huelva.

    ReplyDelete
  16. Caro MM, mas que confusão que vai nessa cabeça...
    Sport Clube de Benfica, Grupo Sport Benfica e Grupo Sport Lisboa??? Mas que coisa...a fusão foi entre o Sport Lisboa e o Grupo Sport Benfica e você consegue errar em todos os nomes e ainda inventar um clube...é o que dá mentir, origina confusões, não é?
    Em relação ao jogo de Huelva é melhor reler o que está escrito na Vossa Wikisporting e ver que não têm nenhuma razão no que diz!

    ReplyDelete
  17. Não percebo uma coisa... como é que um clube fundado em 1904 (Grupo Sport Lisboa) foi fundado por sportinguistas (clube fundado em 1906?), é a tal confusão que vocês muito gostam. Em relação ao complexo, só conheço o Vosso em relação a tudo o que diz respeito ao Benfica...

    A verdade é que o Grande Cosme Damião se fosse sportinguista teria desertado do “Glorioso”, com outros oito jogadores, em Maio de 1907. Decerto que José de Alvalade e os dirigentes do SCP teriam todo o interesse em ter um médio-centro que era dos melhores do seu tempo, ou não?

    PS. - Já sabe a verdadeira data de fundação do seu clube? e a do FCP?

    ReplyDelete
  18. TTV, vou responder-lhe pela última vez porque prefiro não gastar tempo com quem não se esforça por compreender. Tem aqui as respostas todas e no lugar de ler com atenção prefere mandar perguntas para o ar, o que até está muito bem, não fossem parvas.

    Vá ao sítio do seu clube (quando nem precisa porque colei a passagem) e veja que não o chamam de Sport Lisboa mas Grupo Sport Lisboa. Ou melhor, chamam-no de Grupop Sport Lisboa, não sei se entretanto foi corrigido mas admirar-me-ia se sim.

    Como lhe disse e pela última vez:

    Sport Clube de Benfica,
    Grupo Sport Benfica,
    E Grupo Sport Lisboa

    O Sport Lisboa e Benfica nascido em 1908 toma para si todos os jogos destas instituições bem como a data de fundação da última (ou primeira, e daí ter-lhe dito no comentário que a ordem é decrescente).

    Não conhece o Sport Clube de Benfica, azar. Eu também não conhecia até o Pedro falar nele. Mas leia com atenção e não diga que os outros mentem: é o caro que não sabe ou prefere não saber ler.

    Quanto ao jogo em Huelva tome para si a informação da Wiki. Quer que lhe faça o quê?, diga que sim só porque vem na Wiki mesmo não sendo verdade?

    Está neste mesmo «post», em comentário:

    1. O Sport União Belenense é (era) de Belém, ex-concelho de Belém.
    2. O Sport Lisboa e Benfica (como vimos) teve a sua génese em dois locais distintos; Belém e Benfica.
    3. Concelho de Belém, perguntar-se-ão (perguntar-me-ão). Sim. Belém já foi concelho, administrativamente, independente de Lisboa [Alexandre Herculano, por exemplo, foi presidente da Câmara de Belém].
    Em Carnide, ainda, hoje, existe uma antiga fonte que diz: concelho de Belém.
    4. O actual estádio do Sport Lisboa e Benfica situa-se na freguesia de Carnide
    5. Em boa verdade, nem os jogadores do União Belenense nem os do Sport Lisboa e Benfica eram do concelho de Lisboa (havia um grande bairrismo na altura) muito menos os jogadores do Sporting.

    Precisa de um desenho ou dá-lhe jeito falar numa "selecção de Lisboa" porque não lhe agrada que o fundador do seu clube tivesse vestido a Stromp para representar o Sporting Clube de Portugal em Huelva? Ou só porque leu na Wikipédia?, ou noutro sítio qualquer?

    Sobre o Sportinguismo de 2 dos fundadores do Grupo Sport Lisboa, ele é demonstrado pela militância activa e apaixonada tanto de António como Cândido Rosa Rodrigues dentro do Sporting Clube de Portugal. Se o caro TTV subjectivamente vê-os como desertores, eu não, porque não se trataram de "meros" futebolistas.

    O 1906 não tem qualquer relevância para a questão, pois a materialização dos espíritos Sportinguistas de José Alvalade e outros aconteceu em 1902.

    Se quiser, TTV:

    O Sporting Clube de Portugal nasceu em 1906. O Sporting, em Portugal, nasceu em 1902.

    ReplyDelete
  19. MM, vou-lhe responder e não digo que seja a ultima vez porque a minha resposta é para repor a verdade e não para satisfazer o meu ego, mentindo para pensar que tenho razão e para que os outros difundam as "minhas verdades".

    No sitio do meu clube está escrito por exemplo "foi um dos fundadores do Sport Lisboa, em 28 de Fevereiro de 1904, que acabaria por evoluir para Sport Lisboa e Benfica", em lado nenhum consta esse Grupo Sport Lisboa, qualquer pessoa pode ir lá e verificar o que eu disse (mais uma mentira da sua autoria).

    Como pode ver no seu post só lá estão dois emblemas, sabe porquê? porque nunca existiram esses 3 clubes que fala e muito menos com esses nomes ( volto a dizer-lhe está a mentir pois o que escreve é baseado no apetece-me e não em dados e factos historicos), aproveita para sugerir que veja as siglas que figuram nesses emblemas...
    Aconselho-o a si, e a quem se quiser documentar, uma visita ao blog "Em defesa do Benfica" lá encontra, de uma forma rápida, tudo o precisa. No caso de não acreditar nisso, pode ir consultar os arquivos da FPF ou da AFL, ou acha que eles também mentem, só para não lhe dar razão?

    Quanto ao jogo de Huelva nem vale a pena acrescentar mais nada, se não quer perceber é porque se calhar não quer chegar lá...

    Quanto ao sportinguismo de dois fundadores do SL volto a dizer-lhe ele quando fundaram o SL, o SCP nem existia, por isso não confunda as coisas...

    Quanto aos desertores, eles sairam do Benfica apenas porque lhes deram mais dinheiro e mais condições, logo a isso chama-se o que "peseteros"?

    Para finalizar só lhe quero dar os parabens pelo seu final, ou seja, o SCP tem que ser á força mais velho que o SLB nem que para isso afirme "materialização dos espíritos Sportinguistas de José Alvalade e outros aconteceu em 1902"! vê como eu tinha razão, afinal isto tudo deve-se apenas ao velho complexo de inferioridade que a grande maioria dos sportinguistas têm!

    ReplyDelete
  20. este post é tão estupido como a pessoa que o escreveu!!

    ReplyDelete
  21. Um clube que anto se gaba de ser de "PORTUGAL", representante de Portugal....tem nome ...estrangeiro (!) O Sporting C. P. teve vários azares:
    1- Quando apareceu já haviam equipas com a cor de Azul e Vermelho
    2- Podia rer escolhido o amarelo, que era mais giro, e escolheu o verde.
    3- Foneticamente, o nome Sporting, ao dizê-lo, é uma palavra "tolhida"
    4- Em termos visuais a palavra Sporting é tal que não transmite qualquer reação etusiástica.
    Descupem lá o vvosso problema apareceu logo que nasceram.
    Tiveram azar que o Vermelho já tinha sido escolhido :-))))

    ReplyDelete
  22. Coitados, sinceramente ate tenho pena de voces...
    Sentem-se grandes porque o nosso fundador vestiu a vossa camisola? entao o que dizer de Simão, Martins etc etc?
    Ja que nao vencem nada dentro de campo tentam "vencer" alguma coisa fora das 4 linhas, mas ficavos mal, muito mal, eu por exemplo nunca me daria ao trabalho de ir procurar as vossas origens nem nada desse genero, simplesmente porque nao me interessa para nada, prefiro ver o meu benfica a ganhar do que andar a procura destas coisas, mas como voces tem tempo de sobra (o sporting ja nao joga futebol ha uns anos, limita-se a meter 11 pessoas num campo sem saber o que têm que fazer) passam assim o vosso tempo...
    Desejo-vos felicidades e antecipo desde ja um final de campeonato renhido para o sporting, a luta pela manutenção vai estar ao rubro ;) se descerem nao se sintam mal, sempre podem vir jogar a Luz com a equipa B do GLORIOSO

    ReplyDelete
  23. Magnífico artigo! Parabéns por todo o trabalho de pesquisa! Sobre o conteúdo não vale a pena comentar porque é de forma atroz tão claro que não suscita qualquer dúvida ou acrescento de informação!
    Mais uma vez os meus parabéns!
    SL

    ReplyDelete
  24. Dois comentários: O primeiro é que para quem é um pouco mais velho e tem boa memória, lembra-se perfeitamente do Benfica ter festejar outra data de fundação (a verdadeira, de 1908), assim como o Porto que, através de uma aldrabice deste tipo, "conseguiu" recuar a sua data de fundação quase 20 anos. O segundo comentário é que era bastante habitual nesse tempo a constituição de equipas mistas para jogos internacionais. Aliás, muito mais tarde, já na década de 1950, o Sporting foi jogar ao Brasil e levou na equipa uma das "torres" de Belém. Creio que foi o Capela, campeão pelo Belenenses em 1945.

    ReplyDelete
  25. Grande! Uma pura maravilha! Sao mais pequenos do que eu pensava... A nossa época nao esta boa mas ao menos somos capazes de assumir e ver a realidade! SCP esta mal? Melhor para os Lampioes! Nos nao vamos gritar por todo lado que somos a melhor equipa do mundo so porque empatamos contra a equipa C do Barça! Desde de 2000, gagnamos mais titlos do que esses pequenos! E nao contamos com taças da liga para empliar as contas... e depois ainda dizem para ir ver em sites, mais mentirosos do que o nosso primeiro ministro, é "verdadeira historia" que é claremente transformada para ver é realidade em vermelho e branco! Mas nao faz mal, eu sou Sportingista e estou muito orgulhoso do nosso passado e, se deus quiser, o seu futuro! Saudaçoes Leoninas! Que nao gustar, que se mude por eu nao!

    ReplyDelete
  26. Circula por aí a ideia que Cosme Damião tinha inveja ou admiração pelo Sporting CP. Mentira. Até mais do que isso… por que é um embuste de intrujões.

    Cosme Damião nunca fez parte, nem jogou no, nem pelo Sporting CP (ainda que uma fotografia de há 101 anos, em 27 de Agosto de 1910 – que reproduzimos – pareça indicar o contrário).

    É preciso situar os acontecimentos na época, bem como perceber que os jogadores, as equipas, os clubes e o futebol de há cem anos tinha uma organização muito diferente da actualidade.

    VAMOS AOS FACTOS:
    Primeiro (internacionalização do futebol português). O primeiro clube a deslocar uma equipa de futebol ao estrangeiro foi o CIF (vulgarmente conhecido por Internacional) quando em 5 de Janeiro de 1907, um sábado, pelas 14.30 horas, no Hipódromo da Castelhana, em Madrid, venceu, por 2-0, o Madrid Football Club, depois Real Madrid CF. Mas, temendo o poderio dos espanhóis o Internacional jogou reforçado com seis futebolistas de outros clubes: três portuenses (Oporto Cricket Club) e três lisbonenses (dois do Carcavellos Cricket and Football Club e um do Lisbon Cricket Club). Em onze jogadores, seis eram ingleses e cinco portugueses. O resultado causou sensação em Espanha, sendo recordado durante algum tempo em Portugal… e Espanha!

    Segundo (uma selecção lisbonense em Espanha). No Verão de 1910, surge de Huelva um convite para o Internacional fazer deslocar, pela segunda vez, a sua equipa de futebol a Espanha. O capitão Eduardo Luiz Pinto Basto (que jogara a guarda-redes no jogo de 1907), reconhecendo que a sua equipa não estava em condições (com qualidade) para jogar no estrangeiro, indicou o Sporting Clube de Portugal (vulgar Sporting) para ir no lugar do Internacional. O Sporting declinou, também, o convite. Optou-se, por isso, pela organização de um grupo misto, cabendo a tarefa da sua organização a João Bentes, capitão da primeira categoria do Sporting. Foram escolhidos seis jogadores do Sporting CP, quatro do SL Benfica e um do Sport União Belenense. Sem capacidade para mandar fazer equipamentos para um jogo episódico, optou-se por levar o equipamento do Sporting CP, o clube mais representado e o equipamento do capitão (João Bentes) do misto de futebolistas lisbonenses. O jogo disputou-se, em 27 de Agosto de 1910, na cidade de Huelva, frente ao clube local Clube Recreativo de Huelva, actualmente o emblema de futebol espanhol mais antigo, fundado em 23 de Dezembro de 1889. O misto lisbonense venceu, por 4-0, com golos de Luiz Vieira (1-0, aos 4’, de cabeça), António Rosa Rodrigues (2-0, aos 21’, após jogada colectiva), Francisco Stromp (3-0, aos 43’, após jogada individual e 4-0, aos 72’, após carga ao guarda-redes, quando ainda não havia pequena área).

    O misto português (equipado com os equipamentos do SCP) jogou com:
    Augusto de Freitas (SCP);
    Henrique Costa (SLB) e Francisco Belas (SUB);
    António Costa (SLB), António Couto (SCP) e Cosme Damião (SLB);
    António Stromp (SCP), António Rosa Rodrigues (SCP), Francisco Stromp (SCP), Luiz Vieira (SLB) e João Bentes (SCP).

    Terceiro (a organização da equipa mista). Não é difícil perceber a necessidade de João Bentes em conseguir o concurso de quatro jogadores do Benfica, pois o “Glorioso” sagrara-se Campeão Regional em 1909/10, competição na qual o SCP foi apenas…. 5.º classificado. Basta comparar Benfica e Sporting CP nas classificações, resultados com adversários e jogos entre eles para perceber.

    ReplyDelete
  27. Informem-se antes de escrever asneiras.

    Apesar de terem a camisola STROMP vestida, a foto é de um jogo da selecção de Lisboa num jogo que fez contra o Huelva. Essa equipa tem, aliás, jogadores dos 3 clubes de Lisboa de então: Benfica, Sporting e ainda o União de Belém, se não estou em erro.

    ReplyDelete
  28. " osgas-lol said..." Brilhante comentário. E achavam estes gajos que Cosme Damião tinha jogado no Sporting.... Que piada. Falar sem saber...

    ReplyDelete
  29. CF, grato pela 'achega': desconhecia que o SLB festejava em tempos o seu aniversário na data correcta. Tornaram-se mentirosos com o tempo.
    Valha-lhes tanto (pouco).
    Equipa «mista» sim, o termo será esse, mas em representação de um só emblema: o Sporting Clube de Portugal.

    André Dias, 'E o Sporting é Nosso Grande Amor', grato pelas palavras.

    Osga, lamentavelmente, para si, mas só para si, não para mim nem para o Sporting (imagino), nem para Cosme Damião (imagino ainda), jogou: o fundador do seu clube viajou, equipou e representou em Huelva o grande Sporting Clube de Portugal, tratando-se, como afirma o «post», de uma honra.

    O que refere sobre o CIF é verdadeiro, e está no «post».A parte seguinte, o Sporting declinou, também, o convite. Optou-se, por isso, pela organização de um grupo misto, cabendo a tarefa da sua organização a João Bentes, capitão da primeira categoria do Sporting, é um disparate.

    Cumprimentos.

    ReplyDelete
  30. O Benfica nunca festejou o seu aniversário em 1908, isso é completamente falso!

    ReplyDelete
  31. epa é melhor lerem isto com atenção!

    http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2011/10/ser-ou-nao-ser-eis-questao.html

    ReplyDelete
  32. Este artigo está bem escrito, lançando críticas feitas através de factos reais e na maior parte das vezes bem argumentadas, mas como em todas as histórias, cada um gosta de contar a parte que lhes mais interessa ( posso até citar a famosa expressão: "Quem conta um conto acrescenta sempre um ponto"). Venho então dar a minha opinião sobre as partes do artigo que não concordei.
    1º- O Sport Lisboa e Benfica não foi fundado à imagem do Sporting como aqui dizem, as circunstâncias da sua fundação foram outras, daí que vou começar a contar resumidamente a história desde o princípio:
    Em 1903, Cosme Damião foi um dos fundadores da Associação do Bem, que no ano a seguir (28 de Fev. de 1904) iria juntar-se ao Belém Football Club, sendo formado o Sport Lisboa. O Sport Lisboa ficou rapidamente conhecido como um bom clube, sendo mesmo considerado "o melhor clube de jogadores portugueses"-(CF Rebelo da Silva, e Mário Oliveira, 50 anos de futebol Benfica-Sporting, [Lisboa], Imprensa da Cidade, [1957], pp. 11). Em 1906 é então criado o Sporting Clube de Portugal, clube que teria as melhores condições para que fosse praticado desporto em Lisboa ( se calhar mesmo as melhores no país inteiro). O SCP, apesar das óptimas condições, não possuía uma equipa de futebol que fosse invejável, daí que decidiram reforçar-se buscando 8 jogadores ao Sport Lisboa. Essa foi então uma fase complicada para o Sport Lisboa, que não só tinha perdido esses 8 jogadores como também não possuía campo para jogar. O Sport Lisboa estava mesmo em vias de extinção, mas houve gente que quis segurar o clube, entre elas o Cosme Damião. Foi nessa altura (em 1908) que surgiu a ideia de fundir o Sport Lisboa com o Grupo Sport Befica- o Grupo Sport Benfica tinha um campo, só que não tinha grande equipa de futebol, sendo esta fusão lógica para o crescimento de ambas as partes. É então criado, a 13 de Setembro de 1908, o Sport Lisboa e Benfica (há que se destacar o papel fundamental desta fusão por parte de Júlio Cosme Damião, que era sócio de ambos os clubes SL e GSB), clube que é um prolongamento de outros clubes mais antigos, que segue a ideologia dos mesmos, não a ideologia de tentar aproximar-se de um clube como o SCP (o que não faz sentido, pois o Sport Lisboa foi criado 2 anos antes do SCP).

    ReplyDelete
  33. (continuação)..
    2º- Quanto à presença de Cosme Damião na equipa do Sporting (já li muitos artigos, uns que dizem que era a selecção de Lisboa, outros que dizem que era mesmo o Sporting, por isso, como não tenho certezas neste ponto, vou considerar que ele jogou mesmo pelo SCP) é uma coisa que considero de banal. Quando falamos em casos históricos, temos não só de ser pragmáticos, mas também temos de ter em consideração as mentalidades da época. Ainda à pouco disse que o SCP foi buscar ao Sport Lisboa 8 jogadores para reforçar a equipa- à primeira vista, com os olhos da sociedade do século XXI (a nossa), o que se sucedeu foi uma traição por parte desses antigos jogadores do SL, mas a verdade é que na altura a coisa nunca foi vista dessa forma, a rivalidade existente entre os clubes era diferente. Da mesma forma que não era visto como traição uma coisa que na actualidade o seria considerado ( vejamos só o exemplo do caso de João Moutinho, que chega a ser chamado de "Judas"), a ida ao estrangeiro para representar Portugal através de um outro clube também não o era. E ainda mais, como essa foi a 1ª vez que uma equipa portuguesa ia jogar fora do país, deveria ser uma honra ainda maior. Agora o que aqui se sucede é que foi dito que Cosme Damião tinha uma paixão secreta pelo SCP. Essa paixão não foi nada bem fundamentada neste artigo, a representação por outros clubes no estrangeiro acabou por ser algo que era considerado normal desde essa altura. O que estava em questão na época, para os jogadores que se integravam num clube que não o seu para jogar no estrangeiro, era honrar o futebol nacional, honrar todos os clubes portugueses, e não só uma associação individual, que nesse caso em particular era o SCP (isto tendo em consideração que não era mesmo a Selecção de Lisboa)

    Tenho dito, e finalmente gostava de concluir dizendo que o Sport Lisboa e Benfica não é o tal clube da "mentira" como se referem, pois todas as informações que constatei foram dadas através de dados de um livro sobre Cosme Damião, à venda na Benfica Megastore. Deste modo fica dito que ninguém está a tentar esconder a verdade acerca da fundação do clube SLB, como aqui constam.
    Um abraço a todos, e desejos de um excelente jogo no Domingo, que a melhor equipa ganhe. saudações benfiquistas.

    ReplyDelete
  34. José Gouveia, parabéns pela (informada) leitura que faz e obrigado pelo que nos trouxe: desconhecia mais de metade dos elementos por si mencionados. É muito bom ler alguém versar sobre a fundação do seu clube nos modos que (José Gouveia) exemplifica. O "problema" é só um: o Sport Lisboa e Benfica foi fundado em Setembro de 1908 e resultou da absorção que o clube de Benfica (Sport Clube de Benfica, anteriormente conhecido por Grupo Sport Benfica) fez do clube de Belém (Grupo Sport Lisboa).

    Podemos discutir se foi uma absorção ou fusão, mas caso exista abertura para aceitar a primeira: é líquido que foi o clube de Benfica (nascido em 06) quem absorveu o clube de Belém (nascido em 04). Só isto.
    Mais importante: independentemente da natureza do acto, a instituição Sport Lisboa e Benfica foi factualmente fundada em Setembro de 1908. José Gouveia, responda-me com sinceridade: acha que os membros-fundadores do clube de ciclistas de Benfica ficaria satisfeito por hoje comemorar-se o Fevereiro de 1904 como data de fundação do SL e BENFICA (é em Benfica que estão), quando essa data remete ao clube de Belém e nada de nada tem a ver com a instituição de Benfica? Nesta óptica o G. S. Benfica evaporou-se, quando foi a mais importante das metades pelos motivos que refere: era o G. S. Lisboa quem corria riscos de extinção. Daí, nos órgãos sociais do novo SLB ter-se dado primazia aos sócios do clube de ciclistas. E não aos do clube de Belém.
    O SLB vai buscar a data de nascimento do clube de Belém por ser mais antiga, só por isso. Dessa forma desrespeita a sua própria fundação e maltrata o espírito do seu fundador.

    Por último José Gouveia, e sem duvidar da sua palavra: existe algum documento que demonstre a filiação de Júlio Cosme Damião no clube de Belém?

    Sobre a participação no encontro de Huelva, subscrevo tudo o que refere. As coisas não funcionavam segundo os actuais padrões de "rivalidade" (e generalizado simplismo), nem o futebol era naquela altura um desporto sequer popular. José Alvalade, Cosme Damião, os núcleos duros dos clubes eram gente muito acima de média, a maioria politizada, instruída, e o propósito das suas acções foi institucionalizar a prática do futebol. Não tem qualquer mal o fundador do Grupo Sport Benfica e do SLB ter jogado ao serviço do Sporting Clube de Portugal em Huelva. É bonito. Foi uma honra. Foi "normal".

    O que estava em questão na época, para os jogadores que se integravam num clube que não o seu para jogar no estrangeiro, era honrar o futebol nacional, honrar todos os clubes portugueses, e não só uma associação individual, que nesse caso em particular era o SCP.

    Mais uma vez, obrigado pela luz que nos trouxe.

    O Sport Lisboa e Benfica não foi fundado à imagem do Sporting. É o mais certo (provável).
    Um abraço e que depois do jogo de Domingo o Benfica prossiga a sua campanha rumo ao título.

    ReplyDelete
  35. Manuel Humberto, obrigado por replicar, vou tentar ser breve ao máximo na resposta às suas questões:

    A primeira, acerca da data da fundação do clube Sport Lisboa e Benfica, se é justo considerar que foi no dia 28 de Fevereiro de 1904?- Penso que justo realmente não é, porque a data da fundação foi em 1908 ( a do verdadeiro e mais coeso SLB). No entanto, acho que deverá ser uma data que seja de destaque importante para todos os benfiquistas, sem dúvida, mas não a da fundação do clube que hoje conhecemos. Neste caso, infelizmente concordo consigo, os benfiquistas festejam-na por ser a mais antiga- é pura rivalidade com o sporting, querer ser o clube mais antigo. Este será sempre um tema a ser debatido entre os adeptos dos dois clubes, porém, desta vez, dou-vos razão.

    Quanto à segunda questão, se existe algum documento que demonstre a filiação de Cosme Damião no clube Sport Lisboa, sinceramente nunca vi nenhum (e desconfio muito que exista), mas existem fotografias que demonstram que ele foi pelo menos jogador do clube de Belém. É verdade que disse, e não desminto, que Cosme Damião esteve por de trás da fusão da Associação do Bem com o Belém Football Club, formando assim o Sport Lisboa. A Associação do Bem foi fundada por ex-casapianos, entre eles Cosme Damião, sendo este o elo de ligação que encontro entre Cosme e a fundação do Sport Lisboa (que é, pode-se dizer, um prolongamento dessa Associação do Bem). No que toca ao documento que assinala o início do clube Sport Lisboa, já vi fotografias do mesmo e não contém lá o nome de Cosme Damião- o que dizem acerca disso é que o documento foi escrito pela mão de Cosme Damião, mas que por humildade ou esquecimento, o mesmo não assinou o seu nome- verdade ou não?- não sei como é claro, não há forma de o provar.

    Agradeço o conteúdo da sua resposta, já que na maioria das vezes é impossível criticar certos assuntos clubísticos sem que outros recorram a insultos.

    Abraço

    ReplyDelete
  36. José Gouveia, também já tinha lido que fora o autor / redactor da acta. Está exibida neste «post». Observando-a, constatamos que Cosme Damião não faz parte do grupo de fundadores do clube de Belém. A sua assinatura não faz parte do documento. Por esse motivo perguntei. No entanto a sua ligação ao clube está para lá de qualquer dúvida, tive um dia oportunidade de ler passagens de um livro dedicado à sua pessoa com transcrições da sua própria voz (Cosme Damião), no qual relata alguns episódios vividos pelo grupo de futebolistas (Belém, já que o outro clube era de ciclistas).

    Terá sido um individuo extraordinário, "rico", completo, vasto, tal como José Alvalade e tantos outros ligados a outras instituições desportivas.
    Um abraço.

    ReplyDelete
  37. Curiosamente no site Oficial do Sporting Clube de Portugal diz assim:

    "Ainda em 1910, registo para o primeiro contacto internacional, através de um convite do Recreativo de Huelva ao CIF, que deixara excelente imagem aquando da digressão a Espanha, três anos antes. Desta feita, porém, o CIF, reconhecendo o seu momento menos bom, sugeriu o Sporting Clube de Portugal, o qual só aceitou mediante a possibilidade da formação de um misto de equipas lisboetas, cuja constituição ficou a cargo do capitão leonino João Bentes. A 27 de Agosto de 1910, o seleccionado português triunfou 4-0 em Huelva, com golos de Francisco Stromp (2) e António Rosa Rodrigues (2)."

    Resumindo e concluindo. O Sporting não aceitou jogar com a sua equipa de futebol. Foi feita uma contra proposta ao Recreativo, em que se iria jogar a Huelva mediante uma equipa composta por vários jogadores de equipas de Lisboa !!! Curiosamente foram chamados 4 jogadores do Glorioso, pois tinha-se sagrado Campeão Regional, na época anterior em 1909/10,

    Em quem hei-de acreditar no site oficial do Sporting Clube de Portugal que fala expressamente em formação mista de equipas lisboetas ou no seu blog ? Foi uma boa tentativa, contudo o senhor mais que todos deve estar atento aos pormenores.

    Agora é justo dizer que essa equipa de vários jogadores de várias equipas de Lisboa envergaram a camisola do Sporting Clube de Portugal e nessa altura não se vivia a mentalidade doentia de hoje em dia. Havia pelo contrário um enorme fair-play e respeito.

    Em relação ao fascínio que Cosme Damião sentia pelo Sporting Clube de Portugal, só tenho a dizer que ele tinha tanto fascínio pelo Sporting que quando 8 jogadores abandonaram o seu clube, ele não foi atrás do seu tão admirado Sporting Clube de Portugal. Além de que se fosse esse o caso em 1914, não diria a frase que disse sobre o Sporting!! Tenho a certeza que o senhor sabe ao que me refiro.

    Repito havia respeito fair-play, consideração, apreço. Agora vir trocar isso por fascínio e secreta reprimida admiração é de mau gosto, não concorda ?

    ps: Se não encontrar no site oficial eu envio o link ;)

    ReplyDelete
  38. Isto sim é uma vergonha para o futebol português,as aldrabices que estão por detrás do deste clube.Acredito que metade dos benfiquistas não conhecem a verdadeira "origem" do seu clube e posto isto negarão sempre,pois é mais fácil esconder do que aceitar o obvio...

    ReplyDelete
  39. Now I know the truth about Benfica! Last year and this year they had apparently won against Chelsea even before playing against them. The arrogance and ignorance commenced before they were founded including the lies. Just as well Chelsea did not play their best football in the final as it would have been more than 2-1! Life is a long lesson in humility.

    ReplyDelete
  40. Quero desde já dizer que sou sportinguista , mas não acho que Cosme Damião admirasse o Sporting . Pelo contrário , odiava-o .

    Passo a explicar : No dia 28 de Fevereiro de 1904 dá-se a fusão de dois clubes de belém na farmácia franco como nós sabemos . Mas será que vocês nunca se questionaram do facto do porquê homens criados e formados numa instituição chamada Real Casa Pia de Lisboa , estarem numa farmácia naquele dia ? O porquê da farmácia Franco ?! A farmácia pertencia ao Conde do Restelo . Homem supostamente da monarquia , e que era muito rico . Portanto , nunca digam que os meninos não tiveram a protecção de um homem rico . Eu disse suposto monárquico , porque veio-se a revelar que o Conde do Restelo foi um traidor da monarquia. Juntou-se ao partido republicano e era patrocinador da maçonaria . Mais tarde , em 1906, Cosme Damião funda um outro clube chamado Grupo Sport Benfica . Ele e outros sócios desse clube , fazem-se sócios do partido do 1º ministro do Rei D. Carlos - João Franco . Em 1908 o Rei D. Carlos é assassinado e os dois carbonários são imediatamente abatidos . Ainda hoje há a dúvida se o acto foi isolado , ou planeado . Eu digo com toda a certeza : foi minuciosamente planeado ao pormenor , para que dois anos depois se instaurasse a república , sem que os homens que planearam a morte do Rei de Portugal e do principe herdeiro viessem a ser descobertos e mortos pela merda que fizeram . Era lógico que tal acontecesse , certo ?
    E como é que isso aconteceu ? Pois eu digo : o Grupo Sport Benfica consegue através de um acto planeado a sede do 1º ministro de João Franco . Como os carbonários e os maçons estavam todos lá dentro e como sócios de um dos clubes da carbonária e da maçonaria , ninguém desconfiaria deles . Pois o clube tinha herdado a sede do 1º ministro que o Rei assassinado tinha escolhido para governar . Entretanto o Grupo Sport Benfica muda de nome para Sport Club de Benfica . Tem razão o autor do trabalho quando diz que era para se aproximar do Sporting e disfarçar a situação mais uma vez . Disfarçar , porque o Sporting foi fundado por homens com simpatia monárquica . Era um clube com algum dinheiro , mas também não abundava assim tanto como se pensa . Os jogadores do Sport Lisboa só foram para o Sporting porque entretanto ficaram sem campo para jogar . Para eles o desporto era o menos importante . O importante era o planear da instauração da republica , nem que tivesse que passar pela morte do Rei D. Carlos e do filho herdeiro do trono . Tudo o que era gente com simpatia monárquica era para abater . O Visconde de Alvalade teve que fugir para Londres para não o matarem também já depois da instauração da republica . Mais tarde os dois clubes juntam-se e formam o Sport Lisboa e Benfica , e o Conde do Restelo passa a ser o presidente do concelho fiscal do Benfica . O tal clube do povo teve um conde maçon como homem forte da área financeira do Benfica . Isto são afirmações graves , mas tudo o que disse é verdade . Mas basta pesquisarem , e juntar as peças do puzzle , e vão ver onde vão parar . Mas para confirmar a ideologia maçónica e assassina do Benfica , vamos analisar o simbolo do Benfica : inspiraram-se na àguia do império romano ( uma república ) e na àguia que está no brasão dos EUA . EUA que foram fundados por maçons . A própria maçonaria esteve em muitas revoluções no mundo contra monarcas . A sigla " e pluribus unum " está no brasão dos EUA também . É um simbolo maçónico e é um dos graus maçónicos . " E pluribus unum " tem 13 letras , 13 que está associado ao satanismo , e o satanismo associado à maçonaria . O próprio vermelho está associado a revoluções, sangue derramado etc . E se não me engano , são as cores características da maçonaria e da carbonária. O Benfica foi criado por homens sem caracter formados numa instituição chamada Real Casa Pia de Lisboa para proteger os desfavorecidos .

    ReplyDelete
  41. em 1907 . Era um clube virado para o povo e para as causas socias . Parte das receitas dos espectáculos desportivos iam para causas socias . E nós é que somos os ricos e os hipócritas ?

    O Benfica sempre foi uma merda , e este povo anda a ser enganado há mais de 100 anos com a ilusão do benfica . Não é do acaso que as camadas mais ignorantes , são do benfica . Nem sonham com aquilo que é esse clube . Pensam que em Lisboa davam muita importância a esse clubezeco ? O regicídio e a consequente implantação da república foi planeada na farmácia franco e acabou com a sede do João Franco nas suas posses . Pesquisem tudo muito bem , e vão ver onde vão parar . Quanto ao Cosme Damião ter jogado pelo Sporting , é algo que devia estar mais bem explicado . Pois se há coisa que ele devia odiar era o Sporting . Provavelmente era uma selecção de Lisboa .

    Deixo mesmo o desafio ao autor do blog pesquisar muito bem sobre isto , e revelar tudo muito bem . O povo merece a verdade sobre a origem e índole desse clubezeco . Os próprios benfiquistas andam a ser enganados .

    Percebem agora porque o Benfica nasceu em 1904 ? Foi apenas um continuar da aldrabice , e não convem referir muito o Grupo Sport Benfica e o que aconteceu em 1908 .

    ReplyDelete
  42. Em 1910 ficaram como quiseram e fundaram a associação de futebol de Lisboa . Eram uns batoteiros e havia clubes que se recusavam a jogar contra o Benfica . Entre eles o Sporting . Não foi do acaso que ganharam os primeiros campeonatos de lisboa . Havia clubes que nem queria conviver com essa gente .


    O Sporting é que era o clube dos ricos , mas venham ver os estatutos do Sporting em 1907 . Vejam os 3º e 4º estatuto do Sporting . Era um clube virado para causas socias , e parte das receitas ia para causas socias e desfavorecidos .

    ReplyDelete
  43. Foi assim que nasceu o Benfica . O Benfica sempre foi o clube do regime , desde a 1º republica até hoje . O poder das ondas da rádio lá na província do clube do regime e das suas vitórias sujas , que nem os outros clubes os respeitavam ; nasceu assim . Foi assim que se formou o dito glorioso e se tornou famoso .

    ReplyDelete
  44. epa deixem-se de invenções!!
    vejam este momento no trio dataque onde Júlio Machado Vaz e o Rui Oliveira e Costa, explicam tudo!!!
    TRIO DATAQUE

    ReplyDelete
  45. E JÁ AGORA VEJAM TAMBÉM ESTE ARTIGO

    ReplyDelete
  46. Isso é tudo meias verdades . Eu próprio já desmascarei isso . O Benfica foi sim , o clube oficial do regime . E até já escrevi um artigo para o site relvado.pt . Vamos ver se eles o publicam . O Julio Machado Vaz é benfiquista , e o Rui Oliveira e Costa não passa de um bêbado . No entanto não é isso que está em causa . O que está em causa foi a forma como foi fundado o Benfica . Todo o homem devia saber que as origens desse clube , mancham a alma a qualquer clube de cães

    ReplyDelete
  47. anonymous 28 july 2013 23:38, o teu problema é que não estás interessado na verdade! O teu único objectivo é, claramente, denegrir gratuitamente a imagem de um colossal clube! Isso é feio e até criminoso. Quero ver-te rebater o link, "ESTE ARTIGO", mas com provas!! Não, bla bla bla!!

    E não falas sobre o que diz o Alfredo Barroso?

    Alfredo Barroso, ao Record Maio/2000
    «Nos tempos da outra senhora, o Sport Lisboa e Benfica chegou a ser considerado como uma referência democrática, um oásis onde coexistiam vozes de todas as origens políticas e em que algumas figuras notórias da oposição ao Estado Novo chegaram a ser membros dos órgãos sociais do clube.

    Digo isto com tanto mais admiração e à vontade, quanto é certo que sempre fui adepto do Sporting Clube de Portugal, o qual, pelo contrário, era conhecido pelas suas notórias ligações ao Estado Novo e foi quase sempre dirigido por figuras mais ou menos proeminentes da extrema-direita do regime salazarista. Para grande desespero de alguns adeptos como eu que, por carolice ou amor à camisola, nunca viraram a casaca, apesar dos dichotes e bicadas (mais que justas) de muitos adeptos do Benfica»

    ReplyDelete
  48. Isso é para levar a sério LOOOOOOL Eu sei lá quem é esse Alfredo Barroso . Mas achas que o Benfica não tinha gente do regime ? Eu nem estou para alimentar essa conversa . Já disse que essas provas estão escritas num artigo que enviei para um site . Se ele for publicado , mostro aqui . Caso contrário eu próprio crio um site para meter essa informação . Com provas e tudo mais .E depois ai quero ver as desculpas que vão arranjar . Isto levou meses de pesquisa para chagar a uma conclusão e escrever um artigo . Prometo que irei postar isso aqui .



    Mas vamos falar do tema do artigo : a fundação do Benfica . Não te faz confusão o Benfica ter sido fundado por carbonários ao serviço dos maçons , que à ordem dos maçons mataram o Rei de Portugal ?

    ReplyDelete
  49. Não esqueçam que o 5lb baseia a sua data de fundação numa acta onde Farmácia aparece com F e não Ph e elaborada supostamente por Cosme Damião quando este nem sequer assina a dita acta ...

    ReplyDelete
  50. primeiro tenho de dar os parabens ao tempo dispensado ao meu clube por parte de um adepto rival, depois so posso dizer que é ridiculo o que este senhor diz pois ele devia saber que em lisboa quem dominava era o CIF e o Carcavelos nao era o sporting nem o benfica por isso nao sei onde ele foi buscar tantas bacuradas juntas a rivalidade com sporting etc nao existia a rivalidade do benfica era com o carcavelos que dominava o futebol em lisboa e portugal praticamente . em relaçao ao benfica nao ser um "Clube do povo" acho ridiculo pois os seus fundadores sao ex casa pia , mais povo impossivel.

    ReplyDelete
  51. Acaso todos não sabem que o s.l.b. nasceu na zona da porcalhota nos arredores de Lisboa na epoca

    ReplyDelete
  52. O SLB foi fundado na "mentira", a célebre acta da reunião na farmácia Franco é altamente suspeita (para não dizer desde já, apócrifa), pois só se conheceu a existência dela em 1954, estranhamente a acta não se encontra assinada, contém palavras escritas de forma diferente ao que se usava em 1904 (Ex.: Farmácia escrevia-se em 1904 pharmácia). O Historiador Ricardo Serrado andou a "chafurdar" na história do futebol e verifica isso (e não só), confirmem no site das “papoilas saltitantes” em :

    http://planetaslbenfica.blogspot.pt/2013/06/historiador-ricardo-serrado-lanca.html?showComment=1374699079571#c7083351174036628749

    ReplyDelete
  53. Dado que os Benfiquistas são todos mentirosos e só os Sportinguistas é que dizem a verdade, agradeço que informem o vosso clube para deixar de mentir no Vosso site e para colocar como primeiro Benfica-Sporting, o jogo disputado no dia 25 de Outubro de 1908, com vitoria do Benfica (também gostava de saber a sua opinião de qual deverá ser o primeiro jogo entre os dois)...
    Gostava também que informassem alguns energúmenos que andam por aí que Belém nunca foi conhecida como zona da porcalhota, isso era a Amadora...
    Por ultimo, gostava que informasse o anti lampião, que neste blog também já foi publicado um documento que dá conta do 1º treino do Sport Lisboa no dia 28/04/1904, ou seja, no dia de fundação do Sport Lisboa. Pelo que não existe nenhuma dúvida de que esse dia foi o dia de fundação do Sport Lisboa..

    Obrigado pela atenção e cumprimentos

    ReplyDelete
  54. Quando no museu cosme está o suposto documento original em que Farmácia aparece escrito com F e não Ph, não é preciso acrescentar mais nada quanto à veracidade da data de fundação.

    ReplyDelete